7 passos para escolher um WMS para a sua logística

22 Janeiro 2020

Se estiver a ler este artigo, significa que a sua empresa percebeu que necessita de um WMS para melhorar o desempenho da sua logística. No entanto, escolher seu futuro WMS é uma autêntica responsabilidade, pois trata-se de uma ferramenta informática que determinará a qualidade da gestão do seu armazém. Caso siga estas recomendações, poderá ofuscar a concorrência:

1. A realidade informática atual

Como já conhece a diferença entre um WMS, um WES e um WSC, chegou a hora de fazer um balanço das limitações do seu atual WMS: há algo que não funciona corretamente e que poderia melhorar? O que funciona perfeitamente e não quer mudar?

Faça as perguntas adequadas e comprove se o seu sistema de gestão atual necessita de algo mais do que uma simples atualização.

2. Indique um responsável pelo projeto

Para que um projeto seja realizado adequadamente, nesse caso, a implantação do WMS na logística da sua empresa, é fundamental designar, em função da amplitude e do tamanho da sua empresa, uma ou mais pessoas responsáveis pelo seu desenvolvimento.

Cada membro deverá conhecer as funções e responsabilidades para garantir a fluidez do projeto.

Equipa profissional responsável pela implantação do sistema WMS
Equipa profissional responsável pela implantação do sistema WMS

3. Prepare um caderno de encargos

Faça uma análise sobre as necessidades atuais e objetivos futuros. Nesse passo é recomendável fazer a compilação dos dados, o que será útil para comparar diferentes sistemas WMS, tais como seus volumes de pedidos, picos sazonais, métodos de envio de mercadoria, tempo de trabalho, etc.

Assegure-se de que os objetivos estão bem definidos para que os potenciais fornecedores entendam as expectativas e avaliem se o software de logística que oferecem poderá cumpri-los.

4. Lance uma convocatória de licitação

Envie o caderno de encargos a vários fornecedores de WMS de logística cujos produtos poderiam adaptar-se ao que estiver a procurar.

Através desse passo na seleção do sistema WMS, estará a dar oportunidade aos fornecedores para enviarem as suas propostas comerciais. Dessa forma, terá mais detalhes sobre as funcionalidades e serviços oferecidos por cada empresa.

5. Solicite uma demonstração do sistema WMS

Para escolher o Sistema de Gestão de Armazéns (WMS) adequado, é necessário solicitar uma demonstração a cada um dos fornecedores.

Não se conforme com uma apresentação simples, como um PowerPoint ou um vídeo, é essencial que façam uma demonstração ao vivo para que possa fazer todas as suas perguntas.

Demonstração de um sistema WMS
Demonstração de um sistema WMS

6. Visite os fornecedores selecionados

Quando tiver a assistir às demonstrações dos diferentes fornecedores, selecione os melhores e reúna-se com eles nos seus locais de trabalho. Com essas visitas, será possível comparar os diferentes sistemas WMS disponíveis no mercado.

7. Escolha

Após seguir todos esses passos, poderá escolher uma empresa entre os diferentes perfis avaliados. No entanto, ainda há um aspecto que deverá ser avaliado, o contrato que será oferecido pelo futuro fornecedor, assim como as cláusulas legais. Preste atenção para que tudo coincida com o que foi previamente negociado.

Uma vez superado todos esses passos, deverá começar a implementar o sistema WMS.