O 'ship from store' consiste em enviar os pedidos online a partir de uma loja física

Ship from store: converta a sua loja num pequeno centro de distribuição

08 ago 2023

O ship from store (envio a partir da loja, em inglês), também conhecido como in store fulfillment (preparação de pedidos na loja), é uma estratégia logística decorrente do sistema omnichannel. A estratégia omnichannel fez com que as empresas, especialmente os retalhistas, unifiquem todo o inventário para ter uma logística flexível e, dessa forma, poder distribuir os seus pedidos online a partir de qualquer armazém, centro ou loja física.

Se o nosso objetivo for estimular as vendas e satisfazer os nossos clientes, uma estratégia ship from store pode ser especialmente útil. Ainda mais quando um produto não está em stock no armazém e sim numa loja ou quando se necessita acelerar o envio de certos pedidos. Mas, como podemos converter a loja física num pequeno centro de distribuição? Quais são os benefícios obtidos? E os inconvenientes? Neste artigo explicamos.

O que é o ‘ship from store’?

O ship from store é uma estratégia logística que consiste em enviar os pedidos solicitados pelos clientes a partir de uma loja física e não a partir do centro de distribuição. Antes do seu surgimento, toda a logística relacionada ao envio de pedidos e-commerce era realizada num armazém equipado e preparado para armazenar e expedir um elevado volume de pedidos.

É inegável que um centro de distribuição oferece um alto desempenho logístico, especialmente no que se refere à gestão do stock e à capacidade de armazenagem, no entanto, as entregas não são tão rápidas quanto expedir o produto a poucos metros do cliente.

A consolidação do omnichannel e a necessidade de satisfazer a experiência de compra do utilizador para aumentar o volume de vendas fizeram com que se começasse a avaliar a possibilidade de distribuir os artigos diretamente a partir das lojas físicas. Dessa forma, é possível obter dois grandes benefícios que são cruciais no omnichannel: por um lado, aumentar a disponibilidade do stock e, por outro, reduzir os prazos de entrega.

O ‘ship from store’ ajuda a reduzir os prazos de entrega relacionados à última milha logística
O ‘ship from store’ ajuda a reduzir os prazos de entrega relacionados à última milha logística

Benefícios da estratégia ‘ship from store’

As vantagens proporcionadas pela adaptação da loja física para convertê-la num pequeno centro de distribuição são inúmeras:

  • Evitar quebras de stock. Aumentar a disponibilidade do stock ao somar o stock do armazém com o da loja. Dessa forma é mais difícil haver quebras de stock que, além de causar a perda da venda, mancha a imagem da empresa perante o cliente.
  • Aumento das vendas. Quantas vezes não foi possível vender um produto porque não estava disponível no armazém, mas sim na loja? Com o ship from store a faturação é multiplicada.
  • Redução dos prazos de entrega. É evidente que, se o nosso pedido for expedido a partir de uma localização que esteja situada perto do cliente final, o tempo de entrega é reduzido notavelmente.
  • Maior capacidade de resposta. Tanto as lojas quanto os armazéns irão trabalhar de forma conjunta e com um mesmo objetivo. Isso significa que a logística da empresa estará mais capacitada para absorver com folga um crescimento repentino da procura. Se um armazém colapsar, outro armazém ou loja prestará o suporte necessário.
  • Melhora a satisfação do cliente. Os utilizadores vão dispor de um vasto catálogo de produtos, evitando que recorram à concorrência. Também receberão os artigos num prazo muito mais curto, algo fundamental para o cliente digital que se acostumou ao imediatismo.
  • Escalabilidade e adaptabilidade logística. A logística não será afetada pelo crescimento empresarial, pois poderá lidar de forma eficiente com as mudanças e necessidades de um mercado em constante transformação.

Resumindo, com a estratégia ship from store a empresa poderá entregar os produtos a partir da loja física mais próxima, o que permitirá reduzir os prazos de entrega, aumentar as vendas e melhorar a satisfação dos clientes.

