Organização do armazém

Á procura de inspiração e conselhos que o guiem na organização e no layout do armazém? Entre no nosso blog e saiba como organizar o desenho do armazém com os especialistas da Mecalux.

  • A importância da paletização

    A importância da paletização

    Publicado por Mecalux

    A paletização é o processo logístico de agrupar mercadoria em cima de uma palete com a finalidade de unificar uma carga para ser facilmente transportada. Embora o e-commerce tenha reforçado o uso da caixa como unidade de carga no armazém, a palete continua sendo uma referência para qualquer operação logística.

  • A intralogística, uma vantagem competitiva

    A intralogística, uma vantagem competitiva

    Publicado por Mecalux

    A intralogística engloba todos os movimentos de matérias-primas e produtos acabados que ocorrem dentro de uma empresa. A incorporação das novas tecnologias permite organizar tais movimentos com precisão, reduzindo simultaneamente custos e tempo.

  • Gestor de logística: funções e perfil de um papel fundamental

    Gestor de logística: funções e perfil de um papel fundamental

    Publicado por Mecalux

    O gestor de logística é um dos perfis mais solicitados e valorizados no mercado devido à importância da logística no setor empresarial. Entre as suas funções, esta posição gere o stock e os envios, enquanto mantém o controlo das tarefas do armazém, incluindo o picking.

  • Centro logístico: peça chave na cadeia de abastecimento

    Centro logístico: peça chave na cadeia de abastecimento

    Publicado por Mecalux

    O centro logístico é muito mais do que um espaço de armazenagem, pois, tem papel é fundamental para uma supply chain eficiente. As diferentes funções que cumpre, o seu desenho e localização permitem-nos classificar os diferentes tipos de centros de distribuição de acordo com a sua atividade.

  • Salas limpas: como eliminar a contaminação

    Salas limpas: como eliminar a contaminação

    Publicado por Mecalux

    Empresas dos setores alimentar, cosmético ou químico utilizam salas limpas para a produção dos seus produtos. Num armazém, esteiras automáticas comunicam as salas limpas com as outras áreas de forma segura.

  • Plataformas logísticas multinível: a solução para a escassez de espaço?

    Plataformas logísticas multinível: a solução para a escassez de espaço?

    Publicado por Mecalux

    As plataformas logísticas multinível são instalações de armazenagem muito inovadoras, nas quais cada andar opera independentemente dos demais. Quais são as suas vantagens e desvantagens? Mostramos isso no nosso artigo, juntamente com outras soluções projetadas para aproveitar o armazenamento em altura.

  • Curva ABC: vantagens para a classificação de inventários no armazém

    Curva ABC: vantagens para a classificação de inventários no armazém

    Publicado por Mecalux

    A curva ABC de classificação de inventários permite organizar os processos de picking e a distribuição das mercadorias dentro do armazém. O cálculo é feito a partir da relevância de cada referência para a empresa em função de seu valor e rotação. Descubra como tirar o máximo proveito do sistema ABC em seu armazém.

  • A melhora contínua e a sua aplicação em logística

    A melhora contínua e a sua aplicação em logística

    Publicado por Mecalux

    As técnicas de melhora contínua são um conjunto de estratégias destinadas a otimizar os processos de uma empresa. Neste artigo explicamos o que é a melhora contínua e como pode ser útil na logística.

  • Como conseguir uma cadeia de abastecimento resiliente

    Como conseguir uma cadeia de abastecimento resiliente

    Publicado por Mecalux

    A cadeia de abastecimento resiliente é capaz de sobrepor-se eficazmente às várias interrupções que surgirem. O seu principal objetivo é realizar a armazenagem, a preparação e a entrega do pedido de acordo com as condições previamente pactuadas com o cliente.

  • Os tipos de logística envolvidos na cadeia de abastecimento

    Os tipos de logística envolvidos na cadeia de abastecimento

    Publicado por Mecalux

    A logística engloba todas as etapas que ocorrem desde que se fabrica um produto até que este é entregue ao destinatário final. Podemos diferenciar vários tipos de logística em função da etapa em que esteja o produto ou a operação em curso.

  • A armazenagem

    A armazenagem "on-demand" torna a logística mais flexível

    Publicado por Mecalux

    A armazenagem flexível ou on-demand é a evolução da 3PL: terceirizar os serviços de logística por um curto período de tempo. Com os mercados cada vez mais globais, a flexibilidade e a escalabilidade são os conceitos-chave para entender o nascimento da armazenagem on-demand.

  • Excesso de stock: estratégias para evitá-lo

    Excesso de stock: estratégias para evitá-lo

    Publicado por Mecalux

    O excesso de stock nasce dos erros de planeamento e coordenação entre os departamentos de vendas ou compras com o armazém. No entanto, o excesso de stock é um problema que pode ser resolvido com soluções intralogísticas que garantam a produtividade.

  • Unitização: segurança da mercadoria

    Unitização: segurança da mercadoria

    Publicado por Mecalux

    A unitização é a ação de agrupar e acondicionar diferentes itens em unidades de carga que facilitam a sua manutenção e movimentação. O objetivo é garantir a integridade da mercadoria durante o seu transporte, essencial para o sucesso de todas as operações da cadeia de abastecimento.

