Gestão do armazém

Explore as áreas relacionadas com a gestão de armazéns. Reunimos os melhores conselhos sobre como melhorar o layout do armazém, a preparação de pedidos e a seleção de estantes industriais.

  • Logística de aprovisionamento, essencial na cadeia de abastecimento

    Logística de aprovisionamento, essencial na cadeia de abastecimento

    Publicado por Mecalux

    A logística de aprovisionamento gere a compra de produtos para garantir o funcionamento da cadeia de abastecimento. Uma boa prática de logística de abastecimento permite aumentar a produtividade, reduzir os custos logísticos e aumentar a rentabilidade da empresa.

  • Slotting: produtividade para as localizações do armazém

    Slotting: produtividade para as localizações do armazém

    Publicado por Mecalux

    O slotting tornou-se indispensável para garantir a produtividade diante da dificuldade de expansão da área de armazenagem. Um SGA é a ferramenta perfeita para automatizar a atribuição de localização nas instalações e assim eliminar os erros nesta operação.

  • 3PL: os benefícios da terceirização logística

    3PL: os benefícios da terceirização logística

    Publicado por Mecalux

    O operador 3PL é responsável por realizar a armazenagem e transporte das mercadorias de uma empresa, bem como a sua organização logística. Contar com um operador 3PL reduz os custos de armazenagem e aumenta a eficiência e a produtividade.

  • Lista de materiais (BOM): o melhor aliado da cadeia de produção

    Lista de materiais (BOM): o melhor aliado da cadeia de produção

    Publicado por Mecalux

    A lista de materiais é uma receita que reflete hierarquicamente todos os elementos e a quantidade necessária para fabricar um produto. Uma lista de materiais (BOM) detalhada ajuda a otimizar os custos de materiais, planejar compras de matérias-primas e detetar e minimizar erros em toda a cadeia de produção.

  • Codificação de mercadorias no armazém

    Codificação de mercadorias no armazém

    Publicado por Mecalux

    A codificação da mercadoria no armazém atribui um código único e específico a cada artigo no qual se definem as suas características. Os artigos são devidamente identificados no recebimento, facilitando o controlo do stock em tempo real.

  • Tipos de embalagem em logística: primária, secundária ou terciária

    Tipos de embalagem em logística: primária, secundária ou terciária

    Publicado por Mecalux

    Quais são as diferenças entre os diferentes tipos de embalagem: primária, secundária e terciária? Quais as funções cada uma deles cumpre? No nosso artigo, revemos os principais conceitos que afetam a seleção das embalagens dos produtos do ponto de vista logístico.

  • Sistema Kanban: o que é e como funciona na logística?

    Sistema Kanban: o que é e como funciona na logística?

    Publicado por Mecalux

    O sistema Kanban é um método de organização para ordens de produção e reposição de materiais em cadeias de suprimentos "just-in-time". É responsável por organizar cada etapa da produção para evitar excessos de stock e esperas desnecessárias entre os processos. Detalhamos como isso funciona em logística.

  • Armazém pequeno: o que fazer quando falta espaço?

    Armazém pequeno: o que fazer quando falta espaço?

    Publicado por Mecalux

    É comum que, depois de um tempo, o armazém fique pequeno para as novas necessidades da empresa. Qual é a causa dessa falta de espaço de trabalho? Como obter o máximo de um pequeno armazém? Listamos algumas propostas para melhorar a capacidade de sua instalação.

  • Como otimizar a logística de produção

    Como otimizar a logística de produção

    Publicado por Mecalux

    A logística de produção compreende a gestão dos processos de armazenagem e movimentação de materiais vinculados a um centro de produção. Que fatores afetam a organização da logística industrial e como otimizá-los? Como tornar os processos mais eficientes para garantir o melhor produto ao cliente?

  • Logística farmacêutica: radiografia e desafios do setor

    Logística farmacêutica: radiografia e desafios do setor

    Publicado por Mecalux

    Quais são os principais fatores que afetam a gestão da logística farmacêutica atualmente? Explicamos em profundidade as particularidades do setor, bem como os desafios da logística farmacêutica: os seus armazéns e o transporte de medicamentos.

