Automatização de armazéns

Mostramos como a automatização do armazém pode melhorar a produtividade logística. Ganhe rapidez, segurança e produtividade no armazém graças aos distintos sistemas automáticos.

  • ‘Pick-to-tote’: rapidez preparando pedidos diretamente em contentores

    ‘Pick-to-tote’: rapidez preparando pedidos diretamente em contentores

    Publicado por Mecalux

    O pick-to-tote é uma forma de preparar pedidos em que a mercadoria é classificada em contentores de plástico. Cada um deles contém os artigos que compõem um mesmo pedido, o que facilita a sua posterior transferência para a área de consolidação e expedição.

  • O buffer de armazém, um pulmão para produção e expedições

    O buffer de armazém, um pulmão para produção e expedições

    Publicado por Mecalux

    O buffer é um espaço destinado ao armazenamento temporário de mercadoria, tais como as matérias-primas para a fabricação de produtos. Trata-se de um pulmão onde são depositados os materiais necessários para um determinado processo (produção, expedição, processamento de pedidos ou kitting).

  • Assim se automatiza um e-commerce

    Assim se automatiza um e-commerce

    Publicado por Mecalux

    As empresas de comércio eletrónico implementam soluções automáticas para garantir eficiência e produtividade nos seus processos. Neste artigo analisamos como os e-commerce se estão a adaptar aos desafios como a última milha, assim como oferecemos as principais soluções automáticas para esse setor.

  • "Smart factories": esta é a fábrica inteligente do futuro

    Publicado por Mecalux

    As fábricas de produção procuram tornar-se "smart factories" com a ajuda da automação e digitalização. Quais são as características e vantagens das fábricas inteligentes? Como se relacionam com os armazéns 4.0? Leia e descubra no nosso artigo.

  • Robôs móveis, aplicações e usos no armazém

    Robôs móveis, aplicações e usos no armazém

    Publicado por Mecalux

    Os robôs móveis autônomos ou AMR ("Autonomous Mobile Robots") são capazes de mover-se pelo armazém sem a necessidade de alguém para os direcionar. No nosso artigo compilámos tudo o que precisa de saber sobre AMRs na logística, as suas aplicações e usos e o que o seu futuro reserva no armazém.

  • Indústria 4.0: a quarta revolução industrial

    Indústria 4.0: a quarta revolução industrial

    Publicado por Mecalux

    A indústria 4.0 afeta a organização logística e traz novos desafios e novas tendências e tecnologias ao setor logístico, conheça o seu impacto. No nosso artigo, descrevemos as tecnologias que desempenham um papel fundamental nesta quarta revolução industrial.

  • A transformação digital na logística

    A transformação digital na logística

    Publicado por Mecalux

    Analisamos em que consiste a transformação digital na logística e quais as mudanças que estão a causar na organização da "supply chain". Conheça as tecnologias que estão facilitando a digitalização da logística, bem como exemplos de empresas que já as implementaram nos seus armazéns.

  • O crescimento da automatização de processos industriais

    O crescimento da automatização de processos industriais

    Publicado por Mecalux

    A automatização de processos industriais consiste na transferência de funções manuais de um operador para um sistema eletrônico programável. Quais são as tendências em logística de armazenagem? Descubra em nosso artigo.

  • Os armazéns frigoríficos: projeto e automatização

    Os armazéns frigoríficos: projeto e automatização

    Publicado por Mecalux

    As soluções de armazenagem automática para operar a baixas temperaturas têm como objetivo agilizar a armazenagem, transporte, preparação e expedição de pedidos. Entre as suas inúmeras vantagens podemos destacar o aumento de ciclos combinados de entrada e saída de paletes, o aumento da segurança e uma maior higiene.

  • Transportadores de rolos motorizados: quando deve instalá-los?

    Transportadores de rolos motorizados: quando deve instalá-los?

