O preço do WMS depende de diferentes fatores

O preço do WMS: quais os fatores determinantes?

05 mar 2020

O preço dos WMS não é uma informação fácil de encontrar de forma aberta e esse fator gera grandes dúvidas no momento de pesquisar e comparar software de gestão de armazém é o orçamento necessário.

A informação sobre o preço dos sistemas WMS não está disponível por uma simples razão: não existem projetos de implantação de WMS iguais, uma vez que não são construídos armazéns iguais e o software é uma radiografia digital do funcionamento da instalação de armazenagem.

Que variáveis intervêm na definição do preço do software WMS? Em qualquer orçamento existem três itens principais: software, hardware e serviços extras. Vamos detalhá-los pegando como exemplo o Sistema de Gestão de Armazém Easy WMS da Mecalux.

1. Preço do sistema WMS (Sistema de Gestão de Armazém)

- Forma de implantação do WMS: SaaS ou on-premise

Um WMS costuma estar disponível em dois tipos de arquiteturas: on-premise ou SaaS (Software as a Service, ou seja, na nuvem). A escolha de uma delas tem um reflexo direto no preço do software WMS, uma vez que o investimento inicial para instalar o sistema com a versão on-premise é bastante mais alta em relação à fórmula de arquitetura na nuvem, mas também será necessário considerar como se comportam os custos no longo prazo.

No entanto, para aprofundar nesse ponto, recomendamos que consulte nosso artigo dedicado às principais diferenças entre on-premise e SaaS no momento de selecionar o WMS.

- Número de licenças

O número de operadores no armazém determina o número de licenças que será necessário contratar. Cada uma dessas licenças também inclui as atualizações que vão sendo realizadas no software.

A Mecalux, por exemplo, trabalha continuamente para melhorar o Easy WMS, por isso o software vai evoluindo ao mesmo tempo que a logística de armazenagem.

- Funcionalidades incluídas no WMS

O sistema de gestão de armazém Easy WMS da Mecalux auxilia em mais de 75 operações habituais realizadas no armazém. Estas são agrupadas em três planos diferentes (Pro, Advanced e Enterprise): quanto mais complexo for, mais funcionalidades exigirá.

Nesse sentido, convém não cometer o erro de esquecer de fazer os deveres: é fundamental analisar detalhadamente as necessidades do armazém. Durante esse processo o fornecedor prestará apoio, porém ninguém como conhece tão profundamente as características e necessidades do seu armazém.

Cabe destacar que a implementação de um WMS compreende uma trabalhosa tarefa de adaptações que visam adequar o sistema às operações do armazém, além de integrá-lo no ERP e demais softwares que já estejam a ser utilizados pela empresa. No caso da Mecalux todos os projetos de implementação de WMS incluem essa importante parte de testes.

Por outro lado, é possível que mesmo com essa implantação de funcionalidades seja necessário fazer uma maior personalização. Para tal, a Mecalux desenvolve módulos de software que podem ser integrados no Easy WMS por setores e por aplicações específicas.

O preço do Easy WMS inclui a importante tarefa de integração com os demais softwares da empresa
O preço do Easy WMS inclui a importante tarefa de integração com os demais softwares da empresa

2. Preço do hardware ou dispositivos necessários

Esse item contém o custo dos sistemas físicos necessários e o seu processo de integração no armazém. Por exemplo, se a opção escolhida for on-premise e a empresa não tiver a infraestrutura de servidores necessária, uma empresa fornecedora como a Mecalux pode encarregar-se de instalá-los. Ocorre da mesma forma com os terminais de radiofrequência ou com os dispositivos de picking por voz.

3. Serviços extras

No preço do sistema WMS é possível contratar outros serviços extras que acompanham os itens básicos de software e hardware. No caso do Easy WMS, como exemplos desse tipo de serviço adicional temos:

  • Suporte técnico remoto: encarrega-se de auxiliar o armazém caso ocorram incidentes ou problemas de funcionamento no sistema. É possível escolher o tipo de assistência: de forma ininterrupta durante todo o ano ou num horário específico de segunda a sexta-feira, por exemplo.
  • Monitoramento de incidentes em tempo real: relacionado ao anterior, esse serviço adicional inclui o controle contínuo do WMS para a prevenção de falhas e a notificação automática ao suporte técnico caso ocorra algum incidente.

Evidentemente, o preço não é a única coisa a considerar no momento de selecionar um sistema de gestão de armazém, outro fator importante é o retorno do investimento ou o ROI do WMS. No entanto, não deixa dúvidas, é um fator determinante.

Se quiser que analisemos o seu caso detalhadamente não hesite em entrar em contato conosco. Faremos um projeto sob medida do seu armazém e das suas necessidades.