  • Operador logístico: funções e desafios

    Operador logístico: funções e desafios

    Publicado por Mecalux

    Os operadores logísticos crescem em volume de negócios e qualidade de serviços movidos pelas mudanças no setor logístico. Conheça os principais desafios enfrentados por eles e descubra por que mais e mais empresas confiam nestes agentes para gerir a sua logística.

  • Logística integrada e a coordenação na cadeia de abastecimento

    Logística integrada e a coordenação na cadeia de abastecimento

    Publicado por Mecalux

    A logística integrada abrange as atividades que vão desde o fornecimento da matéria-prima até a entrega do produto acabado ao cliente. Além de mover mercadorias de um lugar para outro, também gere informações entre fornecedores, departamentos e clientes.

  • Stock de segurança: o que é e como otimizá-lo?

    Stock de segurança: o que é e como otimizá-lo?

    Publicado por Mecalux

    O stock de segurança é um inventário extra que existe no armazém para lidar com qualquer tipo de imprevistos na cadeia de fornecimento. A função do stock de segurança é evitar sofrer uma quebra de stock. Como conseguir um equilíbrio em relação ao stock de segurança para que não seja excessivo?

  • O que é a logística de armazenagem? Objetivos e áreas de trabalho

    O que é a logística de armazenagem? Objetivos e áreas de trabalho

    Publicado por Mecalux

    A logística de armazenagem se encarrega de guardar, proteger e conservar as mercadorias durante o tempo que for necessário na instalação. Além disso, essa atividade logística gerencia o transporte, localização, manuseio e acondicionamento de mercadorias no armazém desde seu recebimento até sua expedição.

  • O que é o 'lead time' em logística e como otimizá-lo?

    O que é o 'lead time' em logística e como otimizá-lo?

    Publicado por Mecalux

    O 'lead time' é o cálculo do tempo decorrido desde que é gerada uma ordem de pedido ao fornecedor até o produto ser entregue ao cliente. Como o armazém pode contribuir para reduzi-lo? Descubra como otimizá-lo em nosso post.

  • O que é a logística lean? A estratégia rumo à eficiência

    O que é a logística lean? A estratégia rumo à eficiência

    Publicado por Mecalux

    A metodologia de logística lean é uma filosofia de gestão e organização de operações no armazém de origem japonesa em busca da eficiência. A metodologia ‘Lean’ concentra seus esforços em eliminar os desperdícios que atrapalham a rentabilidade da logística na empresa. Mostramos em que consiste.

  • Como gerir um armazém logístico com sucesso

    Como gerir um armazém logístico com sucesso

    Publicado por Mecalux

    Gerir um armazém com sucesso é um desafio para qualquer empresa logística que queira otimizar seu desempenho e melhorar seus processos. Leia as recomendações da Mecalux e tome decisões a tempo: software de gestão, motive os trabalhadores e meça resultados para ter sucesso na gestão do seu armazém.

  • Custos de armazenagem logística: uma radiografia dos gastos

    Custos de armazenagem logística: uma radiografia dos gastos

    Publicado por Mecalux

    Os custos de armazenagem logística ocupam uma posição muito importante no âmbito das possibilidades de otimização da cadeia de fornecimento. Confira em nosso artigo como são distribuídos e as principais variáveis que irão determiná-los.

  • Logística verde ou logística ambiental: definição, desafios e soluções

    Logística verde ou logística ambiental: definição, desafios e soluções

    Publicado por Mecalux

    A logística verde se refere ao conjunto de políticas sustentáveis que buscam reduzir o impacto ambiental dessas atividades no meio ambiente. Quais são os desafios que a logística verde enfrenta atualmente? Quais as soluções que estão ao nosso alcance para conseguir ser mais sustentáveis? Confira em nosso post.

  • Como melhorar a produtividade do armazém: um guia passo a passo

    Como melhorar a produtividade do armazém: um guia passo a passo

    Publicado por Mecalux

    A produtividade no armazém traz consigo o necessário equilíbrio que deve existir entre a rentabilidade do inventário e a operacionalidade. Para detectar ineficiências não há nada melhor do que fazer uma análise de sua instalação: siga estes passos para fazê-lo.