Gestão do armazém

Explore as áreas relacionadas com a gestão de armazéns. Reunimos os melhores conselhos sobre como melhorar o layout do armazém, a preparação de pedidos e a seleção de estantes industriais.

  • EDI na logística: tecnologia para uma comunicação padronizada

    EDI na logística: tecnologia para uma comunicação padronizada

    Mecalux

    O uso do EDI na logística garante uma comunicação fluida e padronizada entre todos os elos da cadeia de suprimentos. Além de agilizar processos, essa solução proporciona rapidez e evita erros que poderiam ocorrer no intercâmbio de informação em formato papel.

  • Desenho e estrutura dos sistemas de estantes antissísmicas

    Desenho e estrutura dos sistemas de estantes antissísmicas

    Mecalux

    As estantes antissísmicas são estruturas projetadas especificamente para resistir a abalos sísmicos. Nos países com um risco muito alto de ocorrer terremotos, as estantes dos armazéns devem ser reforçadas para resistir a abalos sísmicos.

  • A primeira milha logística, o início de uma entrega bem-sucedida

    A primeira milha logística, o início de uma entrega bem-sucedida

    Mecalux

    A primeira milha logística começa assim que o pedido entra no sistema e finaliza quando é carregado no camião de transporte. A sua otimização é fundamental para que as demais operações da cadeia de abastecimento, especialmente a última milha, sejam competitivas e rentáveis.

  • Os 10 problemas logísticos mais comuns num armazém

    Os 10 problemas logísticos mais comuns num armazém

    Mecalux

    Detetar os problemas logísticos do nosso armazém é determinante para melhorar o desempenho das operações. Neste artigo resumimos os problemas logísticos mais comuns e as medidas que podemos adotar para minimizar as suas consequências.

  • Logística de aprovisionamento, essencial na cadeia de abastecimento

    Logística de aprovisionamento, essencial na cadeia de abastecimento

    Mecalux

    A logística de aprovisionamento gere a compra de produtos para garantir o funcionamento da cadeia de abastecimento. Uma boa prática de logística de abastecimento permite aumentar a produtividade, reduzir os custos logísticos e aumentar a rentabilidade da empresa.

  • Slotting: produtividade para as localizações do armazém

    Slotting: produtividade para as localizações do armazém

    Mecalux

    O slotting tornou-se indispensável para garantir a produtividade diante da dificuldade de expansão da área de armazenagem. Um SGA é a ferramenta perfeita para automatizar a atribuição de localização nas instalações e assim eliminar os erros nesta operação.

  • 3PL: os benefícios da terceirização logística

    3PL: os benefícios da terceirização logística

    Mecalux

    O operador 3PL é responsável por realizar a armazenagem e transporte das mercadorias de uma empresa, bem como a sua organização logística. Contar com um operador 3PL reduz os custos de armazenagem e aumenta a eficiência e a produtividade.

  • O inventário físico: controle real da mercadoria no armazém

    O inventário físico: controle real da mercadoria no armazém

    Mecalux

    O inventário físico é a contagem manual de todo o estoque de um armazém (matérias-primas, produtos acabados, embalagens, etc.). Serve para verificar se os registros digitais que constam no sistema de gerenciamento de armazém coincidem com a mercadoria real do armazém.

  • AIoT: a transformação digital do armazém

    AIoT: a transformação digital do armazém

    Mecalux

    A Internet das Coisas e a inteligência artificial são tecnologias que vão mudar a indústria 4.0. Mas, qual seu efeito quando são utilizadas conjuntamente? Neste artigo analisamos em que consiste a Artificial Intelligence of Things (AIoT) e as suas vantagens e aplicações no armazém.

  • A rastreabilidade de um produto: o que é e como é implementada?

    A rastreabilidade de um produto: o que é e como é implementada?

    Mecalux

    Por que a rastreabilidade do produto é tão importante? Um controlo deficiente das entradas e saídas, assim como do status do produto pode ocasionar erros graves e custos excessivos para a empresa. Este artigo enfatiza a necessidade de fazer um controlo real do produto em cada fase logística.

  • Lista de materiais (BOM): o melhor aliado da cadeia de produção

    Lista de materiais (BOM): o melhor aliado da cadeia de produção

    Mecalux

    A lista de materiais é uma receita que reflete hierarquicamente todos os elementos e a quantidade necessária para fabricar um produto. Uma lista de materiais (BOM) detalhada ajuda a otimizar os custos de materiais, planejar compras de matérias-primas e detetar e minimizar erros em toda a cadeia de produção.

  • Codificação de mercadorias no armazém

    Codificação de mercadorias no armazém

    Mecalux

    A codificação da mercadoria no armazém atribui um código único e específico a cada artigo no qual se definem as suas características. Os artigos são devidamente identificados no recebimento, facilitando o controlo do stock em tempo real.

  • Tipos de embalagem em logística: primária, secundária ou terciária

    Tipos de embalagem em logística: primária, secundária ou terciária

    Mecalux

    Quais são as diferenças entre os diferentes tipos de embalagem: primária, secundária e terciária? Quais as funções cada uma deles cumpre? No nosso artigo, revemos os principais conceitos que afetam a seleção das embalagens dos produtos do ponto de vista logístico.

  • Sistema Kanban: o que é e como funciona na logística?

    Sistema Kanban: o que é e como funciona na logística?

    Mecalux

    O sistema Kanban é um método de organização para ordens de produção e reposição de materiais em cadeias de suprimentos "just-in-time". É responsável por organizar cada etapa da produção para evitar excessos de stock e esperas desnecessárias entre os processos. Detalhamos como isso funciona em logística.

  • Armazém pequeno: o que fazer quando falta espaço?

    Armazém pequeno: o que fazer quando falta espaço?

    Mecalux

    É comum que, depois de um tempo, o armazém fique pequeno para as novas necessidades da empresa. Qual é a causa dessa falta de espaço de trabalho? Como obter o máximo de um pequeno armazém? Listamos algumas propostas para melhorar a capacidade de sua instalação.

  • Como otimizar a logística de produção

    Como otimizar a logística de produção

    Mecalux

    A logística de produção compreende a gestão dos processos de armazenagem e movimentação de materiais vinculados a um centro de produção. Que fatores afetam a organização da logística industrial e como otimizá-los? Como tornar os processos mais eficientes para garantir o melhor produto ao cliente?

  • Logística farmacêutica: radiografia e desafios do setor

    Logística farmacêutica: radiografia e desafios do setor

    Mecalux

    Quais são os principais fatores que afetam a gestão da logística farmacêutica atualmente? Explicamos em profundidade as particularidades do setor, bem como os desafios da logística farmacêutica: os seus armazéns e o transporte de medicamentos.

  • Operador logístico: funções e desafios

    Operador logístico: funções e desafios

    Mecalux

    Os operadores logísticos crescem em volume de negócios e qualidade de serviços movidos pelas mudanças no setor logístico. Conheça os principais desafios enfrentados por eles e descubra por que mais e mais empresas confiam nestes agentes para gerir a sua logística.

  • Logística integrada e a coordenação na cadeia de abastecimento

    Logística integrada e a coordenação na cadeia de abastecimento

    Mecalux

    A logística integrada abrange as atividades que vão desde o fornecimento da matéria-prima até a entrega do produto acabado ao cliente. Além de mover mercadorias de um lugar para outro, também gere informações entre fornecedores, departamentos e clientes.