
9 indicadores de desempenho de armazenagem para medir a gestão logística
Os indicadores de desempenho de armazenagem são métricas para calcular e controlar a eficiência das operações logísticas dentro da instalação. Também conhecidos como Key Performance Indicators (KPI, nas siglas em inglês), estes valores de desempenho permitem identificar os pontos fortes e fracos relacionados à gestão de stock.
Graças aos indicadores de desempenho utilizados na armazenagem, o responsável da logística pode monitorizar o desenvolvimento dos processos, identificar oportunidades de melhoria e tomar decisões baseadas na produtividade real de cada área da instalação.
Indicadores utilizados na armazenagem para monitorizar o desempenho logístico
Existem diversos indicadores de desempenho de armazenagem que analisam a gestão logística. No momento de escolher as métricas mais decisivas para verificar o desempenho das operações de armazenagem, preparação dos pedidos e expedição da mercadoria, é preciso considerar variáveis como as características do armazém, a localização da mercadoria, o tipo de produto ou a unidade de carga a armazenar, entre outros.
Estes são alguns dos indicadores de desempenho de armazenagem mais adequados para monitorizar o desempenho logístico:
1. Eficiência na receção da mercadoria
Mede a produtividade do trabalho realizado na área de receção do armazém. Esta métrica é útil para avaliar o desempenho dos sistemas de transporte e armazenagem, assim como a eficiência dos dispositivos de receção e a formação dos operadores, entre outros aspetos. Uma receção de mercadorias racional reduz o risco de perdas de stock e simplifica operações como a armazenagem ou a preparação de pedidos.
A fórmula para medir a eficiência na receção de mercadorias é:
Eficiência na receção = volume de stock recebido / número total de horas de trabalho
Por exemplo, se uma empresa recebe 480 unidades de carga por dia e o armazém opera em três turnos de trabalho, a eficiência na receção seria:
480 / 24 h = 20 unidades de carga por hora
2. A ocupação dos cais de carga
Calcula a percentagem de ocupação dos cais de carga durante a operação de receção, expedição ou ambas. 100% de ocupação de carga pode indicar ao responsável da logística a necessidade de ampliar o pátio do armazém. A fórmula deste indicador de desempenho é:
Ocupação dos cais de carga = (cais de carga utilizados / cais de carga disponíveis) x 100
Seguindo com o caso anterior, se para receber as 480 paletes diárias o armazém só utiliza 5 dos 7 cais de carga disponíveis, a percentagem de ocupação dos cais de carga é:
(5 / 7) x 100 = 71% de ocupação dos cais de carga durante as tarefas de receção
3. Taxa de rotação de stock ou giro de stock
Mede a quantidade de vezes que os aprovisionamentos de mercadoria se transformam em pedidos completos durante um período de tempo determinado (em geral, um ano), ou seja, este indicador calcula o número de vezes que os produtos armazenados cumprem todo o ciclo de negócio (venda, saída do armazém e cobrança). Como regra geral, uma taxa de rotação de stock alta é benéfica para a empresa, uma vez que o maior movimento de stock diminui os custos de armazenagem.
Taxa de rotação de stock = custo dos produtos vendidos/ valor médio de stock
Por exemplo, se o custo dos bens vendidos for de 720.000 € e o valor médio do stock de 120.000 € a taxa de rotação da empresa será:
720.000 / 120.000 = 6
Ou o que é a mesma coisa, a empresa renova todo o seu stock uma vez a cada dois meses em média, pois 6 é a taxa de rotação de stock resultante.
4. Índice de rutura de stock
Mostra a percentagem de pedidos que não são satisfeitos devido a um stock insuficiente para atender à procura. O responsável da logística deve certificar-se de que este valor seja o mais baixo possível para garantir a entrega ao cliente.
Índice de rutura de stock = (número de pedidos não satisfeitos por falta de stock / número total de pedidos) x 100
Se a média de pedidos não satisfeitos por falta de stock for de 60 por mês sobre um total de 450 pedidos mensais, a percentagem de rutura de stock será:
(60 / 450) x 100 = 13,33% de ruturas de stock no armazém
5. Precisão no picking
Este indicador de armazém permite calcular a eficiência na operação de preparação de pedidos. Uma operação de picking produtiva deve refletir um valor numérico o mais próximo possível de 100%, o que significa que os pedidos são expedidos sem erros e no menor tempo possível.
Precisão no picking = [(número total de pedidos - devolução de artigos incorretos) / número total de pedidos] x 100
Portanto, se uma empresa enviou 5.400 pedidos no ano passado e os clientes devolveram apenas 350, a precisão no picking será:
[(5.400 - 350) / 5.400] x 100 = 93,5% de precisão no picking

6. Taxa de pedidos pendentes
Indicador de desempenho que mostra o número de pedidos pendentes em geral, por falta de stock, sobre o total de pedidos recebidos por um armazém. Para ter um armazém eficiente, este KPI deve estar o mais próximo possível de 0.
