Software de gestão de inventário eBay: sincronize com o stock real do seu armazém
Ter um software de gestão de inventário eBay é indispensável para garantir uma logística de e-commerce eficiente em empresas que tenham um canal de venda através desse portal.
Com mais de 180 milhões de usuários ativos é, junto da Amazon e Aliexpress, um dos três maiores marketplaces do mundo. Neste artigo abordamos como sincronizar os pedidos e o stock do armazém com um software de vendas especializado no eBay.
A logística para vender no eBay
O principal desafio das vendas no eBay é conseguir um controle integral do stock do armazém e sincronizá-lo com o stock existente no portal, embora isso possa ser ainda mais complicado se a empresa também tiver uma loja virtual própria.
As empresas que tenham um canal de venda no eBay devem aprimorar o seu perfil e investir em conteúdo otimizado para aparecer nas primeiras procuras do portal. No entanto, esse investimento não serve para nada se a logística não for eficiente. A loja virtual deve estar atualizada e sincronizada com o stock existente no armazém.
Como? A gestão de stock e dos pedidos no eBay com papel e caneta ou com ferramentas como o Excel é insuficiente diante de um elevado volume de vendas. Portanto, muitas empresas confiam num software de gestão de stock integrado ao eBay, que sincronize o catálogo do marketplace com o stock real do armazém.
Como funciona um software de gestão de stock com o Ebay?
Um software de gestão de inventário eBay tem o objetivo de proporcionar ao responsável logístico um controle integral dos movimentos de stock e pedidos existentes no armazém e no site, respetivamente.
Esse tipo de programa informático coordena a oferta presente no site com os stocks do armazém, atualizando automaticamente o mestre de artigos.
Para ter as informações logísticas, número de stocks por referência ou status do pedido, esse aplicativo deve estar ligado, através de uma API, a um programa superior, tal como um sistema de gestão de armazém (SGA) ou um ERP.
De fato, uma forma de automatizar a gestão do eBay é implementando um SGA, que é um software que se encarrega de coordenar as operações do armazém. O SGA está ligado ao eBay, portanto, ao ser feito um pedido, a ordem de processamento é automaticamente lançada no armazém atualizando simultaneamente o stock de forma sincronizada (tanto internamente quanto no portal).
No caso da Mecalux, nosso Sistema de Gestão de Armazém, Easy WMS, possui o módulo Marketplaces & Ecommerce Platforms Integration, que atualiza o stock e o status dos pedidos em diferentes plataformas virtuais, incluindo o eBay. O módulo, em coordenação com o armazém, agiliza a logística, assim como o departamento de faturação.
Benefícios de implantar um SGA sincronizado com o eBay
Ter o SGA complementado com um módulo de gestão para o eBay permite que a empresa:
- Exerça um controle integral do stock em tempo real: a implantação de um Sistema de Gestão de Armazém permite que a empresa sempre esteja a par do stock existente.
- Sincronização automática do inventário do armazém com o marketplace (neste caso, eBay): o software coordena a entrada de novos pedidos com a saída dos artigos já expedidos para facilitar o trabalho dos operadores no armazém.
- Gestão ágil e flexível dos pedidos de e-commerce: num contexto de pedidos cada vez mais personalizados, a aplicação permite eliminar erros desde que o cliente faz a compra até à gestão da última milha logística.
Os Sistemas de Gestão de Armazém cada vez oferecem mais funcionalidades que ajudam o chefe de logística na organização das suas tarefas e na tomada de decisão. Desde a gestão das expedições até à otimização de tarefas de valor agregado, os SGA deixaram de ser programas de gestão de stock convertendo-se em verdadeiros cérebros do armazém.
Digitalizar para melhorar o desempenho
Gerir um canal de venda online não é uma tarefa simples. Comercializar através do eBay exige flexibilidade e eficiência para cumprir os critérios dessa plataforma.
Diante do crescimento do comércio eletrónico, digitalizar os processos logísticos converteu-se na solução ideal para melhorar o desempenho das operações do armazém e garantir a sua eficiência. Um SGA é a solução integral para resolver as particularidades do e-commerce. No caso do Easy WMS da Mecalux, existem módulos que adicionam funcionalidades, tais como uma gestão eficaz da expedição (Multi Carrier Shipping Software), uma sincronização entre o stock das lojas físicas e o do armazém (Store Fulfillment) ou uma gestão ágil dos pedidos online e das devoluções (SGA para e-commerce), além da extensão específica para marketplaces que abordamos neste artigo.
Se estiver interessado em eliminar os erros e as ineficiências da venda online, não hesite em entrar em contato connosco. Um consultor especializado irá assessorá-lo sobre a melhor solução digital para seu negócio.