Picking no nível baixo

A preparação de encomendas ou picking nos níveis baixos realiza-se a partir dos níveis superiores ao solo, porém a uma determinada altura para que sejam acessíveis por um operário a pé ou, no máximo, situado na parte mais alta do corpo de um porta-paletes elétrico.

Sistemas para a preparação nos níveis baixos

A preparação de encomendas no nível baixo pode ser efetuada recolhendo peças ou pacotes individuais que foram armazenados na forma de unidades de carga, ou que repousem nos alvéolos das estantes disponibilizadas para tal finalidade (por meio de estantes, por exemplo).

Operário trabalhando num corredor entre estantes convencionais

Operário a trabalhar num corredor entre estantes convencionais

Como já vimos, a preparação ao nível do solo consiste, invariavelmente, em recolher partes de uma unidade de carga. No nível baixo a preparação não tem que ser realizada sempre dessa forma, pois também pode ser feita mediante a recolha de peças ou partes soltas previamente separadas e colocadas nos espaços de uma estante configurada para picking manual.

Quando utilizar o sistema de preparação nos níveis baixos 

A escolha do sistema mais adequado tem uma relação direta com o número de encomendas que deve ser preparado por jornada e, por isso, os fatores que influenciam na decisão são o espaço e o tempo disponíveis.

  • No que diz respeito à primeira condicionante, ou seja, o espaço, quando o número de referências a incluir na encomenda média superar a capacidade do espaço destinado à preparação, esta não pode ser feita ao nível do solo. Para solucionar tal problema é possível recorrer à instalação, nessa zona de preparação, de um sistema de estantes com dois ou vários níveis de carga. A escolha do número de níveis de carga e do seu tamanho será determinada pelo volume das unidades de carga ou partes individuais que tenham que ser manuseadas. 
  • Quanto ao fator tempo, caso seja necessária a configuração de um número excessivamente alto de encomendas por jornada, a sequência de preparação clássica (onde se recolhe uma unidade de carga que é colocada na encomenda) pode ser muito lenta. Nesse caso, é conveniente recorrer a um sistema de estantes de picking manual de pouca altura.

Quando se utiliza esse tipo de estrutura, a forma de trabalho muda drasticamente e a preparação realiza-se em duas fases.

  1. Na primeira carrega-se as estantes com unidades, peças ou partes soltas, que são extraídas da zona de reserva ou da outra zona de preparação localizada ao nível do solo.
  2. Na segunda fase realiza-se a preparação em si, recolhendo as peças dos espaços dessas estantes. Para o bom funcionamento do sistema é conveniente estabelecer diferentes turnos para cada fase, pelo que a jornada pode ser dividida em duas, quatro ou mais partes. Dependendo do número de encomendas que devem ser preparadas e do tamanho das estantes, a duração de cada turno pode chegar a ser de uma jornada completa. 

Os equipamentos adequados para efetuar o trabalho de preparação de encomendas no nível baixo são os denominados selecionadores de encomendas ou preparadores de encomendas para níveis baixos.

 

Selecionador para manipular mercadoria nos níveis baixos

Selecionador para manipular mercadorias nos níveis baixos

Armazenagem em estantes de picking manual

Para a preparação de encomendas de produtos armazenados em estantes, o sistema mais rápido do princípio homem ao produto é aquele que se realiza da maneira mais manual possível.

Essa circunstância ocorre quando o operário, a pé ou a bordo de um porta-paletes, ou carro elétrico, pode recolher as peças ou as partes que formam as encomendas sem necessidade de ter que se elevar com a ajuda de uma máquina ou ter que sair desta para realizar a tarefa.

No entanto, quando o número de referências armazenadas numa instalação for alto, torna-se necessário recorrer à utilização de picking em altura e, por conseguinte, o equipamento que permite aceder à mercadoria. 

Operária fazendo tarefas de picking numa máquina selecionadora

Operária a fazer tarefas de picking com uma máquina selecionadora de encomendas

No momento de fazer o desenho da localização das estantes para preparar as encomendas nos níveis baixos existem duas opções.

  1. A primeira consiste em executar o picking nas próprias estantes para armazenagem geral
  2. A segunda possibilidade consiste em instalar estantes exclusivamente dedicadas ao picking manual, de forma que o homem não tenha que ser elevado com alguma máquina nem tenha que sair da mesma.

Quando o projetista optar pela segunda alternativa, deve considerar que essas estantes devem ter determinadas características.

  • Devem poder ser carregadas manualmente
  • A altura do último nível de carga não deve superar a altura média dos ombros do preparador. 
  • O peso máximo dos pacotes que forem localizados não deve ultrapassar os 25 kg

Tais características geram um desenho muito específico de estante, pois ao ter que ser carregada manualmente, não é necessário que os alvéolos ou espaços sejam grandes, pois basta disponibilizá-los para que contenham a quantidade média de peças que devem ser recolhidas em cada fase de extração (mais uma percentagem que é estipulada como margem para garantir que não vai faltar abastecimento).

Como a altura das estantes é limitada, se o número de referências for muito grande e a superfície disponível for relativamente pequena, é necessário recorrer a uma secção de preparação em dois ou mais níveis, para os quais se utilizam plataformas, interligadas entre si por meio de escadas.

Visto que o peso dos pacotes deve limitar-se no máximo a 25 kg, as estantes utilizadas devem ser de carga leve ou média. Além disso, é conveniente dispor as peças ou pacotes mais pesados nos níveis intermédios e os mais leves nos níveis restantes. A distribuição das unidades, de acordo com o peso, pode ser apreciada nesta imagem. Observar tais aspetos permitirá um melhor rendimento na preparação.

A ergonomia é um fator essencial a considerar na preparação de encomendas

A ergonomia é um fator essencial a ser considerado na preparação de encomendas

Other topics in this category