Pharmacy robots extract medications from their locations and bring them to pharmacy staff automatically

Robôs para farmácias, a automação da armazenagem de artigos pequenos

02 jun 2021

Um robô para farmácias é um braço mecânico que aproxima automaticamente as caixas de medicamento do pessoal da farmácia. Essa solução permite reduzir os deslocamentos na parte de trás do estabelecimento para localizar os produtos solicitados pelos clientes.

Esses robôs satisfazem duas necessidades específicas. Por um lado, agilizam as entregas da mercadoria (são adequados em farmácias com um alto fluxo de clientes e que precisam de um acesso rápido aos medicamentos). Por outro, permitem um maior aproveitamento da superfície disponível (de forma geral, as farmácias são estabelecimentos pequenos onde são gerenciadas inúmeras referências).

Em suma, trata-se de uma solução que se parece muito a um pequeno armazém automático para caixas, como os projetados pela Mecalux, pois facilita o processamento de pedidos de acordo com o critério “produto ao homem”. Empresas que gerenciem produtos de dimensões reduzidas, tais como bijuteria ou componentes eletrônicos, também podem se beneficiar desse tipo de robô para gerenciar seus produtos em armazéns automáticos com maior precisão.

O que é um robô para farmácias

Um robô para farmácias é um sistema automático que se encarrega de localizar um medicamento na parte de trás do estabelecimento, extraí-lo de sua localização e colocá-lo em uma rampa para que chegue automaticamente ao ponto de venda onde está o farmacêutico ou farmacêutica.

As caixas de medicamentos são armazenadas de forma compacta em canais (localizações da estante). A cada canal é atribuída uma única referência, por isso todas as caixas de um canal correspondem a um mesmo produto.

Para o correto funcionamento desse sistema, é necessário um software de gerenciamento que distribua as referências nos diferentes canais em função da rotatividade do estoque e que, ao mesmo tempo, dirija os movimentos do robô para farmácias.

Quando instalar um robô para farmácias

Todas as farmácias deveriam ter um robô em seus estabelecimentos? Obviamente não. Apenas os estabelecimentos com um elevado fluxo de clientes e um grande número de referências.

Além disso, não é necessário automatizar o gerenciamento de todos os medicamentos, basta incluir aqueles que tenham uma maior rotatividade. De acordo com o princípio de Pareto ou a regra 80/20, 20% das referências de uma farmácia representa 80% do faturamento. Todos esses produtos podem ser depositados na área de trabalho do robô, enquanto os demais podem ser guardados em outros sistemas de armazenamento (estantes de picking).

Outro dos condicionantes de uma farmácia é a falta de espaço. Costumam ser estabelecimentos de pequenas dimensões (sobretudo as farmácias de bairro), que devem aproveitar cada milímetro para acomodar todos os produtos. Com um robô para farmácias, os medicamentos são armazenados de forma compacta, ocupando o mínimo espaço.

No processamento de pedidos “produto ao homem”, o operador recebe a mercadoria de forma rápida e automática
No processamento de pedidos “produto ao homem”, o operador recebe a mercadoria de forma rápida e automática

O robô para farmácias não deixa de ser em si mesmo um sistema de processamento de pedidos de acordo com o critério “produto ao homem”: os operadores (nesse caso, o pessoal da farmácia) permanecem à espera de receber a mercadoria de modo automático. Portanto, esse conceito pode ser extrapolado e aplicado para gerenciar outros produtos, tais como bijuterias e acessórios em armazéns maiores do que uma farmácia.

Da farmácia para o armazém: gerenciamento automático de artigos de pequenas dimensões

Algumas empresas, como a indústria farmacêutica ou de bijuterias, precisam de agilidade e de um correto gerenciamento dos artigos de pequenas dimensões. Um robô para farmácias é um sistema concebido para espaços muito pequenos, sendo inadequado para tais usos.

