Picking sobre paletes

A armazenagem de mercadorias de tamanho pequeno ou médio, destinada ao picking, nem sempre deve ser feita em estantes especialmente desenhadas para essa tarefa. É habitual que a preparação de encomendas ou pedidos seja realizada fazendo a recolha do produto diretamente das paletes.

  • Caso essa opção seja aplicada nos níveis mais baixos das estantes de paletização, utilizam-se carros, porta-paletes ou preparadores de encomendas de quota baixa. 
  • Caso seja aplicada nos níveis altos, é necessário utilizar preparadores de encomendas de alcance médio e alto ou empilhadores trilaterais tipo combi (a cabine, onde se situa o operário, eleva-se juntamente com a carga).

Essas soluções são corretas quando cada palete contém uma única referência. São adequadas, igualmente, se o picking realizado nos níveis baixos for de produtos de alto consumo e o realizado nos níveis altos for de produtos de baixo e médio consumo. Também é conveniente se o número de linhas que podem ser preparadas não for um fator prioritário.

Armazém para picking sobre paletes ao nível do solo

Armazém para picking sobre paletes ao nível do solo

Armazém de picking em altura sobre paletes.

Armazém de picking em altura sobre paletes

Armazém misto

Armazém misto

A preparação de encomendas realizada diretamente nas estantes de paletização também tem algumas limitações que devem ser consideradas. As paletes que forem esvaziadas devem ser repostas com outras depositadas numa zona de reserva. Em alguns armazéns, são utilizados os níveis altos para armazenar estas unidades de reserva que alimentam os níveis baixos, usados para picking.

Em produtos de muito consumo, é aconselhável colocar duas paletes de cada referência nos níveis de picking, dessa forma é possível evitar as esperas de reposição (enquanto uma é reposta na outra há produto disponível). Além disso, para aumentar o número de linhas os corredores de armazenagem e reposição devem ser alternados com os de preparação de encomendas.

Por outro lado, é frequente colocar níveis com estantes na parte inferior das estantes de paletização para facilitar o picking. Em tal tipo de solução, os produtos de alta rotatividade podem ser depositados em paletes colocadas diretamente no solo.

Como medida de segurança, para evitar acidentes, nos corredores onde houver um operário a fazer picking não deveriam entrar empilhadores que não sejam controlados por ele.

Operador realizando tarefas de picking diretamente sobre as paletes

Operário a fazer tarefas de picking diretamente nas paletes

Other topics in this category