Porta paletes deslizantes usado em armazéns

Aproveite ao máximo cada metro quadrado do seu armazém graças as suas bases móveis

21 jan 2020

Atualmente, um dos principais desafios dos chefes de logística na cadeia de fornecimento é otimizar a capacidade de armazenagem e reduzir as despesas. Se essa é a sua situação, é fundamental saber que existem várias soluções para resolvê-la, e uma delas é o são as bases móveis, que na Mecalux são conhecidos como estantes de paletização Movirack.

O que são as bases móveis?

As bases móveis são uma estante de paletização móvel utilizada como solução de armazenagem motorizada cujas bases se movem, uma por uma, lateralmente sobre carris fixados ao solo.

Os carris foram projetados para que a estante possa mover-se utilizando rodas. Podem ser instalados perfeitamente em câmaras frias, nos solos existentes, com ou sem valas, e com ou sem vigas de distribuição.

As estantes são agrupadas entre si até que um operador acione o botão para abri-las.

Esse tipo de estante de paletização permite que os corredores que encontramos entre cada estante nos armazéns tradicionais desapareçam.

Embora seja possível adicionar muitas funcionalidades às bases móveis, os seguintes elementos caracterizam esse tipo de estante:

  • Uma barreira de segurança com células fotoelétricas transversais. Se um elemento cruzar este limite, o movimento das estantes de paletização vai parar.
  • Sensores longitudinais para detectar a presença de objetos no corredor e evitar, dessa forma, que este último feche.
  • Um botão de paragem de emergência em cada base móvel da estante.
  • Um painel de controle.
  • Um botão de restabelecimento.
Bases móveis em funcionamento
Bases móveis em funcionamento

Por que começar a utilizar bases móveis?

Aumente a sua capacidade de armazenagem

Chegou à conclusão de que só utiliza parte da capacidade do seu armazém e que as estantes industriais convencionais não servem para utilizar todo o espaço disponível? Armazene mais sem ter que ampliar a superfície do armazém e aumente a capacidade de armazenagem em até 40%.

Reduza os custos de armazenagem

Embora o investimento inicial possa parecer alto, as estantes móveis proporcionam um retorno rápido do investimento:

  • Melhora o desempenho do seu centro logístico reduzindo o número de operações relacionadas ao manuseio de mercadorias.
  • Se tiver uma câmara fria, as bases móveis irão limitar as despesas com energia elétrica.
  • Se estiver a projetar ou a construir um armazém, reduzirá a superfície que deve ser construída.

Adapta-se à mercadoria que deseja armazenar

  • Adapta-se perfeitamente a câmara frigorífica: se trabalha com mercadorias perecíveis e precisa de uma câmara fria, esse sistema é a solução perfeita.
  • Pode armazenar mercadorias de grande comprimento. Também oferecemos estantes cantilever móveis, uma solução adaptada a este tipo de mercadoria.

É um sistema seguro.

Está equipado com vários sistemas de segurança que garantem um uso seguro e eficaz.

Por que escolher a Mecalux para as bases móveis?

A Mecalux, uma das líderes mundiais na fabricação de sistemas de armazenagem industrial, assessora e equipa as maiores empresas há mais de 50 anos.

A qualidade, a precisão e a eficácia de nosso trabalho nos ajudam a proporcionar um excelente serviço aos nossos clientes.

O nosso profissionalismo e experiência permitem ir além da simples instalação de uma estante de paletização móvel. Analisamos as áreas de armazenagem do seu armazém para torná-lo o mais rentável e otimizado possível.

Conheça a sociedade Havi Logistics, uma das empresas que decidiu confiar em nós para fazer a instalação das suas bases móveis. A empresa conseguiu alcançar o ROI em menos de um ano e meio de uso graças as estantes Movirack.

A estante de paletização móvel oferece muitas vantagens. Com ela poderá melhorar o desempenho da empresa e reduzir custos: uma verdadeira vantagem caso pretenda enfrentar a concorrência pesada que opera no nosso setor.

Se desejar mais informações ou se tiver alguma pergunta, entre em contato conosco através deste formulário de contato. Os nossos profissionais terão grande satisfação em atendê-lo.