    Publicado por Mecalux

    Os transportadores de rolos motorizados encarregam-se de transferir, acumular e/ou distribuir a mercadoria paletizada ou em caixas. Podem ser utilizados para interligar automaticamente dois armazéns, duas áreas de uma mesma fábrica ou um armazém e as saídas de uma fábrica.

  • O que é o RPA? A automação robótica de processos em logística

    O que é o RPA? A automação robótica de processos em logística

    Publicado por Mecalux

    A tecnologia RPA é um software que utiliza robôs em vez de humanos para interagir com os computadores de forma automatizada. A automação robótica de processos é utilizada para a realização de tarefas administrativas muito repetitivas e aplicáveis à logística de qualquer empresa.

  • Como funcionam os sistemas automáticos de carga e descarga de camiões

    Como funcionam os sistemas automáticos de carga e descarga de camiões

    Publicado por Mecalux

    Os sistemas automáticos de carga e descarga de camiões oferecem agilidade e segurança nos cais de carga do armazém. Com a mínima intervenção do operador, os camiões são carregados e descarregados automaticamente em poucos minutos, sem erros e mantendo a perfeita condição física da mercadoria.

  • O braço robótico industrial toma impulso no armazém

    O braço robótico industrial toma impulso no armazém

    Publicado por Mecalux

    Os braços robóticos industriais são dispositivos que replicam a função de um braço humano, proporcionando eficiência à operação. Esses artefatos são encontrados nos centros de produção e no armazém, agilizando o carregamento e descarregamento ou a preparação e expedição das mercadorias.

  • Os drones decolam no setor da logística

    Os drones decolam no setor da logística

    Publicado por Mecalux

    Os drones são veículos aéreos não tripulados com enorme potencial para transformar muitos setores, incluindo a logística. Eles poderiam ter duas aplicações específicas neste setor: agilizar as entregas de pedidos e facilitar a gestão do armazém.

  • A manutenção preventiva industrial em armazéns automatizados

    A manutenção preventiva industrial em armazéns automatizados

    Publicado por Mecalux

    Uma das preocupações mais comuns que surgem em torno de automatizar ou não o armazém é a manutenção preventiva industrial dos equipamentos. Detalhamos as opções existentes em relação ao software de gestão de armazém, aos sistemas automáticos e às estantes industriais.

  • A impressão 3D leva a logística a uma nova dimensão

    A impressão 3D leva a logística a uma nova dimensão

    Publicado por Mecalux

    A impressão 3D abre as portas para um novo sistema de produção que pode transformar completamente a cadeia de abastecimento. Entre as suas vantagens, destaca a simplificação dos processos de fabricação de um produto e, portanto, a sua entrega mais rápida aos clientes.

  • Quais os processos de armazenagem que podem ser automatizados?

    Quais os processos de armazenagem que podem ser automatizados?

    Publicado por Mecalux

    No âmbito dos diferentes processos do armazém existem inúmeras tarefas, tanto físicas quanto organizacionais, que podem ser automatizadas. O objetivo é garantir a qualidade do processo logístico aumentando a eficácia das operações. Vejamos quais processos podem ser automatizados.

  • Sistemas para proteger a cadeia de frio do armazém

    Sistemas para proteger a cadeia de frio do armazém

    Publicado por Mecalux

    Proteger a cadeia de frio no armazém é um desafio diário que podemos superar com a ajuda de uma série de sistemas manuais e automáticos. Aposte na instalação de estantes compactas e SAS, no estabelecimento de pré-cargas nas câmaras de congelação e no picking automático.

  • O armazém robotizado na era da logística 4.0

    O armazém robotizado na era da logística 4.0

    Publicado por Mecalux

    Um armazém robotizado é uma instalação que conta com sistemas automáticos e software especializado para o controle e manuseio das mercadorias. Confira os principais sistemas consolidados do setor logístico e alguns conceitos-chave relacionados à robotização.

