Cinco formas de otimizar o picking

13 Janeiro 2020

Se quiser que os seus clientes estejam completamente satisfeitos, é fundamental conhecer bem todos os passos do processo de preparação de pedidos. Além do simples fato de fazer a retirada de artigos — o picking —, os preparadores de pedidos devem ser formados para que todo o processo esteja otimizado: do picking à embalagem.

Aqui estão cinco dicas para otimizar os processos de picking em um armazém:

1) Os pedidos devem ser "tocados" só uma vez

Formar os preparadores para que não tenham que voltar a embalar um pedido, nem revisar novamente os dados de envio. É importante reduzir todos os passos desnecessários no processo de preparação de pedidos para economizar o máximo tempo possível entre o momento da retirada de artigos e a sua montagem.

2) Reduzir as distâncias do armazém

Em primeiro lugar, é essencial armazenar todas as mercadorias corretamente. Organize as famílias e subfamílias de artigos da melhor forma possível para que o preparador de pedidos não tenha que estar procurando artigos durante horas.

Também é preciso considerar o volume de pedidos. Coloque os produtos de maior demanda perto do lugar de preparação de pedidos e os de menor demanda, um pouco mais longe. Para isso, é imprescindível consultar as previsões.

3) Utilizar a tecnologia para aumentar a eficiência do picking

É recomendável utilizar um Sistema de Gestão de Armazéns (WMS) para gerir e aperfeiçoar todos os passos do processo de picking.

Além disso, existem diferentes soluções automatizadas para o picking que devem ser consideradas:

  • O picking por voz

O preparador recebe as instruções sonoras para a retirada de artigos através de auriculares.

  • O pick-to-light

Alguns LED luminosos indicam as quantidades e os artigos que devem ser retirados pelo preparador.

4) Avaliar diferentes tipos de picking (métodos de retirada)

Dado que o picking é um passo onde é habitual perder tempo, seria melhor considerar todos os métodos de retirada que existem para otimizar seu processo de preparação de pedidos:

  • A retirada por artigo:

O funcionário processa os pedidos, um após o outro, por ordem de chegada.

  • A retirada por grupo (picking por ondas):

O funcionário processa vários pedidos ao mesmo tempo.

  • A retirada por área:

O funcionário processa vários pedidos ao mesmo tempo, em uma mesma área do armazém.

5) Optar pela solução de armazenagem adequada para o picking

Além das clássicas soluções de armazenagem industrial, atualmente existem muitas soluções automáticas de armazenagem para paletes ou para gavetas e caixas que vão ajudá-lo na otimização do picking: estantes para picking, estantes dinâmicas (FIFO), estantes de paletização push-back, transelevadores, transportadores, etc.

É possível automatizar total ou parcialmente o armazém. Evidentemente, escolher a solução de armazenagem adequada significa garantir a segurança da mercadoria durante seu período de armazenamento.