Tipos de picking e as suas características logísticas

Uma vez analisadas as soluções aplicadas à armazenagem de paletes, é hora de observar as soluções relativas às unidades menores, tais como as caixas individuais e os produtos soltos (que são extraídos das caixas). Ou seja, os diferentes tipos de picking

A manipulação desses dois tipos de unidades sempre obedece à necessidade de facilitar as operações de picking, por isso, em geral, o seu destino é a preparação de uma encomenda. Como já foi comentado anteriormente, a operação de picking, no contexto do armazém, é a que confere um maior impacto de custo ao produto. 

Diferentes tipos de picking num mesmo armazém

Num armazém podem ser aplicados diferentes tipos de sistema de preparação de mercadorias, ou seja, pickings, de acordo com as necessidades de cada mercadoria

1. Estante clássica ligeira 
2. Estante clássica ligeira com passarelas 
3. Estante clássica ligeira sobre bases móveis 
4. Estantes com selecionador de encomendas sobre caixas soltas 
5. Estantes com selecionador de encomendas sobre paletes 
6. Estantes de paletização com empilhadores tipo torre trilateral combi 
7. Estantes dinâmicas de picking
8. Estantes dinâmicas de picking com pick to light
9. Armazém automático com um transelevador miniload
Dada a sua repercussão económica, o primeiro que se deve analisar no momento de desenvolver uma operação de picking, é como a mercadoria vai ser movida dentro da instalação para realizar essa tarefa de seleção e extração de unidades. Ou seja, os diferentes tipos de picking existentes.
  1. O primeiro método é o denominado homem ao produto, por isso o operário encarregado de fazer o picking desloca-se pelo armazém até ao lugar onde se encontra cada uma das unidades que deverá recolher de cada uma das linhas que deverá preparar.
  2. O segundo método é o do produto ao homem, onde o operário não se move do posto de picking e é uma máquina que leva a mercadoria até tal posição deixando-a ao alcance da mão.
  3. O terceiro sistema é o denominado misto. Num armazém podem ser instalados sistemas de armazenagem com princípios de funcionamento diferentes, cada um para um tipo de produto específico. 

Aos sistemas indicados podem ser adicionados outros, tais como armazéns verticais e carrosséis horizontais, conforme observamos nas imagens a seguir.

 

 

Sistema de armazenagem automática vertical                                                  Sistema de armazenagem com carrossel horizontal
Sistema de armazenagem vertical automático Sistema de armazenagem com carrossel horizontal

Other topics in this category