A gestão de estoque usando drones ajuda a alcançar um controlo de stock eficiente

Drones para inventário: o futuro do controle de estoque?

31 mai 2021

Fazer inventários utilizando drones pode parecer ficção científica. Mas a verdade é que, pouco a pouco, esses aparelhos começam a sobrevoar o setor logístico com a finalidade de dar suporte em certas tarefas, como o gerenciamento do estoque

Enquanto no dia a dia do armazém o uso de um Sistema de Gerenciamento de Armazém e de terminais de radiofrequência são dificilmente substituíveis, os drones poderiam alterar as regras do jogo no momento de executar o temido inventário anual. Uma tarefa que exige parar total ou parcialmente a atividade do armazém para que os responsáveis possam escanear todos os artigos, um por um. Nessa operação, os drones poderiam liberar os operadores de um trabalho tedioso e permitir que o armazém continue funcionando com normalidade. 

Neste artigo abordamos os principais benefícios proporcionados pelos drones na logística e lhe explicamos como seria o gerenciamento do inventário com o apoio de tal tecnologia. 

Drones e logística

A logística é provavelmente um dos setores que mais poderiam se beneficiar do surgimento e utilização dos drones. Esse veículo aéreo não tripulado (UAV em suas siglas em inglês, Unmanned Aerial Vehicle) é dirigido por um operador através de controle remoto, embora vejamos com mais frequência modelos controlados por computador ou que seguem de forma autônoma uma rota preestabelecida.

A capacidade de se deslocar de forma rápida e segura permite que os drones sejam percebidos como uma ferramenta de apoio à transformação digital que está sendo realizada pela logística 4.0. Mas, qual o impacto desses dispositivos na cadeia de suprimentos

Grandes empresas como a Google ou Amazon já estão trabalhando com protótipos de drones para entregar pedidos aos clientes. No entanto, outra aplicação que já está sendo colocada em prática em alguns armazéns é o gerenciamento do inventário

Um inventário faz referência a uma lista organizada e detalhada do estoque armazenado por uma empresa. Para fazer o gerenciamento correto é necessário verificar que esta lista coincide com a mercadoria realmente armazenada. Embora o programa de gerenciamento de armazém mantenha um inventário permanente na forma digital, a cada certo tempo são realizados controles manuais — principalmente, o inventário anual — para verificar se ocorreu algum desajuste causado por erro humano. 

O uso de drones nesses inventários manuais pode eliminar os grandes inconvenientes envolvidos. Imagine um drone sobrevoando de forma autônoma o armazém e escaneando os códigos de barras ou etiquetas RFID, para depois informar o WMS das unidades de cada referência. Dessa forma, poderiam ser detectados desajustes de inventário automaticamente, sem necessidade de ter trabalhadores que se dediquem exclusivamente a essa tarefa.

Os drones voam pelos corredores de armazenamento de forma autônoma

Os drones voam pelos corredores de armazenamento de forma autônoma

Gerenciar o estoque com um drone: funcionamento

Existem dois modos para dirigir o drone. O primeiro, e mais comum, é usando um controle remoto e, o segundo (unicamente para modelos que incorporam um GPS) é estabelecendo o rumo de voo de forma automática. Dessa forma, graças aos seus sensores e ao seu sistema de geolocalização indoor, se desloca pelo interior do armazém de acordo com um plano de voo e um percurso predeterminados.

Uma vez em voo, as câmeras do drone capturam as informações das etiquetas incorporadas em cada unidade de carga para controlar o estoque. A leitura das etiquetas pode ser feita através de um código de barras ou um código RFID. O sistema RFID oferece mais recursos, pois permite que o drone identifique os produtos de ambos os lados de um corredor, a uma distância de mais de 8 metros e com até sete paletes de profundidade, sem necessidade de ter contato direto com a etiqueta. Cabe destacar que todos esses recursos estão sujeitos ao tipo de drone, armazém, unidade de carga e posição da etiqueta.

Integração de um drone com o WMS

A tarefa de rastrear e ler as etiquetas dos produtos armazenados não faz sentido se todos esses dados não forem passados para um programa de gerenciamento de armazém que transforme os dados em informações. A integração de um drone ao WMS é, praticamente, a mesma que com qualquer sistema de comunicação por radiofrequência, RFID ou outro elemento robotizado de um armazém. 

