A preparação de pedidos é a operação primiordial da logística da primeira milha

A primeira milha logística, o início de uma entrega bem-sucedida

10 nov 2022

Embora menos conhecida que a última milha, a primeira milha logística é igual ou mais decisiva. Porque se tudo falhar no início da cadeia de abastecimentos, de nada adianta otimizar a última etapa

Por isso, as empresas insistem na importância de ter uma infraestrutura logística eficiente e bem ligada para ajudá-las a lidar com qualquer desafio.

Neste artigo explicamos as operações que a primeira milha inclui, por que é tão fundamental e as soluções que o mercado oferece para otimizar tal processo.

O que é a primeira milha logística?

A primeira milha logística é a fase, ou conjunto de operações, que ocorre no início de qualquer cadeia de abastecimentos.

É comum considerar que a primeira milha começa justamente depois de receber um pedido de um cliente e que finaliza quando esse pedido é carregado no veículo que fará a entrega ao cliente final. O transporte a pontos intermediários da cadeia, tais como um centro de distribuição ou um transit point, também podem fazer parte da primeira milha. Entre a solicitação do pedido e a fase de entrega ao cliente final, ocorre uma série de operações, entre as quais se destacam a preparação do pedido, a embalagem, a sua validação e o transporte a armazéns ou centros intermediários.

Em função do setor, a primeira milha logística pode ser interpretada de diferentes formas e com ênfase em etapas mais específicas em relação às abrangidas pela definição geral. Por exemplo, um fabricante poderia limitar a primeira milha ao transporte de produtos acabados da sua fábrica para o centro de distribuição. No caso de um retalhista, entende-se que a primeira milha envolve o transporte da mercadoria a partir do armazém de um fornecedor até ao seu próprio armazém.

A primeira milha começa justamente depois de entrar um pedido no sistema
A primeira milha começa justamente depois de entrar um pedido no sistema

Diferença entre a primeira milha e a última milha em logística

A principal diferença entre a primeira e a última milha logística está na ordem em que são executadas. A primeira milha é, como o seu próprio nome indica, a primeira fase da cadeia. A última é a etapa final quando o produto é entregue diretamente ao cliente. 

A primeira milha começa após a realização de um pedido, inclui a sua preparação e finaliza quando o produto é carregado no último meio transporte que irá levo-o para o cliente final. A partir daí é iniciado o que conhecemos como última milha, que consiste em fazer chegar o pedido ao cliente, seja mediante click and collect (recolha em loja), em casa, no escritório, num ponto de entrega ou num smart locker (armários inteligentes). É o último passo da cadeia de abastecimentos.

Outra diferença entre a primeira e a última milha refere-se à distribuição. As entregas da primeira milha costumam ser unidades de carga compactas e volumosas (mercadoria paletizada ou grandes agrupamentos de pedidos) sendo muito mais fácil o seu transporte e a sua posterior entrega. No entanto, o caso da última milha é mais complexo e laborioso porque trabalha com volumes menores, ou seja, o produto que será recebido pelo cliente. Por isso, é um verdadeiro desafio para as empresas, já que devem satisfazer os seus clientes com uma entrega rápida e, ao mesmo tempo, reduzir ao máximo os custos de transporte e de pessoal.

Operações que incluem a primeira milha logística

Desde que o pedido entra no sistema até pouco antes do transporte para o cliente final, intervêm as seguintes operações:

  • Picking. É a operação primordial, uma vez que os custos da preparação de pedidos podem chegar a ultrapassar 60% dos custos totais da exploração de um armazém. Os produtos solicitados pelos clientes devem ser preparados com a maior brevidade possível e sem erros para serem enviados à área de consolidação e/ou expedição no menor tempo possível. 
  • Consolidação e embalagem. Não tem sentido preparar os pedidos prontamente se depois vamos ter que utilizar muito tempo para consolidar e embalar os pedidos. É nessa fase que as unidades recolhidas são verificadas, o pedido é embalado, transferido para a área de expedição, a documentação relativa ao pedido é impressa, etc.
  • Expedição e carregamento no camião de transporte. Uma vez que o pedido esteja fechado e com toda a documentação preparada, é carregado no camião de transporte para que saia do armazém rumo ao seu destino no prazo estabelecido e em perfeito estado. 
  • Transporte a pontos intermediários da cadeia. Algumas vezes a primeira milha também inclui operações como o transporte de produto acabado entre uma fábrica e o armazém central ou o transporte de pedidos a um transit point, ou seja, se trata de uma etapa preliminar antes de ser feita a entrega ao cliente final. 

Grosso modo, essas são as três operações principais que intervêm na primeira milha logística. A sua otimização é fundamental para que a última milha também seja bem-sucedida.

Para que a primeira milha seja competitiva é fundamental que o processo de consolidar e embalar os pedidos seja eficiente
Para que a primeira milha seja competitiva é fundamental que o processo de consolidar e embalar os pedidos seja eficiente

Automatização para otimizar a primeira milha

A transformação digital da logística é a melhor aliada para que a nossa primeira milha seja mais competitiva e rentável. 

O primeiro passo consiste em começar a preparar o pedido logo após receber o pedido do cliente. Para que isso seja possível, é necessário estabelecer uma comunicação direta e automática entre os canais de venda e o nosso armazém. A melhor forma de consegui-lo é através de um sistema de gestão de armazém. Por exemplo, o Easy WMS inclui o módulo Marketplaces & WMS Integration que liga automaticamente a sua loja virtual com o armazém para começar a preparar os pedidos com maior rapidez. O módulo SGA para e-commerce, por exemplo, organiza os artigos conforme vão chegando ao armazém e, em função da lista de pedidos pendentes, são classificados em pedidos com apenas um produto (single-unit), pedidos com mais de um produto (multi-unit) e artigos que podem ser armazenados. Da mesma forma, o módulo Store Fulfillment é parte integrante do SGA do armazém com os terminais dos pontos de venda e, dessa forma, sincroniza o stock entre ambas as instalações. 

Uma vez que o pedido entra no sistema, podemos acelerar a gestão graças à automatização através do sistema de preparação de pedidos “produto ao homem”. Por exemplo, num armazém automático de caixas ou em estações de picking de alto desempenho, que agilizam essa operação. Também existem dispositivos de ajuda automática como o picking por voz ou os dispositivos luminosos pick-to-light e put-to-light.

Finalmente, podemos digitalizar o contato diário do armazém com as empresas transportadoras graças ao módulo Multi Carrier Shipping Software, que possibilita manter um controlo absoluto de todo o processo de expedição. Esse módulo permite imprimir etiquetas compatíveis com as principais agências de transporte e atribuir os números de acompanhamento de cada volume a partir do próprio armazém, entre outras funções.

A digitalização logística otimiza as operações que participam da primeira milha
A digitalização logística otimiza as operações que participam da primeira milha

A importância da primeira milha logística 

É verdade que a última milha é uma etapa logística crucial e que, com o auge do e-commerce, os operadores logísticos trabalham incansavelmente para minimizar as suas consequências e conseguir que o cliente fique satisfeito. Mas para ter sucesso na última milha também é fundamental ser mais eficientes com a primeira milha.

Em suma, devemos estar cientes da relevância da primeira milha na logística 4.0. Se acredita que o seu armazém é eficiente, mas que a gestão da preparação dos pedidos ou o processo de carga nos camiões de transporte pode ser aperfeiçoado, entre em contato com a Mecalux. A nossa equipa de profissionais irá ajudá-lo a atingir a eficiência que a sua logística e a seu negócio merecem.