O pick by voice é uma solução de preparação de pedidos semiautomática

O ‘pick by voice’, uma tecnologia que volta a ser tendência

21 jan 2025

O pick by voice (também denominado simplesmente picking voice) torna-se uma realidade em cada vez mais armazéns. A consolidação do software de gestão de armazém (SGA) e o ressurgimento de qualquer tipo de assistente de voz permitem que esse método de preparação de pedidos seja uma possível resposta para enfrentar os desafios logísticos atuais.

O picking voice é uma tecnologia semiautomática de preparação de pedidos que utiliza um ou mais dispositivos sem fios ligados a um SGA. O desenho dessa solução liberta as mãos do operador de picking, permitindo multiplicar o seu desempenho no picking.

O que é o ‘pick by voice’ e quais vantagens oferece?

O pick by voice (picking por voz em português) é uma solução de preparação de pedidos semiautomática que, através de auriculares, o operador recebe as instruções sobre a mercadoria que deve recolher e confirma com um microfone que completou a tarefa. Ao utilizar unicamente a voz, não existe necessidade de consultar um picking list, portanto, as mãos ficam livres para mover a mercadoria de forma mais eficiente ou dirigir um empilhador. Toda a operação é coordenada pelo software de gestão de armazém (SGA), que indica a rota de picking, a ordem de recolha dos produtos e a quantidade de artigos de cada referência, entre outros.

Esse método de assistência ao picking é comum em armazéns que têm uma alta densidade na preparação de pedidos, uma vez que a introdução de tecnologia permite que o operador reduza os erros decorrentes do aumento de pedidos. Da mesma forma, também reduz o tempo dedicado à formação, ou seja, permite que o operador tenha conhecimento das particularidades tanto do armazém, layout, sistemas de armazenagem, entre outros, quanto da carga, rotatividade, critérios de localização, entre outros.

Deste modo, o software encarrega-se de especificar passo a passo as tarefas do operador, indicando constantemente a próxima tarefa a realizar. O sistema não só mostra as ações a realizar, como também valida a sua boa prática: o operador confirma a execução da tarefa através de um comando de voz.

Essa tecnologia de preparação de pedidos é utilizada em ambientes onde o operador usa as duas mãos para fazer picking, podendo substituir a utilização de terminais de radiofrequência, ou onde as condições ambientais impedem que o operador manipule esses equipamentos com a precisão necessária. Esse é o caso, por exemplo, das câmaras de refrigeração, onde os sistemas de proteção (como luvas) dificultam a utilização de terminais de radiofrequência.

Em suma, o pick by voice é o caminho para a automação na preparação de pedidos. A introdução dessas tecnologias permite obter um picking mais rápido e uma diminuição significativa dos erros durante essa operação. Tal como aponta o artigo académico A comparison of order picking methods augmented with weight checking error detection ("Uma comparação de métodos de picking ampliada com a deteção de erros" em tradução livre), verifica-se que a combinação entre o pick-to-light (preparação de pedidos através de sistemas de luzes nas estantes) e dispositivos de pick by voice consegue dinamizar em 19% esse processo, além de eliminar 67% dos erros cometidos.

A evolução do ‘pick by voice’

Os dispositivos de pick by voice atuais não têm nada a ver com as ferramentas caras e pesadas que se popularizaram no final dos anos 90 em armazéns dos Estados Unidos e da Europa. Essa evolução caminha junto à melhoria das tecnologias de reconhecimento de voz.

Atualmente, a tecnologia de preparação de pedidos por comandos de voz permite utilizar scanners de códigos de barras inteligentes, o que possibilita compilar os dados com apenas um comando de voz e sem necessidade de usar o leitor de código de barras.

Uma desvantagem dos primeiros sistemas é que eles exigiam que cada operador treinasse a identificação de voz durante as primeiras semanas. Atualmente, a evolução da tecnologia de assistência por voz utiliza um sistema de reconhecimento de voz que não exige formação prévia.

Além disso, a modernização dos softwares de gestão de armazém aumentou a eficiência da tecnologia picking voice. Agora, já não é preciso que todos os pedidos sejam importados de um SGA e traduzidos para um servidor de voz: os pedidos são transmitidos diretamente do software para o dispositivo portátil, agilizando as instruções para o preparador de pedidos.

