A sinalização é um modo de informar, mediante placas que utilizam cores e formas geométricas, sobre possíveis riscos no armazém

Sinalização do armazém: segurança e proteção para operadores e mercadoria

26 jul 2022

Um armazém é um espaço onde há pessoas, mercadoria e equipamentos de movimentação. Logicamente, o risco de ocorrerem acidentes de trabalho é uma realidade, o que obriga a manter rígidas diretrizes de prevenção para garantir a máxima segurança.

A sinalização do armazém é um modo de informar, mediante placas que utilizam cores e formas geométricas, sobre possíveis riscos. Esse procedimento ajuda os operadores a identificarem áreas de acesso restrito (por exemplo, onde são colocados artigos perigosos), áreas onde operam os empilhadores ou espaços onde são processados e acondicionados os pedidos.

Os sinais podem ser de diferentes cores, símbolos e formas dependendo das suas características e da mensagem que devem transmitir.

Principais riscos para o pessoal do armazém

Em primeiro lugar, comecemos por distinguir os riscos aos quais o pessoal do armazém está exposto no seu dia a dia. Vejamos também algumas das possíveis razões:

  • Queda de cargas sobre áreas de circulação de pessoas e/ou trabalho. As unidades de carga não têm a resistência adequada, a mercadoria não foi colocada de forma correta sobre as paletes, estas não foram bem apoiados nas estantes ou foi empilhada mercadoria que não devia.
  • Altura dos níveis de carga. Os limites máximos de carga admissíveis foram ultrapassados por ignorar o peso real das unidades de carga, o que sobrecarregou a estante e causou a deformação da estrutura.
  • Golpes e atropelamentos causados por equipamentos de movimentação. O pessoal não recebeu a formação adequada para manipular os equipamentos de movimentação ou o armazém não está bem organizado, pelo qual os operadores e as empilhadores coincidem nos mesmos corredores.
  • Choques entre veículos ao manobrar em áreas com pouco espaço. Se não houver sinalização nos corredores de circulação e nos cruzamentos, além de o espaço ser insuficiente para que os empilhadores se cruzem.
  • Golpes dos veículos às estantes. Os corredores são muito estreitos ou o operador não tem formação nem a experiência necessária para manobrar.

Em que consiste a sinalização do armazém

A Diretriz 92/58/CEE do Conselho Europeu é uma norma que obriga a sinalizar o armazém e que especifica como devem ser os sinais. Além disso, de acordo com essa diretriz, as estantes devem ter etiquetas indicando as suas características, onde são explicadas as suas funcionalidades, características principais e informações sobre seu uso seguro.

A diretriz define a sinalização do armazém como um conjunto de sinais que pretendem condicionar a ação dos operadores. Através da vista e do ouvido, os trabalhadores percebem cores, formas geométricas ou emissões sonoras e luminosas com mensagens que irão ajudá-los a agir de uma forma específica em certas circunstâncias.

Através desse regulamento é obrigatório que o proprietário do armazém garanta a existência de uma sinalização de segurança, especialmente quando há riscos que não podem ser evitados por meios técnicos de proteção ou medidas organizacionais.

Num armazém é habitual utilizar cores, pictogramas, placas luminosas ou sinais acústicos. Inclusive a comunicação verbal ou os gestos constituem medidas de prevenção de riscos igualmente eficazes.

A diretriz europeia destaca a importância de dar formação aos trabalhadores. É inútil ter um armazém devidamente sinalizado se os operadores não souberem interpretar as informações.

Quais os tipos de sinais que existem num armazém?

Para que os sinais sejam suficientemente eficazes, devem cumprir algumas considerações referentes à sua localização no armazém, forma, cor ou desenho.

Por exemplo, devem ser construídos com um material resistente a choques, o tamanho deve ser o adequado para garantir a sua visibilidade e compreensão e devem ser colocados a uma altura e numa posição adequadas considerando o ângulo de visão e possíveis obstáculos.

As placas contempladas pela diretriz são:

  • Proibição. Redonda com o pictograma preto sobre fundo branco. Deve ter uma faixa transversal na cor vermelha que desce da esquerda para a direita atravessando o pictograma.
    Sinais de proibição num armazém
    Sinais de proibição num armazém
  • Advertência. Triangular com o pictograma preto sobre fundo amarelo.
    Sinais de advertência num armazém
    Sinais de advertência num armazém
  • Obrigação. Redonda com um pictograma branco sobre fundo azul.
    Sinais de obrigação num armazém
    Sinais de obrigação num armazém
  • Salvamento ou socorro. Retangular ou quadrado com o pictograma branco sobre fundo verde.
    Sinais de salvamento ou de socorro num armazém
    Sinais de salvamento ou de socorro num armazém
  • Relativos ao material e equipamento de combate a incêndios. Retangular ou quadrado com o pictograma branco sobre fundo vermelho.
    Sinais relativos aos equipamentos de combate a incêndios num armazém
    Sinais relativos aos equipamentos de combate a incêndios num armazém

Além dessas placas, a Diretriz 92/58/CEE também contempla alguns cenários onde é imprescindível sinalizar: recipientes para substâncias perigosas e tubos que canalizem tais preparados devem ser sinalizados mediante faixas amarelas e pretas ou vermelhas e brancas. Da mesma forma, o piso do armazém deve ser sinalizado mediante tintas especiais à base de resinas ou adesivos antideslizantes para delimitar áreas de trabalho.