Taxa de pedidos pendentes = (número de pedidos pendentes / total de pedidos) x 100
Se um armazém não pode preparar 30 dos 450 pedidos recebidos por dia porque não tem o stock necessário para os completar, a taxa de pedidos pendentes diário será:
(30 / 450) x 100 = 6,6% de taxa de pedidos pendentes
7. 'Days on hand'
Contabiliza o tempo que os artigos permanecem armazenados na instalação. Conhecido também como dias de stock, este KPI mostra o número de dias que a empresa precisa para renovar completamente o stock do armazém. Este indicador de desempenho não mostra um valor objetivo, pois o tipo de negócio, produto ou instalação determina realmente o número ideal de dias. Portanto, demorar muitos dias para renovar o stock num armazém de produtos perecíveis pode representar um verdadeiro problema.
Days on hand = valor de stock diário médio / (valor dos bens vendidos anualmente / 365 dias)
Para resolver esta fórmula é necessário obter primeiro o valor do stock diário médio, que é calculado da seguinte forma: (valor do stock no início do ano + valor do stock no final do ano) / 2.
Imaginemos o seguinte exemplo: uma empresa começa o ano com um stock de 100.000 € e finaliza o ano com um stock armazenado de 140.000 €. Se os bens vendidos durante todo o ano chegam a 720.000 € os dias de stock são:
[(100.000 + 140.000) / 2] / [(720.000 / 365)] = 60,8 dias de stock é a média de tempo que o stock passa no armazém
8. Custo por pedido
Calcula o custo monetário que representa cada pedido para a empresa, desde que o cliente adquire o produto até que lhe é entregue. Este dado considera os custos de armazenagem, de preparação de pedidos ou os gastos energéticos do armazém, entre muitos outros.

Custo por pedido = custos totais do armazém / número total de pedidos enviados
Tomemos o caso de uma empresa com diferentes custos associados à armazenagem, a manipulação de produto e à preparação de pedidos que somam 150.000 € anuais. Se durante este tempo a empresa expediu 5.400 pedidos, o custo por pedido é:
150.000 € / 5.400 = 27,7 € de custo por pedido
9. Taxa de entrega completa e a tempo
Percentagem de pedidos enviados completos e no prazo de entrega combinado com o cliente. O responsável da logística deve planificar a estratégia para que este dado seja o mais alto possível visando garantir um bom serviço logístico.
Taxa de entrega completa e a tempo = (número de pedidos enviados a tempo / número total de pedidos enviados) x 100
Se dos 5.400 pedidos completos por uma empresa no ano passado, 4.674 foram entregues satisfatoriamente, tanto na forma quanto no tempo, a percentagem completa de envios é:
(4.674 / 5.400) x 100 = 86% da taxa de entrega completa e a tempo
Software para medir os indicadores de desempenho de armazenagem
Os indicadores de desempenho de armazenagem são cada vez mais complexos de medir e analisar manualmente. No entanto, a digitalização da cadeia de abastecimento representa uma oportunidade para os responsáveis da logística: programas como um software de gestão de armazém permitem coordenar e monitorizar as operações logísticas, recolhendo todas as informações geradas no armazém.
Para exemplificar com um programa real, o Easy WMS da Mecalux automatiza processos como a receção de mercadoria, a preparação de pedidos ou a devolução de produtos, indicando aos operadores, através de um terminal de radiofrequência, as tarefas que devem ser realizadas a cada momento. O software atribui as deslocações e as localizações dos produtos baseando-se em critérios de eficiência e regras pré-determinadas pelo responsável do armazém.
Além disso, um software de gestão de armazém inclui funcionalidades avançadas para se adaptar às procuras e particularidades de cada cliente. Neste sentido, o módulo Supply Chain Analytics da Mecalux segmenta e estrutura todas as informações geradas num armazém para transformá-las em indicadores de desempenho que facilitam a tomada de decisão do responsável da logística.
Indicadores de armazém: indispensáveis para medir o desempenho
Os indicadores de desempenho de armazenagem são uma ferramenta-chave para medir o desempenho logístico, uma vez que oferecem uma fotografia em tempo real sobre o grau de eficiência das operações logísticas e permitem identificar oportunidades de melhoria.
A digitalização proporciona ao responsável da logística as ferramentas necessárias para monitorizar o desempenho no armazém, medir a eficiência dos processos e tomar decisões de acordo com o desempenho de cada operação. Caso esteja interessado em melhorar a eficiência do seu armazém, entre em contato connosco e um consultor especializado pode aconselhar de como encontrar a melhor solução para a sua empresa.