Equipamentos de movimentação para transportar mercadorias

Equipamentos de movimentação: quais os erros que devem ser evitados

26 jan 2020

Como tirar o máximo proveito do orçamento disponível para os equipamentos de movimentação? A sua empresa gasta muito dinheiro com a substituição de máquinas e quer pôr fim a isso? Não se preocupe porque com certeza não é a única pessoa que vive essa situação. Para ajudá-lo a economizar dinheiro no longo prazo, apresentamos uma lista com os principais erros cometidos no armazém e que pode evitar:

A manutenção dos equipamentos de movimentação de materiais não está a ser feita adequadamente

Um responsável sempre deve zelar para que a manutenção das suas máquinas sejam realizadam corretamente. Uma revisão deficiente poderia significar a deterioração do equipamento.

Por isso, recomendamos que realize o registro da manutenção de cada dispositivo que tiver no armazém: empilhador, porta paletes, transelevador, transportador, etc. Dessa forma, poderá detectar rapidamente os dispositivos defeituosos e prever com maior exatidão a vida útil dos equipamentos.

Exemplo de um registro de manutenção
Exemplo de um registro de manutenção

O seu pessoal não tem formação suficientemente

Como já deve saber, alguns equipamentos de movimentação de carga, como os empilhadores, exigem formação especial e uma habilitação específica. Embora esse último requisito não afete todos os equipamentos de movimentação, recomendamos que faça uma monitoração dos funcionários quando estes aprendam a utilizá-los. É imprescindível cuidar da formação do pessoal. De fato, tanto se o seu funcionário trabalhar no seu posto há anos, quanto se fizer parte da equipa há uma semana, ele deve receber formação com regularidade.

Promover a segurança e o bem-estar no trabalho reverte no interesse de todos e evita acidentes: um funcionário devidamente preparado executa as operações com maior rapidez do que um trabalhador sem formação, além disso, é mais provável que respeite as normas impostas pelo seu setor de atividade e pela sua empresa.

Operadores movimentando mercadorias num armazém
Operadores movimentando mercadorias num armazém

Não considerar os avanços tecnológicos

Como mencionamos anteriormente, o nosso mundo está a evoluir, assim como o nosso setor. Resistir aos avanços tecnológicos pode não ser a melhor estratégia a ser adotada. Pense em analisar essa opção antes de rejeitá-la.

Para aproveitar os avanços tecnológicos sem ter que usar soluções de armazenagem automática ou reformular o layout de seu armazém de A à Z, convém saber que o uso de software para armazéns permite melhorar o desempenho logístico das seguintes operações:

  • Recebimento e envio da mercadoria.
  • Rastreabilidade e gestão de stock.
  • Otimização dos recursos humanos: planeamento, previsões, relatórios, análise do trabalho realizado pelo pessoal de logística, etc.
  • Preparação de pedidos e picking.

Recusa-se a automatizar o seu armazém

Já estão a ser utilizadas muitas soluções de armazenagem e de manuseio automático para melhorar o desempenho das empresas, como os transportadores, os transelevadores ou os carros motorizados. A automatização logística pode significar uma forma eficaz de pôr fim em alguns problemas relacionados ao uso de equipamentos de manuseio.

Esses erros são bastante comuns, no entanto, estão a fazer com que muitas empresas percam dinheiro. Ao considerar os fatores apresentados, as suas despesas em relação aos equipamentos de movimentação provavelmente sofrerão uma redução.