De acordo com a diretriz, também é preciso sinalizar as vias de circulação de veículos mediante faixas contínuas numa cor visível, de preferência branco ou amarelo, considerando a cor do solo.

Etiquetas de características para estantes

A Diretriz 92/58/CEE e a norma europeia EN 15635 obrigam que as estantes de um armazém tenham etiquetas informativas onde se especifique o uso seguro do sistema de armazenagem em questão.

Para que essas etiquetas sejam eficazes, devem estar situadas em lugares visíveis ─ geralmente são fixadas nos pilares ─ e devem estar bem desenhadas para que a mensagem seja clara e concisa. Através da inspeção técnica anual das estantes, é verificado se as etiquetas estão em bom estado, se são visíveis e se as informações que contêm correspondem à realidade.

A EN 15635 especifica como deve ser o desenho dessas etiquetas que os fabricantes de sistemas de armazenagem devem cumprir. Vejamos a sua estrutura:

Exemplo de uma etiqueta com as características das estantes da Mecalux
Exemplo de uma etiqueta com as características das estantes da Mecalux
  1. Sinais de segurança
  2. Comentário descritivo sobre os sinais de segurança
  3. Carga máxima por nível de viga
  4. Altura da extremidade superior de uma viga até a parte inferior do seguinte nível
  5. Altura a partir da etiqueta base até a parte superior da viga do primeiro nível
  6. Carga máxima do módulo incluindo todos os níveis
  7. Informações sobre o fornecedor (nome, logotipo e próxima inspeção técnica anual)

Luminosos ou acústicos: características 

Além de placas e indicações no piso, no armazém são utilizados outros tipos de sinais que têm a mesma função: condicionar o comportamento dos operadores para minimizar os riscos.

Sinais luminosos

De acordo com a Diretriz 92/58/CEE, a luz emitida pelo sinal deve provocar um contraste luminoso em relação ao seu ambiente para que os operadores possam visualizá-lo e identificá-lo. No entanto, é necessário que a luz não seja excessivamente intensa para não ofuscar. As características desses sinais devem ser as mesmas que as das placas (forma, cor e pictogramas).

Deve ser utilizada luz intermitente para indicar um maior grau de perigo ou de urgência em relação ao sinal contínuo. A sua duração deverá ser a adequada para garantir a percepção da mensagem e evitar qualquer confusão, especialmente se houver vários sinais luminosos. Os dispositivos de emissão de sinais luminosos utilizados em caso de perigo grave devem ser especialmente revistos ou estarem providos de uma lâmpada auxiliar.

Sinais acústicos

A principal vantagem desse tipo de sinal é que a comunicação é percebida de forma instantânea e pode abranger um grande número de pessoas.

No entanto, para que seja eficaz o pessoal deve conhecê-lo previamente. Além disso, o volume deve ser levemente superior ao ruído ambiental para que possa ser audível sem ser excessivo ou doloroso. Um dos códigos incluídos pela diretriz europeia indica que o som de um sinal de evacuação deve ser contínuo.

Sinais gestuais

Especialmente úteis para indicar, por exemplo, como fazer manobras com os empilhadores de uma forma mais segura, portanto, esses sinais devem ser precisos, simples e fáceis de realizar e compreender.

A pessoa que fizer as indicações deve poder visualizar o desenvolvimento das manobras sem estar ameaçado pelas mesmas. Também deve ser reconhecido facilmente, por isso pode usar um casaco, um colete, luvas ou capacete.

Sinais gestuais num armazém
Sinais gestuais num armazém

Sinalização para a prevenção e segurança

A prioridade da PRSES, sigla em inglês para pessoa responsável pelo armazém, é zelar pela segurança dos operadores e da mercadoria. Um armazém sinalizado é um armazém protegido e onde se cumpre o regulamento. A sinalização é uma forma muito eficaz de condicionar os movimentos e ações dos operadores para evitar possíveis acidentes, assim como para guiar os seus percursos com maior segurança.

A Mecalux tem uma vasta experiência a desenvolver sistemas de armazenagem que cumprem todos os regulamentos relacionados à qualidade e resistência. As nossas estantes trazem uma etiqueta com as características onde se informa sobre seu uso correto. Entre em contato connosco para informar de como otimizar as operações do seu armazém e conseguir que a sua instalação seja segura.