Armazéns automatizados: somar espaço e reduzir tempo
09 mai 2023Os armazéns automatizados são espaços onde empresas de qualquer setor podem gerir de forma eficiente paletes ou caixas com a ajuda de equipamentos de movimentação automáticos.
No nosso blog sobre Logística e Supply Chain, pode encontrar todos os recursos necessários para otimizar o funcionamento do seu armazém. Examinamos a fundo as principais áreas da logística de armazenagem.
Os armazéns automatizados são espaços onde empresas de qualquer setor podem gerir de forma eficiente paletes ou caixas com a ajuda de equipamentos de movimentação automáticos.
A gestão do aprovisionamento é fundamental para conseguir uma cadeia de abastecimento eficiente. O seu objetivo é gerir o stock para abastecer as linhas de produção a qualquer momento.
O ciclo combinado de um transelevador permite que as entradas e saídas das paletes nas estantes de um armazém automático sejam realizadas num mesmo movimento para reduzir as deslocações.
Um sistema de armazenagem é uma forma de gerir a mercadoria. O mais comum é utilizar estantes devido à sua segurança e facilidade para depositar e extrair os produtos das suas localizações.
O Supply Chain 4.0 é o processo de absorção, por parte das empresas, de tecnologias e métodos de gestão de stock que potencializam a produtividade e eficiência das instalações.
O leitor de radiofrequência é um dispositivo inteligente e imprescindível dentro de um armazém, pois a sua capacidade transmitindo os dados compilados em tempo real ajuda a dinamizar as operações.
O inventário físico consiste em contar a mercadoria depositada no armazém para comparar o stock real com a quantidade de produtos registados.
A gamificação é realizada mediante ações como concursos, interfaces de software mais intuitivas e divertidas ou desafios periódicos, entre muitas outras.