Integrated logistics coordinates all the elements involved in the supply chain

Logística integrada e a coordenação na cadeia de abastecimento

12 ago 2021

A logística integrada é uma estratégia essencial para alcançar uma cadeia de abastecimento flexível. Tudo está integrado - tanto recursos como mercadoria, informação, operadores e departamentos - com um objetivo muito claro: entregar os pedidos aos clientes no menor tempo possível.

Vejamos os objetivos da logística integrada, quais os benefícios que traz às empresas e que ferramentas digitais ajudam a integrar os fluxos de informação.

O que é a logística integrada?

A logística integrada é definida como um modelo de organização e gestão da cadeia de abastecimento onde departamentos, processos, recursos e fluxos são coordenados para operar em sintonia.

A logística é um processo interdepartamental, ou seja, envolve praticamente todos os departamentos de uma empresa. Quando trabalham de forma sincronizada, as operações são muito mais fluidas e, portanto, os pedidos podem ser expedidos com mais rapidez.

O conceito de logística integrada nasceu para fazer frente à evolução do mercado. Mudanças na procura e o surgimento de concorrentes obrigaram as empresas a procurar fórmulas que otimizassem as suas operações, acelerassem os processos e minimizassem custos. A coordenação dos diferentes departamentos que compõem uma organização permite ter uma operação ágil e flexível que ajuda a responder com rapidez e precisão às novas tendências existentes.

A logística integrada é especialmente útil para resolver as dificuldades colocadas pelo omnichannel: um grande número de pedidos de diferentes tamanhos, consistindo em poucos itens e que devem ser entregues em 24 horas. Saber com antecedência as épocas do ano em que a maior parte das vendas vai ocorrer facilita a organização de turnos de trabalho e ter apenas o stock essencial disponível.

A logística integrada liga os processos da cadeia de abastecimento, do armazém às linhas de produção
A logística integrada liga os processos da cadeia de abastecimento, do armazém às linhas de produção

Benefícios da logística integrada

A logística integrada, na qual operações, departamentos e fluxos são coordenados, oferece as seguintes vantagens:

  • Mais rapidez: eliminar obstáculos e aprimorar operações que agregam valor na fabricação dos produtos resulta em agilidade. Será possível responder mais rapidamente às necessidades do cliente, bem como possíveis incidentes e problemas.
  • Competitividade empresarial: com uma logística forte e integrada, as empresas são mais competitivas e, como resultado, podem-se expandir e explorar novos mercados com sucesso.
  • Custos mais baixos: conhecer os detalhes da cadeia de abastecimento é vital para tomar medidas de melhoria e otimizar qualquer processo. Maior desempenho traduz-se em custos de logística reduzidos.
  • Flexibilidade total: graças à logística integral, as empresas podem administrar um maior número de referências com facilidade e se adaptar ao ambiente mutável e imprevisível em que se movem. 
  • Gestão eficiente do stock: quando os departamentos compartilham todas as informações, a gestão de mercadorias é infalível. Dessa forma, apenas os itens necessários para a prestação do serviço ficam disponíveis.

Como implementar uma logística integrada?

O primeiro passo para adotar a logística integrada é aumentar a conscientização em todos os departamentos da empresa. Os trabalhadores devem saber o que acontece desde o momento em que um produto é feito até chegar às mãos do cliente, para que possam avaliar os recursos e processos internos. Em seguida, é necessário analisar fatores externos como a concorrência, propor possíveis cenários de crise e criar estratégias e alternativas que melhorem a competitividade.

Estas são algumas das questões mais relevantes que devem ser avaliadas:

  • Produto: a forma como cada item é fabricado é analisada para avaliar se os recursos estão a ser bem utilizados, se a qualidade é adequada para atender às expectativas do cliente ou se um processo pode ser otimizado.
  • Comunicação: todos os departamentos devem comunicar uns com os outros para tomar as decisões corretas. Nesse ponto, avalia-se como a comunicação é e se é suficientemente fluida.
  • Armazém: não há dúvida da importância do armazém para qualquer empresa. Organizar o espaço disponível, as mercadorias e as operações geram um impacto positivo na cadeia de abastecimento (alta disponibilidade do produto, eliminação de atrasos, agilidade, etc.).
  • Transporte e entregas: é preciso examinar como é a distribuição e entrega dos produtos aos clientes e quanto tempo leva. Uma rede de transportes eficiente garante uma logística ágil e melhora a imagem junto aos clientes.
  • Procura: a logística não se trata apenas de enviar um pedido sempre que um cliente o solicita, mas também de antecipar e estar preparado para enviá-lo rapidamente e dentro do prazo.

Soluções para realizar uma logística integrada 

Os avanços tecnológicos têm contribuído para implementar a logística integrada nas empresas e estabelecer uma boa comunicação entre os departamentos, ligando os elos que compõem a cadeia de abastecimento com sucesso.

As empresas utilizam o ERP para organizar os diferentes processos internos, uma vez que possui uma base de dados partilhada por todos os departamentos. No entanto, é aconselhável implementar um sistema de gestão de armazém (SGA) para organizar de forma mais eficaz os fluxos no armazém.

Além disso, o SGA reúne dados sobre procedimentos, monitora e otimiza tudo o que acontece em toda a cadeia de abastecimento. Este software deve estar integrado ao ERP para que as áreas da empresa possam acessar e compartilhar as informações.

A Mecalux desenvolveu o Easy WMS, um sistema de gestão de armazém que pode operar em qualquer tipo de instalação. Uma de suas peculiaridades é que incorpora módulos para ampliar as funcionalidades e estimular as empresas a integrarem os seus processos logísticos. Assim, por exemplo, o Supply Chain Analytics Software oferece dados úteis sobre as principais atividades do armazém para ter maior controle e aplicar medidas para antecipar qualquer incidente.

Este módulo mede objetivamente o desempenho das operações por meio de indicadores-chave de desempenho ou KPIs. Com a ajuda desses KPI, os processos podem ser controlados e, consequentemente, compreendidos e aprimorados.

O sistema de gerenciamento de armazém controla com precisão a logística abrangente
O sistema de gestão de armazém controla com precisão a logística abrangente

Logística integrada a serviço do cliente

Coordenar e otimizar os processos, recursos e departamentos de uma empresa permite atender com precisão as procuras dos clientes e enviar os pedidos com mais rapidez.

Organizar perfeitamente tudo o que acontece na cadeia de suprimentos é fundamental para solucionar possíveis incidentes. Por exemplo, a Brivio & Viganò, um operador 3PL que fornece serviços de logística integrada, precisava entregar os pedidos com mais rapidez. Para isso, a Mecalux instalou sistemas de armazenagem que visam melhorar a disposição dos produtos, aumentando a produtividade da empresa. Um bom planejamento, que leva em consideração as operações atuais da empresa, é a pedra angular de uma estratégia logística integrada.

Uma logística integrada e eficaz deve ser baseada em dados e informações sobre o andamento das operações em tempo real, para tomar decisões e aplicar melhorias. Entre em contato com a Mecalux para que possamos aconselhá-lo sobre a melhor solução para aumentar a rentabilidade do seu armazém. Temos ampla experiência em ajudar empresas sob a perspetiva da logística integrada.