A company's supply chain flow must be efficient in order to boost supply chain throughput

Fluxo logístico: peça-chave para uma cadeia de suprimentos otimizada

07 jun 2021

O fluxo logístico diz respeito a todos os processos que vão desde a fabricação até a comercialização de um produto para ser entregue ao cliente final. 

A importância desse conceito no funcionamento de uma empresa e, especialmente, em sua cadeia de suprimentos, é crucial. A razão? O correto gerenciamento do fluxo logístico deve ser capaz de produzir ou prestar um serviço e, posteriormente, oferecê-lo ao cliente para que possa ser consumido nos termos e condições esperados. 

Neste artigo lhe explicamos o que é o fluxo logístico, os diferentes tipos de fluxos que existem e como otimizá-los para obter um melhor desempenho em sua cadeia de suprimentos.

O que é o fluxo logístico?

O fluxo logístico engloba todas as atividades pelas quais passa um produto, ou seja, desde a etapa de fabricação até a comercialização, incluindo o transporte, o armazenamento e a distribuição.

Gerenciar corretamente essas atividades, que se caracterizam por um constante movimento dos recursos e das informações, é o primeiro passo para ter uma cadeia de suprimentos otimizada. Para tal, é importante conhecer em profundidade a logística de sua empresa.

Projetar um fluxo logístico adequado começa com uma análise e planejamento da demanda. Sem ele, é impossível programar o ritmo de produção, fazer um inventário, definir a estratégia de transporte até o ponto de venda, etc.

Conseguir um fluxo logístico eficiente e que melhore o desempenho da cadeia de suprimentos não depende unicamente das tarefas inerentes à logística (abastecimento, armazenamento, processamento de pedidos e distribuição), pois também é importante o trabalho coordenado de cada um dos departamentos da empresa.

Definir a estratégia de transporte até o ponto de venda ou cliente final é básico para ter um fluxo logístico eficiente

Definir a estratégia de transporte até o ponto de venda ou cliente final é básico para ter um fluxo logístico eficiente

Tipos de fluxos logísticos

De acordo com a etapa em que operem, existem dois grandes tipos de fluxos logísticos:

  • Fluxos internos. Também conhecidos como fluxos de produção, se referem a todos os movimentos relacionados aos componentes e aos diferentes materiais necessários na rede de produção (aprovisionamento). Isso inclui os processos de transformação, fabricação, manuseio, armazenamento e transporte de matérias-primas. 
  • Fluxos externos. São divididos em dois tipos, o fluxo de fornecimento e o fluxo de distribuição. O fluxo de fornecimento está relacionado à circulação de matérias-primas e consumíveis do fornecedor para o armazém. O fluxo de distribuição, por sua vez, diz respeito ao movimento dos produtos acabados ou semiacabados do armazém para o cliente final. 

Além disso, e de acordo com as necessidades de fornecimento, podemos classificar diferentes estratégias para gerenciar os fluxos:

  • Fluxo push. São fabricados os produtos necessários em função das previsões de demanda.
  • Fluxo pull. A ordem de produção de um produto é executada unicamente se houver uma demanda real do mesmo. É muito comum em produtos que são comercializados apenas sob encomenda ou que exigem uma personalização. 
  • Fluxo tenso. Também conhecido como just-in-time, se baseia em fornecer tanto a matéria-prima quanto os produtos acabados no momento necessário. Dessa forma, os estoques armazenados se reduzem ao mínimo. 
  • Fluxo sincrônico. O fornecimento de diferentes materiais e peças é realizado à medida que avança o processo de produção.

