As estantes com corredores elevados são sistemas de armazenagem convencionais de grande altura

Estantes com corredores elevados: como aproveitar a altura do armazém

08 Setembro 2022

As estantes com corredores elevados constituem uma solução ideal para aproveitar ao máximo a altura do armazém e melhorar o desempenho da preparação de pedidos sem necessidade de automatizar tal operação.

Neste artigo explicamos em que consistem esses sistemas de armazenagem, assim como as suas principais vantagens. Também analisaremos por que cada vez são mais habituais as soluções que utilizam a altura da instalação para ampliar a capacidade de armazenamento.

O que são as estantes com corredores elevados?

As estantes com corredores elevados são sistemas de armazenagem manuais de grande altura. Por exemplo, as estantes de picking podem formar vários níveis de corredores em diferentes alturas. Isso permite aumentar a capacidade do armazém e, ao mesmo tempo, os operadores continuam a ter acesso direto a todas as referências.

As estantes com corredores elevados podem ser instaladas em qualquer tipo de armazém de picking. No caso da Mecalux, é frequente utilizar uma configuração com estantes para cargas leves M3 ou com estantes para cargas pesadas M55.

Quando instalar estantes de corredores elevados

Esse tipo de solução de armazenagem é implantado em empresas que preparam pedidos com artigos de pouco tamanho tais como empresas de peças de reposição ou componentes, armazéns de produtos farmacêuticos ou centros logísticos de arquivo de documentos.

Nas estantes com corredores elevados que tenham muitas localizações costumam ser implementados dispositivos de ajuda como o picking por voz ou o pick-to-light para facilitar o trabalho dos operadores. Nessas instalações, um programa de gestão de armazém guia o operador através de auriculares, terminais de radiofrequência ou dispositivos de luz, otimizando assim as rotas de processamento de pedidos.

O desenho desses sistemas de armazenagem impede a utilização de equipamentos de movimentação como empilhadores contrapesados para operar no interior dos corredores. É habitual, no entanto, que os operadores se apoiem em porta-paletes para agilizar o picking. Para tal, é indispensável adaptar o piso das passarelas para que suportem o peso da máquina.

A segurança dos corredores elevados

Para melhorar a segurança tanto dos operadores quanto da mercadoria, esse sistema inclui:

  • Portas de segurança, sejam de batente, de correr ou basculantes.
  • Tela de proteção para garantir a integridade dos operadores que estão nos andares inferiores.
  • Piso adaptado ao tipo de carga, que pode ser de madeira ou de chapa metálica, ranhurada, perfurada, estriada ou inclusive uma combinação das anteriores.

Cabe destacar que para garantir a estabilidade das estantes com corredores elevados, a Mecalux utiliza um software para calcular o volume de circulação da mercadoria e dos trabalhadores visando cumprir a regulamentação correspondente.

As passarelas permitem que cada nível de estante se converta num andar
As passarelas permitem que cada nível de estante se converta num andar

Benefícios das estantes industriais em vários níveis

A instalação de corredores elevados numa estante convencional pode dobrar ou triplicar a capacidade de armazenamento da instalação com um custo menor. Além disso, a montagem é fácil e segura.

Principais características das estantes com corredores elevados:

  • Acesso direto a todas as unidades de carga (coisa que não é possível com os tradicionais sistemas compactos de mercadoria).
  • Máximo aproveitamento da altura do armazém.
  • Flexibilidade e adaptação para qualquer tipo de mercadoria.
  • Simplicidade e eficiência na preparação de pedidos.

Através dessas passarelas, cada andar da estante se converte em uma área independente. Para otimizar os movimentos dentro da mesma estante, é necessário agrupar as referências para minimizar as mudanças de nível dos operadores ao preparar os pedidos.

As estantes com corredores elevados permitem duplicar ou triplicar a capacidade de armazenamento da instalação
As estantes com corredores elevados permitem duplicar ou triplicar a capacidade de armazenamento da instalação

Exemplos de uso de estantes com corredores elevados

As estantes com corredores elevados podem ser instaladas como sistemas de armazenagem únicos ou fazer parte de um sistema de construção com elementos automáticos como transportadores para caixas. Estes percorrem os diferentes andares do armazém e terminam o seu trajeto no andar inferior, onde está localizada a área de consolidação e expedição.

Essa solução é utilizada essencialmente quando é necessário multiplicar a capacidade útil de armazenamento sem ampliar a superfície do armazém e quando é preciso ter um acesso direto a todas as referências. Mas, em que tipo de armazém encontramos esse tipo de solução?

Façamos uma breve referência a algumas das empresas que confiaram na Mecalux para implementar estantes com corredores elevados visando melhorar o desempenho de seus centros logísticos:

  • Eralogistics (Espanha): este operador logístico espanhol combina estantes de paletização convencional com outras formadas por passarelas para otimizar o processamento de pedidos nas suas instalações. Um elevador faz a interligação dos três andares para reduzir as deslocações dos operadores e agilizar o picking e as reposições.
  • Iron Mountain (Chile): as estantes com corredores elevados da Mecalux no armazém da Iron Mountain no Chile foram as únicas que resistiram ao terremoto que ocorreu em 2010 nas regiões de Maule e Biobío. Trata-se de uma solução que permite que os operadores tenham acesso direto a todo o arquivo de documentos que é armazenado na instalação.
  • TopTex (Bélgica e França): os e-commerce precisam de um picking ágil e sem erros para satisfazer as exigentes expectativas de mercado. Com esse objetivo, a Mecalux implementou um sistema de estantes com passarelas nos armazéns da empresa de moda TopTex na Bélgica e França, onde são geridos mais de 2.500 pedidos diários entre ambas as instalações.
As estantes de corredores elevados da Eralogistics armazenam uma referência por nível, o que agiliza o picking dos operadores
As estantes de corredores elevados da Eralogistics armazenam uma referência por nível, o que agiliza o picking dos operadores

Aproveitar a altura do armazém sem necessidade de automatizar

As estantes com corredores elevados são, em suma, um sistema ideal para aproveitar a altura do armazém sem necessidade de automatizar.

A complexa gestão da última milha, junto ao aumento sem parar da população nas áreas urbanas, causou um aumento do preço do solo industrial urbano. Por isso, diante do enorme custo que representa adquirir mais solo logístico, as empresas optam por aproveitar a altura de suas instalações.

Implantando plataformas ou estantes com corredores elevados se consegue maximizar o espaço do armazém, agilizar o processamento de pedidos e facilitar o acesso do operador a todas as referências. Se desejar mais informações sobre nossas estantes com corredores em altura, não hesite em entrar em contato connosco. Um consultor especializado lhe assessorará para que encontre a melhor solução para o seu negócio.