  • Transportadores de rolos: guia completo de aplicações para o armazém

    Transportadores de rolos: guia completo de aplicações para o armazém

    Publicado por Mecalux

    Os transportadores de rolos são um sistema industrial destinado à transferência, acumulação e distribuição de mercadorias no armazém. Através de nosso artigo analisamos suas principais aplicações em logística e as vantagens e desvantagens de seu uso. Não perca!

  • Armazém frigorífico e automatização: uma aliança perfeita

    Armazém frigorífico e automatização: uma aliança perfeita

    Publicado por Mecalux

    Cada vez mais armazéns frigoríficos estão automatizando suas operações para reduzir custos e melhorar a eficiência de seus processos. Analisamos os casos da Iberfresco, Schaal Chocolatier e Dafsa para comprovar como as soluções da Mecalux ajudaram essas empresas a atingirem seus objetivos logísticos.

  • Cadeia de frio: identifique os riscos e evite quebrá-la

    Cadeia de frio: identifique os riscos e evite quebrá-la

    Publicado por Mecalux

    Quebrar a cadeia de frio em logística pode prejudicar a correta conservação dos produtos em setores como o alimentício e o farmacêutico. Identifique os pontos críticos onde existe uma maior probabilidade de quebra da cadeia de frio e minimize os riscos na gestão de seu estoque.

  • Armazéns inteligentes: 3 projetos de sucesso

    Armazéns inteligentes: 3 projetos de sucesso

    Publicado por Mecalux

    Esses projetos de armazém inteligente mostram a grande versatilidade dos sistemas automáticos conectados a um WMS como o Easy WMS. Descubra como a Mecalux ajudou a Bem Brasil, Trumpler e PAVI-Groupauto a conseguirem seus objetivos melhorando o desempenho de suas instalações de armazenagem.

  • Como funciona um armazém automatizado?

    Como funciona um armazém automatizado?

    Publicado por Mecalux

    É impossível responder à pergunta de como funciona um armazém automatizado sem abordar as operações que podem ser automáticas. Descubra os elementos-chave que compõem um armazém automatizado e as tarefas desenvolvidas por cada um deles.

  • O que é armazém automatizado: definição e níveis de automatização

    O que é armazém automatizado: definição e níveis de automatização

    Publicado por Mecalux

    Abordamos a definição de armazém automatizado junto aos diferentes níveis de automatização que existem para instalações logísticas. Conheça a fundo as motivações que converteram a automatização de armazéns em uma tendência no setor logístico.

  • Transportadores industriais: tipos e dicas para escolher bem

    Transportadores industriais: tipos e dicas para escolher bem

    Publicado por Mecalux

    Como definir o melhor transportador industrial para sua empresa? Quais tipos de transportadores existem? A Mecalux vai ajudá-lo a escolher o melhor. O layout de seu armazém, o tipo de produto que armazena e as soluções de armazenagem são elementos que devem ser considerados antes de comprar um transportador.

  • Como definir o manuseio de materiais

    Como definir o manuseio de materiais

    Publicado por Mecalux

    Que diferença há entre os diferentes sistemas de manuseio de materiais? Por que é interessante para o seu armazém? A Mecalux explica tudo em detalhes.

  • Armazém convencional ou armazém automático

    Armazém convencional ou armazém automático

    Publicado por Mecalux

    Quais diferenças existem entre armazéns automáticos, semiautomáticos e convencionais? A Mecalux vai ajudá-lo a encontrar seu nível de automatização ideal. Existem muitas soluções adaptadas às necessidades de sua logística: Pallet Shuttle, Sistema de Gestão de Armazéns (WMS), transportadores, transelevadores, etc.

  • Como otimizar a sua logística

    Como otimizar a sua logística

    Publicado por Mecalux

    Que técnicas podem ajudá-lo a otimizar sua logística? O Cross-docking? O lean management? A Mecalux vai ajudá-lo a aumentar o desempenho de seu armazém e dos processos logísticos. Se você seguir nossos conselhos, otimizará toda a sua cadeia de suprimentos e será mais eficiente do que a concorrência.