Implementar um WMS é fundamental para que o gerenciamento do inventário feito através de um drone seja 100% eficaz. Graças a essa sincronização, o responsável logístico pode detectar desajustes no inventário inclusive no momento da leitura.

Com as informações recebidas do drone, o WMS terá um mapa mais fiel do estoque real do armazém. Portanto, as operações próprias do WMS — slotting, rastreabilidade de produto, etc. — também serão mais precisas.

Os drones compilam todos os dados relacionados ao inventário e os transferem ao WMS

Os drones compilam todos os dados relacionados ao inventário e os transferem ao WMS

Benefícios de gerenciar o inventário utilizando drones

Utilizar um drone como ferramenta auxiliar para o controle de estoque oferece vantagens significativas, tanto em âmbito logístico quanto de custos:

  • Aumento da produtividade: os drones leêm as etiquetas de códigos de barra ou RFID, esta última a vários metros de distância, por isso podem controlar o inventário simplesmente voando pelos corredores do armazém. Além disso, os drones podem acessar facilmente a mercadoria localizada a grande altura, onde os operadores já não têm visão direta.
  • Maior controle e confiabilidade do inventário: os drones evitam que um operador tenha que revisar periodicamente o inventário de forma manual, o que também é suscetível a erros humanos. 
  • Aumento da segurança: os operadores já não terão que lidar com tarefas tediosas e, muitas vezes, pouco ergonômicas. Além disso, a utilização de drones permite que haja menos circulação de pessoas nos corredores de trabalho, possibilitando um movimento seguro dos equipamentos de movimentação. 
  • Redução de custos: os custos originados dos inventários anuais ou periódicos são mais elevados do que parecem: pessoal destinado a tal atividade, tempo de trabalho, interrupção da atividade por completo, desgaste dos equipamentos de movimentação, etc. Através de um drone poderemos otimizar nossos recursos e os operadores poderão focar em potencializar outras operações logísticas.

É necessário estar ciente de que o drone não nos exime de implantar um Sistema de Gerenciamento de Armazém nem de escanear códigos de barras manualmente ao receber, armazenar e expedir mercadoria. No entanto, pode ser um complemento muito útil para comprovar automaticamente se não há desajustes no estoque e, sobretudo, para que a atividade do armazém siga seu curso enquanto se realiza um inventário anual ou periódico.

Desvantagens do uso de drones no armazém

Trata-se de uma tecnologia relativamente nova, portanto os fabricantes continuam trabalhando para melhorar seus recursos com o objetivo de proporcionar uma melhor experiência ao usuário e oferecer um desempenho superior. Alguns de seus inconvenientes são:

  • Identificação sempre visível: a mercadoria deve estar corretamente etiquetada. Isso significa que a etiqueta deve estar localizada no lado externo do palete e ter um tamanho suficientemente grande para que o drone possa lê-la corretamente. 
  • Interrupção de outras atividades: é preferível fazer o inventário em uma fase sem atividade no armazém (à noite, fim de semana, etc.) para manter a produtividade da instalação e, sobretudo, evitar possíveis acidentes com o drone.
  • Elevado custo inicial: alguns drones, principalmente aqueles que oferecem recursos mais avançados, têm um custo elevado. Possivelmente, à medida que a tecnologia drone avance, surgirão mais ofertas e o custo desses sistemas sofra uma redução. 

A identificação das etiquetas é, provavelmente, o aspecto com mais margem de melhoria e no qual as empresas estão trabalhando mais intensamente para oferecer melhores recursos.

Os operadores já não terão que utilizar manualmente os terminais de radiofrequência para gerenciar o inventário

Os operadores já não terão que utilizar manualmente os terminais de radiofrequência para gerenciar o inventário

Presente e futuro no gerenciamento do inventário

Qualquer operador ou responsável pelo armazém sabe o esforço e os recursos necessários para fazer um controle perfeito do inventário. A utilização de drones para cumprir essa função abre novas possibilidades. Seu modo de utilização e seus recursos melhoram dia a dia, convertendo-o em um promissor complemento dos sistemas de gerenciamento e dos terminais de radiofrequência. 

Graças à tecnologia drone, o controle do estoque poderia ser mais fácil, econômico, rápido e, sobretudo, eficiente. Se você aposta na tecnologia para digitalizar os processos, não hesite em entrar em contato com a Mecalux para que possamos ajudá-lo a encontrar a solução logística que melhor se adapte às suas necessidades.