Benefícios de um gerenciamento eficiente dos fluxos logísticos

Gerenciar com sucesso os fluxos logísticos de uma empresa é básico no momento de tirar o máximo proveito de nossa cadeia de suprimentos. Os benefícios que obteremos são os seguintes:

  • Aumento da produtividade. Parece evidente, mas é o principal benefício obtido de um gerenciamento eficiente dos fluxos logísticos. A produtividade das linhas de produção aumenta até a entrega da mercadoria ao cliente final. 
  • Melhoria no gerenciamento do inventário. O controle da mercadoria melhora significativamente quando os departamentos compartilham todas as informações. Dessa forma, é mais difícil chegar a situações de excesso de estoque ou de ruptura de estoque.
  • Otimização das informações. É consequência de unificar e simplificar as informações e inventários. 
  • Redução de custos. Conhecer e aprimorar os fluxos logísticos é indispensável para adotar medidas de melhoria e otimizar qualquer operação. Um melhor desempenho se traduz em uma redução de custos logísticos.
  • Competitividade empresarial. Com um fluxo logístico ágil e sem erros, as empresas são mais competitivas e, portanto, podem expandir-se e explorar novos mercados com sucesso.
  • Fidelização do cliente. Um bom serviço ao cliente só é possível se os pedidos forem entregues no prazo, sem erros nem falhas. Dessa forma, o cliente ficará satisfeito com a experiência de compra e terá mais possibilidades de confiar novamente em nós. 

Um gerenciamento eficiente do fluxo logístico nos ajudará a atingir o principal objetivo da logística: aumentar o valor de nosso produto e serviço ao mínimo custo possível.

Fluxo logístico 4.0

A automação logística se converteu na solução encontrada por muitas empresas para continuarem sendo competitivas em um contexto onde a indústria 4.0 ocupa o espaço principal. Nessa linha, o gerenciamento do fluxo logístico melhora consideravelmente quando são automatizadas todas ou uma grande parte das operações que formam a cadeia logística, inclusive, a transferência de informações. 

Implementar algum dos diferentes tipos de armazéns automáticos e/ou equipamentos de movimentação robotizados nos ajudará a melhorar a produtividade, minimizar erros e reduzir custos operacionais. Sem dúvida alguma, são três consequências que determinam se o fluxo logístico de uma empresa é ou não eficiente. 

Também é possível digitalizar o gerenciamento de todas as informações relacionadas ao fluxo logístico mediante um programa de gerenciamento de armazém. Um WMS integrado ao ERP permite ter um armazém hiperconectado aos demais elos do supply chain. Os ERP são compostos por diferentes módulos relacionados diretamente ao fluxo logístico, tais como módulos financeiros, módulos transversais, como o de manutenção ou qualidade, ou módulos logísticos como o de produção ou compras.

Os Sistemas de Gerenciamento de Armazém, por sua vez, tal como o Easy WMS da Mecalux, oferecem funcionalidades que permitirão um melhor gerenciamento digital do fluxo logístico, desde que o produto é fabricado até ser entregue ao cliente final. Esse é o caso do módulo WMS para Ambiente Produtivo, que sincroniza as operações do armazém com os processos de produção para garantir seu abastecimento just-in-time. Quanto às entregas, o módulo Software para gestão da expedição logística simplifica a relação diária do armazém com as agências de transporte, mantendo um controle total de todo o processo de expedição, desde que os artigos são embalados até a criação do código de rastreamento.

Implementar um WMS permite digitalizar o gerenciamento de todas as informações relacionadas ao fluxo logístico

Implementar um WMS permite digitalizar o gerenciamento de todas as informações relacionadas ao fluxo logístico

Fluxo logístico: pedra angular da cadeia de suprimentos

É impossível ter uma cadeia de suprimentos eficiente sem um fluxo logístico, ágil, dinâmico, sem erros e conectado aos demais departamentos. Para dinamizar o fluxo logístico é aconselhável identificar os processos do armazém que podem ser automatizados e como melhorar o gerenciamento das informações integrando um WMS ao ERP. 

Se acredita que o fluxo logístico de sua empresa pode melhorar, mas não sabe como, entre em contato com a Mecalux para que possamos oferecer-lhe uma solução logística inovadora e personalizada.