•	As proteções para estantes preservam a estabilidade dos pilares e bastidores

Tipos de proteções para estantes industriais: evite acidentes

14 jul 2020

As proteções para estantes desempenham um papel crucial na prevenção de acidentes no armazém. Esses elementos são instalados nos sistemas de armazenagem para:

  • Impedir a queda de cargas em áreas de passagem e trabalho.
  • Evitar o afundamento de mercadorias nos níveis de carga.
  • Minimizar o efeito dos golpes dos equipamentos de movimentação contra as estantes ao manobrar.

Em 2018, na Espanha, 42% das baixas por acidente no setor da armazenagem estavam relacionados com estas causas (golpes contra objetos imóveis e em movimento, esmagamentos), de acordo com os dados do Ministério do Trabalho. Por isso, reforçar a segurança das estantes é um aspeto imprescindível para prevenir riscos ocupacionais.

Principais tipos de proteções de estantes

A primeira coisa a fazer é prevenir o impacto dos empilhadores nas estantes, e para tal é primordial planear detalhadamente o desenho do armazém. Nele é necessário aplicar um correto dimensionamento dos corredores e áreas de trabalho, além de sinalizar convenientemente os espaços e o pavimento. Este último aspeto deve respeitar as normas em termos de sinalização de segurança e saúde no trabalho.

Cabe destacar que a segurança em relação ao desenho e à disposição dos sistemas de armazenagem são reguladas pelas normas da ACT e do Ministério do Trabalho, em vigor no âmbito nacional. As proteções para estantes abordadas a seguir foram concebidas seguindo as suas indicações:

1. Proteções de estantes contra os golpes dos equipamentos de movimentação

As seguintes proteções são para absorver o impacto de elementos e preservar a integridade da estrutura que sustenta as cargas:

  • Proteções laterais: protegem a parte inferior lateral das estantes para paletes. São instaladas nas extremidades dos bastidores e nos lugares onde houver maiores probabilidades de que ocorram golpes, tais como nas intersecções dos corredores, túneis ou na área da expedição.
  • Proteções de pilares e bastidores: são fixadas no solo e revestem o pilar da estante. Têm uma altura de 40 cm, uma vez que a maioria dos choques ocorre ao nível do solo.
A imagem mostra em detalhe as proteções laterais para prateleiras e as proteções para pilares
A imagem mostra em detalhe as proteções laterais para prateleiras e as proteções para pilares

No caso de armazéns com corredores estreitos, uma vez que o movimento dos empilhadores está muito limitado, não existe a possibilidade de bater com os pilares e, portanto, essas proteções das estantes são desnecessárias. Por isso, é obrigatório incluir um sistema guiado para os empilhadores como medida de segurança preventiva. Isso pode ser realizado com perfis mecânicos (metálicos ou concreto) ou com o sistema filoguiado (um fio enterrado estabelece o sentido com um campo magnético).

2. Elementos de segurança extra para o manuseio de cargas

Depositar e retirar as cargas das estantes é um processo crítico no que se refere a riscos em armazéns. Existem dois elementos de proteção de estantes que se destacam nesse sentido:

  • Redes anti queda e de proteção das zonas de passagem: são painéis gradeados semelhantes aos fechamentos industriais. Estos são colocados na parte de trás das estantes que coincidem com as áreas de trabalho ou de passagem para evitar a queda das mercadorias. Também é preciso instalá-los na parte inferior dos corredores transversais.
  • Perfis de posicionamento de paletes: funcionam como batentes durante as manobras de colocação de paletes nas estantes. Os perfis de posicionamento oferecem resistência ao impulso da palete, enquanto o ponto de contato dos perfis de segurança são a mercadoria sobre a palete (não a própria estrutura da palete).
As redes anti queda são instaladas na parte de trás das estantes ou na parte superior dos corredores transversais
As redes anti queda são instaladas na parte de trás das estantes ou na parte superior dos corredores transversais

3. Sistemas de reforço estrutural para evitar o afundamento das cargas

Outro tipo de proteção para estantes são os elementos que reforçam a carga estrutural suportada. Proporcionam uma estabilidade adicional, embora a sua instalação não justifique ultrapassar os limites de carga máximos permitidos. São:

  • Travessas de reforço para paletes: são dispostas de forma perpendicular às vigas. Evitam a queda de paletes quando estas são de má qualidade ou foram sido colocadas com os patins paralelos em relação às vigas.
  • Travamentos: é um sistema de perfis metálicos que aumenta a estabilidade longitudinal da estante. São fixados nos racks e podem ser horizontas ou verticais. Além disso, estas vigas metálicas trazem um tensor através do qual se regula a rigidez exigida.

A inspeção técnica de estantes, um fator-chave para a segurança do armazém

A manutenção das estantes industriais em condições adequadas é fundamental para conseguir instalações de armazenagem 100% seguras. A Mecalux realiza inspeções técnicas de estantes em todos os tipos de armazém há mais de 25 anos.

Graças ao plano de inspeção, verifica-se o estado geral da estrutura metálica (incluindo as proteções das estantes), os danos detetados são categorizados e indica-se a necessidade de fazer reparações. Se quiser solicitar uma inspeção técnica de estantes na sua instalação, entre em contato connosco através deste formulário no nosso site.