Organização do armazém

Á procura de inspiração e conselhos que o guiem na organização e no layout do armazém? Entre no nosso blog e saiba como organizar o desenho do armazém com os especialistas da Mecalux.

  • Armazéns urbanos para acelerar a última milha

    Armazéns urbanos para acelerar a última milha

    Mecalux

    Os armazéns urbanos são centros de armazenamento, preparação e distribuição de pedidos localizados perto ou dentro das cidades. Neste artigo analisamos o surgimento dos armazéns urbanos, explicamos seu papel dentro da cadeia de suprimentos e abordamos sua organização.

  • Preparador de pedidos:  em que consiste o trabalho de picker?

    Preparador de pedidos: em que consiste o trabalho de picker?

    Mecalux

    O preparador de pedidos é o operador encarregado de coletar os produtos que formam um pedido e consolidá-lo. Sua função exige um profissional responsável, capaz de se adaptar ao gerenciamento de inúmeras tarefas sem perder a eficiência e a produtividade.

  • 15 sintomas de um armazém desorganizado (e como resolvê-los)

    15 sintomas de um armazém desorganizado (e como resolvê-los)

    Mecalux

    Um armazém desorganizado pode ser identificado através de sintomas como perdas recorrentes de estoque ou uma alta incidência de acidentes. Selecionar o sistema de armazenagem adequado e implementar um software de gerenciamento são soluções para conseguir a máxima produtividade em seu armazém.

  • Modelo de Wilson: fator-chave para a gestão ideal do stock

    Modelo de Wilson: fator-chave para a gestão ideal do stock

    Mecalux

    Com que frequência é necessário fazer um pedido a um fornecedor? O modelo de Wilson é uma fórmula matemática para otimizar a gestão de stock do armazém. A partir da procura, do preço e do custo de armazenagem, essa fórmula é capaz de calcular quando e a quantidade que um produto deve ser comprado.

  • Just-in-case, a alternativa logística ao JIT

    Just-in-case, a alternativa logística ao JIT

    Mecalux

    A estratégia de produção e estoque 'just-in-case' facilita o gerenciamento diante de interrupções na cadeia de suprimentos. A estratégia JIC é conhecida como sistema de produção push, onde os custos de manufatura são inferiores ao produzir em larga escala.

  • O aprovisionamento: fator-chave para um serviço eficiente

    O aprovisionamento: fator-chave para um serviço eficiente

    Mecalux

    O processo de aprovisionamento consiste em adquirir os materiais necessários para realizar a atividade de fabricação ou comercialização de um produto. Um gerenciamento de aprovisionamento eficiente é essencial para que a empresa tenha a qualquer momento a matéria-prima necessária.

  • A importância da paletização

    A importância da paletização

    Mecalux

    A paletização é o processo logístico de agrupar mercadoria em cima de uma palete com a finalidade de unificar uma carga para ser facilmente transportada. Embora o e-commerce tenha reforçado o uso da caixa como unidade de carga no armazém, a palete continua sendo uma referência para qualquer operação logística.

  • A intralogística, uma vantagem competitiva

    A intralogística, uma vantagem competitiva

    Mecalux

    A intralogística engloba todos os movimentos de matérias-primas e produtos acabados que ocorrem dentro de uma empresa. A incorporação das novas tecnologias permite organizar tais movimentos com precisão, reduzindo simultaneamente custos e tempo.

  • Gamificação na logística e no armazém: jogar para ser mais eficientes

    Gamificação na logística e no armazém: jogar para ser mais eficientes

    Mecalux

    A gamificação no armazém é uma técnica de aprendizagem baseada em jogos para impulsionar objetivos estratégicos. Aplicada à logística, esse processo consiste em desenvolver, implementar e incentivar operações mais divertidas que potencializem o desempenho dos operadores.

  • Gestor de logística: funções e perfil de um papel fundamental

    Gestor de logística: funções e perfil de um papel fundamental

    Mecalux

    O gestor de logística é um dos perfis mais solicitados e valorizados no mercado devido à importância da logística no setor empresarial. Entre as suas funções, esta posição gere o stock e os envios, enquanto mantém o controlo das tarefas do armazém, incluindo o picking.

  • Centro logístico: peça chave na cadeia de abastecimento

    Centro logístico: peça chave na cadeia de abastecimento

    Mecalux

    O centro logístico é muito mais do que um espaço de armazenagem, pois, tem papel é fundamental para uma supply chain eficiente. As diferentes funções que cumpre, o seu desenho e localização permitem-nos classificar os diferentes tipos de centros de distribuição de acordo com a sua atividade.

  • Salas limpas: como eliminar a contaminação

    Salas limpas: como eliminar a contaminação

    Mecalux

    Empresas dos setores alimentar, cosmético ou químico utilizam salas limpas para a produção dos seus produtos. Num armazém, esteiras automáticas comunicam as salas limpas com as outras áreas de forma segura.

  • Plataformas logísticas multinível: a solução para a escassez de espaço?

    Plataformas logísticas multinível: a solução para a escassez de espaço?

    Mecalux

    As plataformas logísticas multinível são instalações de armazenagem muito inovadoras, nas quais cada andar opera independentemente dos demais. Quais são as suas vantagens e desvantagens? Mostramos isso no nosso artigo, juntamente com outras soluções projetadas para aproveitar o armazenamento em altura.

  • Curva ABC: vantagens para a classificação de inventários no armazém

    Curva ABC: vantagens para a classificação de inventários no armazém

    Mecalux

    A curva ABC de classificação de inventários permite organizar os processos de picking e a distribuição das mercadorias dentro do armazém. O cálculo é feito a partir da relevância de cada referência para a empresa em função de seu valor e rotação. Descubra como tirar o máximo proveito do sistema ABC em seu armazém.

  • A melhora contínua e a sua aplicação em logística

    A melhora contínua e a sua aplicação em logística

    Mecalux

    As técnicas de melhora contínua são um conjunto de estratégias destinadas a otimizar os processos de uma empresa. Neste artigo explicamos o que é a melhora contínua e como pode ser útil na logística.

  • Como conseguir uma cadeia de abastecimento resiliente

    Como conseguir uma cadeia de abastecimento resiliente

    Mecalux

    A cadeia de abastecimento resiliente é capaz de sobrepor-se eficazmente às várias interrupções que surgirem. O seu principal objetivo é realizar a armazenagem, a preparação e a entrega do pedido de acordo com as condições previamente pactuadas com o cliente.

  • Os tipos de logística envolvidos na cadeia de abastecimento

    Os tipos de logística envolvidos na cadeia de abastecimento

    Mecalux

    A logística engloba todas as etapas que ocorrem desde que se fabrica um produto até que este é entregue ao destinatário final. Podemos diferenciar vários tipos de logística em função da etapa em que esteja o produto ou a operação em curso.

  • A armazenagem

    A armazenagem "on-demand" torna a logística mais flexível

    Mecalux

    A armazenagem flexível ou on-demand é a evolução da 3PL: terceirizar os serviços de logística por um curto período de tempo. Com os mercados cada vez mais globais, a flexibilidade e a escalabilidade são os conceitos-chave para entender o nascimento da armazenagem on-demand.