Como calcular a capacidade de armazenagem? Quando aumentá-la?

20 Janeiro 2020

Se pretende ampliar o seu armazém, comprar novas estantes ou simplesmente saber se está a aproveitar ao máximo a capacidade de armazenagem disponível, recomendamos que leia este artigo.

Hoje em dia, existem muitas empresas de logística com um projeto de armazém que considera apenas o tamanho do seu estabelecimento e ignora muitos outros fatores que são essenciais. Por isso, este artigo vai ajudá-lo a calcular corretamente sua capacidade de armazenamento.

Calcule a capacidade de stock do seu armazém

Para fazer esse cálculo e obter um resultado confiável, faça o seguinte:

  • Calcule a superfície total do seu armazém em metros quadrados. Esse dado obtém-se ao adquirir o edifício, mas não hesite em confirmar a exatidão. Não se esqueça de subtrair os espaços que não se destinem ao armazenamento de mercadorias: banheiros, vestiários, escritórios, etc.
  • Determine a altura máxima de armazenamento. Isso obtém-se subtraindo elementos, tais como os sistemas de ventilação, iluminação ou outros, à altura do teto do armazém.

Exemplo:

Capacidade de armazenagem = (Superfície do armazém - áreas não dedicadas ao armazenamento) x Altura máxima de armazenamento
= (45 000 m² - 5 000 m²) X 10 m
= 40 000 m² X 10 m
= 400 000 m³

Calcule o espaço de armazenagem utilizado

Para saber se a capacidade do seu armazém está a ser utilizada com critério, convém fazer a seguinte pergunta: as minhas estantes e sistemas de armazenagem cobrem a altura máxima de stock do armazém?

O espaço não utilizado, também conhecido como espaço vazio, representa uma perda de dinheiro para a empresa. Portanto, se os sistemas ocupassem a altura máxima de armazenamento do seu armazém, seria possível armazenar mais mercadorias.

Espaço de armazenagem utilizado = Espaço efetivamente utilizado/ Espaço total x 100

Quanto maior for a percentagem, maior é o aproveitamento do espaço disponível. Caso contrário, será necessário tirar as medidas necessárias para ajustar esse resultado.

Área de armazenagem de um armazém tradicional
Área de armazenagem de um armazém tradicional

Outros fatores que devem ser avaliados

Agora já sabe como calcular a capacidade de armazenagem do seu armazém e avaliar se o seu espaço é utilizado de forma eficaz. No entanto, para que esse tipo de dado seja o mais exato possível, é necessário considerar uma série de fatores, tais como:

  • O tipo de estantes ou sistemas utilizados: certifique-se de utilizar a solução de armazenagem correta.
  • Os tipos de bens armazenados: líquidos, produtos soltos, etc.
  • O número de referências.
  • A forma em que as mercadorias são armazenadas: siga as nossas dicas para organizar os seus produtos.
  • O tipo de palete: madeira, plástico, europeu, americano, etc.
  • As normas de armazenagem.
  • O projeto do seu armazém.
  • O processo de preparação de pedidos: nem sempre é rentável priorizar o espaço em detrimento dos processos de preparação de pedidos.

Agora que já sabe como calcular a capacidade de armazenagem e o espaço de armazenamento utilizado, já tem todas as cartas na mesa para tomar as decisões corretas: reorganizar o seu armazém ou, se for necessário, ampliá-lo.