  • Projetar e equipar a área de picking do armazém

    Projetar e equipar a área de picking do armazém

    Publicado por Mecalux

    No momento de projetar a área de picking do armazém, sua localização e configuração dependem das características operacionais da instalação. Confira em nosso artigo as opções mais habituais para a área de picking e preparação de pedidos.

  • Planeamento logístico: projetando o armazém desde o início

    Planeamento logístico: projetando o armazém desde o início

    Publicado por Mecalux

    Quais são os fatores-chave que, devido à sua combinação, definem o passo a passo do planeamento logístico do armazém começando do zero? Em nosso artigo analisamos as quatro principais áreas que determinam o projeto de um armazém: fluxos, acessibilidade, espaço disponível e comportamento do stock.

  • Como organizar um armazém de peças de reposição

    Como organizar um armazém de peças de reposição

    Publicado por Mecalux

    Organizar um armazém de peças de reposição significa preparar um grande volume de pedidos simultaneamente e manusear um inventário imenso. Em nosso artigo mostramos as estratégias e sistemas essenciais para gerenciar um armazém de peças de reposição.

  • As áreas do armazém com maior potencial de desenvolvimento

    As áreas do armazém com maior potencial de desenvolvimento

    Publicado por Mecalux

    Analisar todas as áreas do armazém de forma individual e minuciosa ajuda a detectar oportunidades de melhoria que podem ser realizadas. Neste post oferecemos uma série de dicas para otimizar as principais áreas do armazém. Não perca!

  • Recebimento de mercadorias: conceito, fases e estratégias de melhoria

    Recebimento de mercadorias: conceito, fases e estratégias de melhoria

    Publicado por Mecalux

    O recebimento de mercadorias é uma das operações mais importantes do armazém, pois dá início ao fluxo de materiais dentro da instalação. Quais são as fases do processo? Que estratégias podemos aplicar para melhorá-lo? Continue lendo para descobrir!

  • <em>Cross docking</em> na prática: 3 exemplos de sucesso

    Cross docking na prática: 3 exemplos de sucesso

    Publicado por Mecalux

    Em teoria, o cross docking é capaz de agilizar as operações logísticas. No entanto, na prática, quais empresas usam o famoso método? Em quais situações? Apresentamos 3 exemplos bem-sucedidos de uso de cross docking no setor farmacêutico, alimentar e de e-commerce.

  • <em>Cross docking</em>: vantagens, desvantagens e quando aplicá-lo?

    Cross docking: vantagens, desvantagens e quando aplicá-lo?

    Publicado por Mecalux

    É importante saber as vantagens e desvantagens que o cross docking tem para poder avaliar se é a estratégia mais adequada para o seu armazém. Que impacto tem nas operações de armazenamento? Descubra em quais casos é utilizado e o porquê.

  • O que é cross docking? Tipos e como funciona

    O que é cross docking? Tipos e como funciona

    Publicado por Mecalux

    Conhecer o que é o cross docking e sua utilidade como parte das operações do armazém nos permite avaliar a conveniência para sua empresa. Descubra como funciona e os tipos de cross docking mais estendidos.

  • Como calcular a capacidade de armazenagem? Quando aumentá-la?

    Como calcular a capacidade de armazenagem? Quando aumentá-la?

    Publicado por Mecalux

    Como calcular a capacidade de armazenagem total de seu armazém? E o espaço de armazenagem utilizado? A Mecalux apresenta as formulas e como utilizá-las. Com os resultados obtidos, você poderá reformular o layout de seu armazém, seus métodos de armazenagem e como organizar seus produtos.

  • Quatro dicas para melhorar a organização do seu armazém

    Quatro dicas para melhorar a organização do seu armazém

    Publicado por Mecalux

    Como organizar um armazém? Quais conceitos básicos de armazenagem deve conhecer? Os profissionais da Mecalux vão ajudá-lo a melhorar seu desempenho. Com essas dicas, seus operadores trabalharão com total segurança e serão mais eficazes: uma autêntica economia de tempo e de dinheiro para sua empresa.

  • Por que escolher a Mecalux para fazer o projeto do seu armazém logístico?

    Por que escolher a Mecalux para fazer o projeto do seu armazém logístico?

    Publicado por Mecalux

    Precisa realizar o projeto de seu armazém logístico? Conheça as razões pelas quais a Mecalux é a empresa que deve escolher. O conhecimento, a experiência, as muitas soluções de armazenagem e de gestão de armazéns, e uma equipa extremamente receptiva fazem parte do nosso sucesso.

  • Os três passos para o projeto de um armazém logístico

    Os três passos para o projeto de um armazém logístico

    Publicado por Mecalux

    Como otimizar a disposição de seu armazém? A Mecalux vai ajudá-lo a realizar o projeto de seu armazém logístico para garantir sua melhor disposição. Graças às nossas dicas, será possível melhorar o desempenho em termos de economia de tempo, espaço, dinheiro e eficácia tornando seu armazém mais rentável.

  • Quando o layout de logística deve ser reformulado?

    Quando o layout de logística deve ser reformulado?

    Publicado por Mecalux

    Quando é o melhor momento para mudar o layout de logística? A Mecalux explica tudo o que você precisa saber antes de tomar essa decisão. Esse investimento exige uma boa análise prévia de suas necessidades e objetivos, que ajudaremos a definir através deste artigo.