Os 7 pontos-chave para instalar corretamente um sistema WMS

22 Janeiro 2020

Acredita que escolheu o fornecedor adequado para seu Sistema de Gestão de Armazéns? Como já deve saber, a sua empresa conseguirá muitas vantagens ao instalar um sistema WMS. Partindo do ponto que todas as operações realizadas no seu armazém serão realizadas de forma mais rápida, mais fácil e com maior precisão.

No entanto, ainda existe uma pergunta a ser respondida: como funciona a instalação de um sistema WMS?

Deverá considerar alguns fatores técnicos e organizacionais, tanto se usar ou não um sistema de planeamento de recursos empresariais. Aqui apresentamos a lista com as fases necessárias para saber como instalar corretamente um software de logística:

1. Processo de instalação e análise funcional

Quando tiver selecionado o software WMS, defina primeiro as fases do processo de instalação e as suas características para instalá-lo corretamente.

A equipa encarregada pelo desenvolvimento do projeto deverá fazer uma análise funcional de todos os processos internos do armazém que serão afetados pela implementação do sistema de gestão.

Recomendamos que sejam organizadas oficinas de análise para cada área de seu armazém. Dessa forma, os responsáveis pelo projeto poderão diferenciar entre operações físicas e não físicas para otimizá-las.

2. Comunicação e configuração do sistema WMS

Uma vez finalizados as oficinas de análise, terá uma lista de processos que vão precisar passar por melhoras. Com isso, será possível configurar e desenvolver as novas funcionalidades e a interface do sistema de gestão WMS.

Para que a implementação do software seja realizada em boas condições, é preciso estar em contato com o fornecedor e tentar manter uma comunicação fluida com ele. Fazer chamadas semanais pode ser um bom começo.

3. Preparação do armazém

Faça as perguntas adequadas para preparar seu armazém diante da instalação do novo sistema de gestão logística:

  • Necessito adquirir material informático? É um software disponível na nuvem ou devo instalá-lo em meus servidores (localmente)?
  • Tenho que comprar outro software à parte, como um WES ou um WSC para adaptá-lo às minhas necessidades?
  • Devo numerar as minhas impressoras?
  • Preciso de antenas Wi-Fi?

Recorra à empresa fornecedora do software de gestão de armazém para que responda às suas perguntas e para que a sua empresa esteja bem preparada.

Na Mecalux, colocamos à sua disposição um serviço para fazer as recomendações de acordo com seu caso e acompanhá-lo em cada fase da implementação do software. Oferecemos a possibilidade de contratar um serviço de manutenção 24 horas por dia, 7 dias da semana.

Preparação das áreas de um armazém
Preparação das áreas de um armazém

4. Avaliação de riscos

Para instalar corretamente o sistema WMS, não esqueça de avaliar os riscos e incluí-los em seus planos de trabalho e orçamentos. Dessa forma, a sua empresa estará preparada para os imprevistos que possam surgir durante a instalação.

Por exemplo, a instalação de várias ferramentas informáticas, tais como um sistema de planeamento de recursos empresariais e um WMS, são elementos que deverão ser considerados.

5. Teste

Como fase necessária e essencial do processo de instalação, a sua equipa e o seu fornecedor de logística deverão testar todos os elementos do software para se certificarem de que funciona corretamente.

Cada funcionalidade deverá ser conferida e confirmada individualmente. Com esse meticuloso trabalho, será possível reduzir a possibilidade de ter que enfrentar gastos adicionais mais adiante.

6. Formação para as equipas

Se escolher um software de logística como o Easy WMS, é preciso saber que uma vez finalizada a instalação, damos formação ao seu pessoal operacional. Escolheremos datas de treinamento em que todos os seus funcionários estejam disponíveis para que não interfiram nas operações diárias da sua empresa.

Formação do pessoal de logística sobre o sistema WMS
Formação do pessoal de logística sobre o sistema WMS

7. Preparação final e lançamento do software

Para a realização dessa fase, é preciso saber que será necessário programar a realização de um inventário físico. Portanto, é fundamental certificar-se de que os dados inseridos no software do armazém correspondem aos stocks reais.

Comprove pela última vez que todas as funcionalidades do software funcionam adequadamente. Se tudo funciona tal como você e os seus funcionários esperam, então poderá fazer o lançamento.

A implementação de um sistema de gestão WMS é um processo que, se realizado meticulosamente, será menos complicado do que parece. Na Mecalux, os nossos profissionais estão à sua disposição e irão acompanhá-lo em cada fase da instalação do nosso software Easy WMS. Durante mais de 50 anos, nosso profissionalismo e experiência permitiram trabalhar com as empresas mais importantes de todo o mundo. Ajudamos a melhorar a gestão dos seus armazéns e a ser mais eficientes nos seus mercados.