O ‘ship from store’ evita as quebras de stock e aumenta o número de vendas online
O ‘ship from store’ evita as quebras de stock e aumenta o número de vendas online

Desafios e desvantagens de uma estratégia ‘ship from store’

Adotar uma estratégia ship from store traz benefícios indiscutíveis. Mas também apresenta algumas desvantagens ou inconvenientes que qualquer empresa deve considerar:

  • Otimizar o espaço. Qualquer loja física tem certas limitações de espaço. Por isso, é importantíssimo otimizar o pequeno espaço de armazenagem que a loja possui para poder gerir um maior número de produtos.
  • Clientes digitais vs clientes físicos. Caso os produtos da loja também apareçam em stock no site, pode ocorrer que um cliente offline compre um produto ao mesmo tempo que um usuário da loja virtual. Por isso, é necessário estabelecer regras para evitar esse tipo de sobreposição.
  • Gestão do packaging. A operação relacionada à embalagem é mais complexa do que parece. Além de exigir um espaço onde colocar as caixas, a loja deve ter todo o material de embalagem necessário para expedir um produto no menor tempo possível, tais como consumíveis, sistemas de enchimento e proteção, etc.
  • Formação do pessoal. O contato pessoal com o cliente de uma loja física exige qualidade e conhecimentos diferentes ao da preparação e gestão de pedidos. Será necessário formar os funcionários para assumir essas novas tarefas e possivelmente incluir pessoal específico.
  • Sincronização do inventário. O stock do armazém deve estar sincronizado com o da loja física e vice-versa. Para tal, recomendamos a implementação de um Sistema de Gestão de Armazém, como o Easy WMS.
  • Serviço de logística. Uma loja costuma estar preparada para receber os operadores logísticos e a mercadoria que comercializam. Através do ship from store, esta deverá ter um serviço de logística eficiente que permita receber na loja todos os pedidos online vendidos e que serão distribuídos aos clientes.

Enviar os pedidos com os produtos comprados pelos utilizadores online a partir de uma loja física não é tão simples quanto parece. No final, podemos decidir trabalhar com uma estratégia logística determinada, mas se esta deixa de ser eficaz ou não satisfaz as expectativas, acaba por ser contraproducente para a empresa.

Tecnologia para adotar uma estratégia de 'ship from store'

O objetivo para alcançar uma estratégia ship from store eficiente é que todos os pedidos que entrem no sistema possam ser indistintamente preparados a partir do centro ou da loja física. Para tal, é imprescindível sincronizar ambos os inventários através de um software. O Easy WMS da Mecalux oferece o módulo Store Fulfillment, que integra o SGA do armazém aos terminais dos pontos de venda. Encarrega-se de controlar em tempo real o inventário do armazém e das lojas físicas, além de sincronizar as tarefas de picking, reposições, transferências entre lojas e devoluções. Além disso, para gerir a loja online, o Easy WMS possui o módulo Integração com Marketplaces, através do qual o SGA pode ser integrado aos principais marketplaces e plataformas e-commerce do mercado (PrestaShop, Amazon, ebay, entre outras). Finalmente e com a finalidade de facilitar a gestão da última milha, o Easy WMS oferece o módulo Sistema de expedição logística, simplificando o relacionamento do armazém com as diferentes empresas transportadoras. A sua função consiste em organizar o processo de embalar os artigos que compõem os pedidos, imprimir uma nota de entrega para cada ordem de saída e gerar as etiquetas para a agência de transporte, assim como o tracking number através do qual o cliente pode fazer o acompanhamento de seu pedido.

O módulo Store Fulfillment da Mecalux permite ter um ‘ship from store’ eficiente
O módulo Store Fulfillment da Mecalux permite ter um ‘ship from store’ eficiente

Enfrentar os desafios do omnichannel com eficiência

Unificar os inventários de todos os armazéns e lojas físicas é o primeiro passo para ter uma estratégia omnichannel eficiente. Por isso, muitos retalhistas estão a adaptar e modernizar a sua estratégia logística com a finalidade de converter as suas lojas físicas em pequenos centros de distribuição.

O ship from store permitirá evitar perder vendas e clientes, além de reduzir os prazos de entrega e melhorar a satisfação do cliente. Tudo isso vai permitir desfrutar de uma cadeia de abastecimento muito mais flexível, competitiva e capaz de reagir rapidamente perante a volatilidade da procura. Se deseja sincronizar o seu armazém com as suas lojas físicas para enfrentar os desafios do e-commerce e fidelizar os seus clientes, não hesite em entrar em contato com a Mecalux. Temos a solução logística que melhor se adapta às suas necessidades.