A adaptabilidade dos softwares de gestão de armazém permitiu expandir a tecnologia de pick by voice e já não é preciso ter vários softwares no armazém: o SGA integra os dispositivos dessa tecnologia e os seus mecanismos de controlo para garantir a eficiência no processo de preparação de pedidos. Consequentemente, a preparação de pedidos através de comandos de voz pode ser realizada com qualquer aplicativo ou dispositivo ligado diretamente ao SGA, seja on-premise ou em SaaS.

A evolução do pick by voice caminha junto à melhoria dos assistentes de voz
A evolução do pick by voice caminha junto à melhoria dos assistentes de voz

‘Picking voice’, uma tecnologia revitalizada

A maior eficiência no picking e a facilidade de implementação no armazém fazem com que o pick by voice seja uma opção cada vez mais utilizada pelas empresas. Um estudo da consultora GrandView Research indica que essa tecnologia crescerá anualmente a uma taxa de 14,7%, atingindo um volume de mercado de mais de 3.100 milhões de dólares em 2025.

Por quê? O pick by voice permite aumentar a eficiência em processos como a preparação de pedidos ou de embalagem graças aos comandos de voz, deixando livres tanto as mãos quanto os olhos do operador. Toda essa operação é possível graças à melhoria na tecnologia de reconhecimento de voz e à integração de dispositivos externos ao software de gestão de armazém, que garantem um aumento na precisão do picking.

O picking por voz contribui para a implementação de modelos de preparação de pedidos que permitem ser eficientes numa época de estratégia omnichannel e prazos de entrega curtos, o que obriga as empresas a terem uma maior quantidade de referências para satisfazer as necessidades dos consumidores. Nesse contexto de heterogeneidade do armazém, tanto em termos de número de referências quanto de pedidos multi-referência, são necessárias tecnologias que minimizem os erros e agilizem o movimento dos operadores na preparação de pedidos.

Essa tecnologia, além de ser mais eficiente, também promove um ambiente de trabalho mais seguro, especialmente durante a pandemia por coronavírus. O picking voice, como tecnologia de picking guiado, garante o respeito à distância de segurança. O software estabelece percursos que evitam que os operadores coincidam no mesmo ponto.

O pick by voice aumenta a agilidade na preparação de pedidos e limita os erros nessa fase logística
O pick by voice aumenta a agilidade na preparação de pedidos e limita os erros nessa fase logística

Instalar um sistema de ‘pick by voice’ no armazém

A via para implementar a tecnologia pick by voice no armazém envolve a utilização de um software de gestão de armazém. Um SGA como o Easy WMS da Mecalux integra os dispositivos de pick by voice para implementar uma preparação de pedidos semiautomática que funciona através de reconhecimento de voz. O SGA encarrega-se de coordenar a fase de picking: sequencia as tarefas dos operadores, guiando-lhes pelo armazém e indicando-lhes as referências e quantidades a recolher de cada localização.

Uma vez implementado corretamente o software e parametrizado de acordo com as características da instalação, o responsável logístico equipa os operadores com os dispositivos necessários para realizar o pick by voice, normalmente um microfone e auriculares, com a finalidade de receber instruções e comunicar-se com o software através de comandos de voz.

Um exemplo de utilização do pick by voice é o da empresa holandesa de fantasias e artigos de festa Boland. Essa empresa equipou o seu armazém com uma solução de tecnologia de voz, em combinação com estantes de paletização convencional e o Sistema de Gestão de Armazém Easy WMS. “Estamos muito satisfeitos com a preparação dos pedidos porque as estantes facilitam o trabalho dos operadores. Com o sistema de picking por voz, os operadores trabalham 10% mais rápido”, afirma Niels Balvert, responsável pela Logística da Boland.

O ressurgimento do ‘pick by voice’

A consolidação do software de gestão de armazém e a modernização dos assistentes de voz impulsionaram a tecnologia pick by voice. Num ambiente onde, para ser eficientes, é preciso limitar os erros na preparação de pedidos, a tecnologia de picking através de comandos de voz pode ser o caminho para a produtividade.

No entanto, para adaptar os processos a essa tecnologia é necessário confiar num software de gestão de armazém como o Easy WMS da Mecalux, um programa que coordena as operações que ocorrem no armazém para tirar o máximo proveito de cada fase logística. Se estiver interessado em reduzir erros e agilizar os procedimentos do armazém, não hesite em entrar em contato connosco. Um consultor especializado irá aconselhar na melhor solução oferecida pelo Easy WMS para o seu armazém.