O sistema de armazenagem por excelência para resolver esse tipo de requisito é o miniload, projetado pela Mecalux especificamente para facilitar o manuseio e o movimento das caixas com produtos de pequenas dimensões. Por isso, foram implementados por empresas de todos os tipos de setor (automobilístico e de autopeças, e-commerce, elétrico e eletrônico, farmacêutico e químico, ferragens, bricolagem e fornecimentos industriais, máquinas e componentes, têxtil e de confecções, transporte e operadores logísticos, etc.).

 

Da mesma forma que um robô para farmácias, um miniload se encarrega de depositar e extrair as caixas de suas localizações, mas com a diferença de que se move em um espaço maior que o do robô. Essas caixas são transferidas para os postos de picking de forma automática, onde são coletadas pelos operadores que posteriormente processarão os pedidos.

Os miniloads devem contar com um programa de gerenciamento de armazém, como o Easy WMS da Mecalux, que organiza as caixas em função de sua referência e rotatividade e, ao mesmo tempo, dirige os movimentos do sistema.

Exemplos de armazenamento automático para caixas

O miniload pode ser implementado como único sistema de armazenagem de um armazém ou ser complementado com outros (estantes convencionais, automação para paletes, etc.). Também é uma solução adequada tanto para armazéns pequenos quanto para grandes. Vejamos algumas empresas que utilizam esse sistema automático para caixas em suas instalações.

 

A Continental optou pela solução miniload em seu centro logístico de Guadalajara (México), onde deposita artigos pequenos em 3.460 caixas. O picking é sua principal operação e são processados 24 pedidos simultâneos por ondas (wave picking),  unicamente com o sistema miniload.

Essa mesma configuração foi adotada pela Unidroco, atacadista líder em produtos de limpeza, higiene pessoal e perfumaria. Em Barcelona, essa empresa tem um armazém de grandes dimensões (11.000 m²) equipado unicamente com um armazém automático para caixas. É formado por sete corredores, construídos em três fases, que acomodam 14.200 caixas.

Bijuterias e acessórios de moda no armazém automático para caixas da Groupe Rand

Bijuterias e acessórios de moda no armazém automático para caixas da Groupe Rand

Por outro lado, um armazém automático para caixas também pode ser implantado em centros logísticos de maior tamanho e conviver com outras soluções de armazenagem (tanto automáticas quanto não automáticas). Esse é o caso do laboratório farmacêutico Kern Pharma, que conta com um armazém automático autoportante em Terrassa (Espanha) com capacidade para armazenar 10.000 paletes, assim como um armazém automático para caixas com 9.700 localizações para os artigos de menor tamanho. O gerenciamento da mercadoria, tanto dos paletes quanto das caixas, é realizado mediante equipamentos de movimentação automáticos.

A empresa de bijuterias e acessórios de moda, Groupe Rand, também equipou seu armazém na França com estantes para paletes, estantes para picking e com o sistema miniload. Este último cumpre a função de agilizar o processamento de pedidos com grande rapidez e precisão. Os operadores recebem a mercadoria do armazém e a classificam em pedidos nas localizações de picking dotadas de dispositivos put-to-light.

“Produto ao homem”: um picking eficiente

O robô para farmácias segue o princípio “produto ao homem”, tal como um sistema miniload

O robô para farmácias segue o princípio “produto ao homem”, tal como um sistema miniload

O robô para farmácias é perfeito para farmácias com um grande volume de clientes. Este se encarrega de fornecer os medicamentos automaticamente para que o pessoal possa atender um maior número de clientes. Quando o princípio desse sistema é transferido para um espaço maior, como um armazém, a solução mais adequada passa a ser o miniload.

A ideia é limitar o deslocamento do pessoal para que dedique seu tempo a operações que agreguem maior valor. Dessa forma, é possível reduzir custos e erros aumentando simultaneamente a produtividade. Isso é fundamental em empresas com uma grande variedade de referências e uma alta rotatividade.

A Mecalux tem uma vasta experiência projetando, fabricando e instalando armazéns automáticos para caixas e miniloads, assim como em soluções específicas para o processamento de pedidos de acordo com o critério “produto ao homem”. Entre em contato conosco para encontrarmos a melhor solução para você.