A transferência de stock consiste em enviar mercadoria de um armazém para outro

Equilibrar o inventário através da transferência de stock

15 mai 2025

A transferência de stock consiste em enviar produtos de um ponto de venda físico ou armazém para outra instalação da empresa. Essa operação, conhecida em inglês como inventory balancing, tem o objetivo de equilibrar a quantidade de mercadoria disponível nos diferentes armazéns e lojas, assim como definir o nível de stock ideal para a prestação do serviço.

Ao mover artigos de um ponto a outro, o risco de cometer erros pode ser alto. Com um software de gestão de armazém, as empresas que contam com diversas instalações podem registar os movimentos da mercadoria, desde que esta sai de uma loja ou armazém até ser entregue no ponto de destino. Portanto, podem minimizar o risco de erros.

O que é a transferência de stock?

A transferência de stock consiste em enviar o excesso de mercadoria que está em uma loja ou armazém para outra loja ou armazém que precise de tais artigos.

Movimentar stock entre duas instalações proporciona duas vantagens principais:

  • Para o armazém que envia mercadoria, liberta espaço o que permite acomodar as novas referências. Dessa forma, a empresa consegue evitar que os produtos fiquem obsoletos no seu armazém, o que aumentaria os custos de armazenagem.
  • Para a instalação que recebe a mercadoria, redistribui o stock o que ajuda a ter os produtos necessários para prestar um melhor serviço. A disponibilidade da mercadoria gera clientes satisfeitos, que podem adquirir os artigos que desejam no momento certo.
As transferências de stock permitem equilibrar o stock dos armazéns
As transferências de stock permitem equilibrar o inventário dos armazéns

Importância da transferência de stock

A transferência de stock é um processo essencial em empresas que tenham uma estratégia omnichannel. Por quê? Atender clientes de diferentes canais de venda pode levar a desequilíbrios no stock, ou seja, lojas ou armazéns com uma quantidade insuficiente de mercadoria.

Uma das soluções para evitar que uma empresa fique sem mercadoria são as transferências de stock, ou seja, o envio de produtos de um armazém para outro que precise da mercadoria.

Outra forma de evitar quebras de stock em armazéns e lojas é através uma planificação da procura adequada que se baseie nos padrões de consumo. Dessa forma, as empresas podem determinar a quantidade de mercadoria que devem armazenar e calcular antecipadamente as possíveis transferências de stock. No entanto, como os hábitos dos clientes mudaram nos últimos anos, sobretudo com a expansão do e-commerce, as empresas estão a ter muitas dificuldades para antecipar as vendas.

A estratégia omnichannel exige uma integração perfeita entre armazéns (conhecido como gestão multiarmazém) e lojas. A gestão integrada entre instalações facilita a preparação de pedidos com diversos destinos, assim como a transferência de stock entre armazéns e lojas. O crescimento da estratégia omnichannel BOPIS (buy online, pickup in store) também fez com que as lojas desempenhem uma dupla função: além de ser um ponto de venda físico, se converteram em armazéns onde os clientes coletam os pedidos online.

Software para a transferência de stock

Para redistribuir o stock entre lojas ou armazéns de forma eficiente, é fundamental fazer um controlo da mercadoria. Como? Com um software de gestão de armazém, capaz de fazer o monitoramento dos movimentos dos produtos, desde que chegam ao armazém até à sua expedição. O software pode notificar a empresa sobre os artigos que vão ser consumidos e organizar as reposições com antecedência para evitar eventuais quebras de stock que impediriam satisfazer a procura dos clientes.

O software de gestão de armazém deve ser equipado com funcionalidades que contribuam para controlar as transferências de stock entre armazéns e lojas. Por exemplo, o software da Mecalux oferece a funcionalidade avançada Store Fulfillment para armazéns, que mantém o stock sempre atualizado entre armazéns e lojas, além de sincronizar as operações.

Trata-se de uma solução digital muito útil para empresas com uma estratégia omnichannel, porque integra o stock entre lojas físicas e armazéns. O Store Fulfillment para armazéns da Mecalux define o volume mínimo de stock para cada loja, notificando o centro de distribuição no momento em que tal nível é atingido. O software também organiza as reposições e controla as transferências de mercadoria para evitar erros.

 

Outra forma de controlar os movimentos da mercadoria é determinando a localização adequada para cada referência. Com uma distribuição ideal da mercadoria no armazém, as empresas podem controlar com precisão a rastreabilidade dos produtos. Ao atribuir uma localização para cada artigo, é possível verificar a qualquer momento e em tempo real qual é a localização exata da mercadoria ao longo da sua trajetória no armazém.

Por exemplo, o módulo Slotting para armazéns da Mecalux inclui regras e critérios para gerar automaticamente as tarefas de redistribuição da mercadoria no armazém e determinar a melhor localização para cada referência.

Transferência de stock segura

Equilibrar a quantidade de stock de um armazém é fundamental visando ter a mercadoria necessária para atender os clientes. As empresas com uma gestão multiarmazém ou com uma estratégia omnichannel devem ajustar a quantidade de produtos disponível nas suas instalações logísticas para reduzir os custos de armazenagem e garantir a disponibilidade da mercadoria.

Para as transferências de stock entre instalações, as empresas costumam utilizar um software que lhes proporcione a máxima segurança para movimentar a mercadoria e evitar falhas. A Mecalux possui uma extensa variedade de softwares capazes de controlar a rastreabilidade da mercadoria e otimizar todas as operações logísticas. Entre em contato connosco para saber como o Easy WMS pode ajudar a gerir com eficiência os seus produtos.