Truck loading is the process of placing goods onto the transportation vehicle

Como otimizar o carregamento de camiões no armazém utilizando software

11 ago 2021

Carregar corretamente um camião com mercadorias é um processo complexo, especialmente devido à crescente diversidade de embalagens, unidades de carga e tipos de transporte. O software e a digitalização são a solução para esse problema, pois ajudam a automatizar grande parte do processo, tornando-o mais rápido e eficaz.

Neste artigo, exploramos como as novas tecnologias podem ajudar o armazém a atingir o máximo de eficiência e produtividade no envio de mercadorias.

Carregando um camião na era do e-commerce

Carregar um camião é o processo de colocar a mercadoria no veículo para que seja transportada até o seu destino (centro de distribuição, outro armazém ou diretamente ao cliente final). É imprescindível certificar-se de que a distribuição do peso no camião seja correta e, principalmente, que não existam erros nas mercadorias expedidas ou atribuídas.

A dificuldade é aumentada pelos prazos de entrega apertados exigidos pelo e-commerce e pela logística multimodal, onde a mercadoria passa por diversos meios de transporte até chegar ao destino. Um setor paradigmático dessa complexidade é o 3PL, pois a variedade de referências e clientes tornam a expedição uma operação particularmente complicada.

As dificuldades crescentes também são acompanhadas por uma penalidade maior por erros. Em caso de falha, a devolução e o envio de um novo produto devem ser geridos pela empresa, que deverá assumir todos os custos extras.

Consequentemente, a fase de envio é fundamental para o controle de custos e a imagem da marca. Uma vez que a mercadoria esteja no camião, será muito difícil desfazer qualquer erro. A incorporação de software nesta fase é, portanto, essencial para garantir a fluidez do processo.

O Easy WMS pode atribuir automaticamente a mercadoria a um buffer e depois carregar o camião diretamente
O Easy WMS pode atribuir automaticamente a mercadoria a um buffer e depois carregar o camião diretamente

Vantagens de implementar um software na fase de carregamento de camiões

Sistema de Gestão de Armazéns (SGA) é o software encarregado de gerir o carregamento de camiões num armazém. Sem ir mais longe, o Easy WMS, o SGA da Mecalux, permite atribuir uma doca de carga ou buffer de saída a cada mercadoria que deve ser expedida.

A implementação do software neste processo trará os seguintes benefícios:

  • Localizar a mercadoria de acordo com a rota do camião. O software estabelece critérios e regras de localização adaptados às necessidades do produto ou empresa. O Easy WMS, por exemplo, designa um pulmão ou uma doca para o operador movimentar a mercadoria, que posteriormente será carregada no camião correspondente. Tudo com o objetivo de customizar ao máximo esta operação, planeando a colocação da mercadoria de acordo com a rota de transporte do camião.
  • Distribuir melhor os pesos e volumes no camião. A combinação ideal de caixas, paletes ou outras unidades de carga permite maximizar a capacidade do veículo. O software também considera a distribuição do peso para que não ocorram desequilíbrios e o veículo não ultrapasse a massa máxima autorizada (MMA).
  • Antecipar o descarregamento. Às vezes, a descarga do camião deve ser feita numa ordem específica. Talvez nem todas as mercadorias sejam descarregadas no mesmo local ou alguns produtos precisem ser descarregados primeiro.  Isto deve ser levado em conta muito antes, no momento do carregamento. Aqui o software é quem nos guia, indicando quais os pacotes que serão carregados primeiro e quais depois, para que os que precisam ser descarregados primeiro sejam mais acessíveis.
  • Elimine os excessos de custos. Um SGA garante a rastreabilidade completa do produto, evitando cargas erradas. O software atribui automaticamente a carga de acordo com critérios pré-estabelecidos (rota, ordem de inscrição ou saída) para que o pacote chegue ao destino final sem erros. Ao eliminar esses erros, os custos de logística reversa são reduzidos.

Em geral, o uso de software agiliza as tarefas de expedição do armazém, evitando entregas erradas e otimizando o tempo de carregamento de cada camião.

O Easy WMS permite a atribuição automática de carga de acordo com a transportadora
O Easy WMS permite a atribuição automática de carga de acordo com a transportadora

Atribuição automática de docas de carga

Um software como o Easy WMS possui a funcionalidade de gerir as cargas de um camião de acordo com a rota de transporte.

Vamos ver como funciona. Quando uma mercadoria vai ser expedida, o Easy WMS indica um pulmão (espaço para colocar previamente a carga) ou, diretamente, uma doca de carga. Esta decisão pode ser feita de forma manual por um operador ou pode ser determinada automaticamente pelo SGA (com base em critérios pré-estabelecidos).

Durante o processo de preparação de pedidos, o Easy WMS pode atribuir a cada pacote uma área de preparação ou outra de acordo com a ordem de saída e/ou rota pré-estabelecida. Assim, o sistema de gestão de armazém da Mecalux facilita a expedição da mercadoria, distribuindo os envios de acordo com a transportadora designada.

Esta operação pode ser realizada de um pequeno terminal ou através uma estação de trabalho. Para isso, basta o usuário inserir os dados pertinentes no ecrã. Seguindo uma série de etapas, podem ser criadas quantas forem necessárias. Será indicada a doca onde será realizado o carregamento e, opcionalmente, a matrícula do veículo transportador.

Assim, o software possibilita a configuração de cargas automáticas de acordo com os dados previamente recolhidos no SGA. A partir da ordem de saída, da rota pré-estabelecida, ou da agência de transporte designada, o Easy WMS cria uma tarefa para a operadora levar a mercadoria até o pulmão de destino, garantindo que nenhum pacote será enviado pela transportadora errada.

Expedição rápida e sem erros

A implementação de um software, e particularmente um SGA, não apenas reduz o desgaste da força de trabalho na expedição de mercadorias, mas também elimina os erros, agiliza as operações e garante a rastreabilidade do produto em toda a cadeia de abastecimento.

Se quiser diferenciar-se dos seus concorrentes, eliminando as entregas erradas no seu armazém, entre em contato com a Mecalux. Um consultor especializado no Easy WMS irá oferecer-lhe a solução mais adequada às suas necessidades. Podemos garantir um transporte ágil e sem erros para clientes e fornecedores.