Denomina-se preparação de encomendas ou picking de nível médio ao sistema que se realiza sempre em estantes, tanto de armazenagem geral como exclusivamente de picking. Os níveis intermédios estão situados em alturas que não ultrapassam as medidas de 3,5 ou 4 m.
Preparação de picking em diferentes níveis
Esse sistema de preparação é um ponto intermédio entre a preparação nos níveis baixos e a executada nos níveis altos (modalidade da qual provém).
A preparação de encomendas será sempre muito mais rápida e ágil quanto menor for o tempo perdido a subir ou descer as estantes. Por isso, embora os níveis altos representem uma vantagem devido ao seu melhor aproveitamento do volume disponível, é sempre conveniente destinar uma zona de preparação no nível médio ou, dito de outra forma, destinar alguns produtos de muita movimentação às zonas de níveis baixos-médios das estantes e executar as encomendas desses produtos somente nessa zona.
Uso da preparação de encomendas nos níveis médios
Podemos encontrar dois casos onde essa estratégia é recomendável:
- O primeiro deles ocorre em armazéns ou zonas dedicadas exclusivamente a picking com um elevado número de encomendas por jornada.
- O segundo, num armazém de distribuição com um grande volume de encomendas concentradas num número limitado de referências. Quando se concebe um armazém (ou uma zona de armazém exclusivamente dedicada ao picking) onde o número de encomendas é muito alto, a instalação de um sistema desse tipo proporciona rapidez à preparação exigida.
A zona ou armazém com preparação nos níveis médios deve ser concebida, preferencialmente, com estantes de picking manual. A descarga e reposição são executadas em turnos alternativos. Se a rapidez da preparação exigir, o sistema pode ser complementado com múltiplos equipamentos selecionadores de encomendas nos níveis baixos que, ao procurar que saiam o mínimo possível do corredor, terão um excelente rendimento.
Armazém instalado numa empresa de componentes eletrónicos
Quando a rapidez de que se necessita for muito exigente, é possível utilizar uma máquina por cada corredor de picking existente no armazém, resultando num rendimento insuperável relativamente à preparação. Nesse caso, no corredor situado em frente às estantes deve ser colocado um sistema de transporte horizontal formado por transportadores ou por veículos automáticos. Graças a isso, os preparadores unicamente devem descarregar as encomendas já prontas sobre esses elementos, evitando assim a perda de tempo na operação.
Nos armazéns de distribuição que tenham um elevado número de encomendas concentrado num determinado número de referências, estas devem ser acondicionadas na zona intermédia da instalação. Portanto, a recolha de produtos pode ser efetuada com um selecionador de nível médio, o que evita uma grande perda de tempo se a preparação dessas encomendas for realizada com selecionadores para níveis altos. Além disso, como o custo dos selecionadores de encomendas para níveis médios é substancialmente inferior em relação aos de níveis altos, o investimento sofre uma sensível redução.
Os equipamentos adequados para efetuar o picking nesses níveis são os denominados selecionadores de encomendas ou preparadores de encomendas de nível médio.