O software de rastreabilidade é uma solução para gerir toda a informação do produto de uma forma controlada

Software de rastreabilidade: todos os produtos sob controlo

31 ago 2021

A rastreabilidade é uma ferramenta para identificar e controlar os elementos que fazem parte da elaboração de um produto (desde as matérias-primas até as embalagens) e todas as fases pelas quais deve passar (fabricação, armazenagem, distribuição e entrega ao cliente).

Utilizar um software de rastreabilidade é uma solução efetiva para gerir toda essa informação de forma controlada, eficaz e sem possibilidade de ocorrerem erros. A importância da rastreabilidade em logística é indiscutível, por isso as empresas precisam de um software eficaz para controlar o stock.

A seguir, veremos as funções que esse software deve cumprir e os benefícios que pode proporcionar às empresas.

O que é a rastreabilidade e por que é tão importante

Em primeiro lugar, vamos começar por definir o que é a rastreabilidade. De acordo com o Regulamento 178/2002 do Parlamento Europeu e do Conselho, a rastreabilidade é a possibilidade de encontrar e seguir o rasto de um produto em todas as etapas de fabricação, transformação e distribuição.

A rastreabilidade consiste em reconstruir o histórico de um produto e identificar as condições que o rodeiam ao longo da cadeia de abastecimento. Graças a ela é possível verificar tudo o que ocorre na cadeia logística e detetar a origem de um incidente com facilidade.

Imaginemos uma empresa que, por razões de segurança, é obrigada a retirar do mercado um lote de determinado produto. Para localizar os artigos em questão, deverá percorrer à rastreabilidade e necessitará da colaboração dos diferentes elos da cadeia de abastecimento.

A rastreabilidade de um produto pode ser de três tipos: para trás (ascendente), interna (do processo) ou para a frente (descendente). A rastreabilidade para trás (tracing) consiste em procurar a origem dos ingredientes e elementos que entraram na elaboração do produto. A rastreabilidade interna foca no conhecimento do processo pelo qual passou o produto dentro da empresa em relação às matérias-primas que o compõem e a sua embalagem. Finalmente, a rastreabilidade para a frente (forward) baseia-se em identificar o destinatário do produto e todas as informações relativas à sua comercialização.

Por que utilizar um software de rastreabilidade

Setores como o da alimentação, o farmacêutico ou o químico são obrigados a controlar a rastreabilidade da mercadoria. Da mesma forma, empresas de outros setores também o fazem para fortalecer o seu compromisso com os consumidores e transmitir confiança aos clientes.

Para controlar todas as informações relativas aos seus produtos, as empresas necessitam de um sistema de rastreabilidade. Trata-se de um programa informático que permite fazer um monitoramento exaustivo dos produtos que entram, permanecem e saem da empresa. Simultaneamente, realiza-se um controlo seguro dos processos pelos quais cada artigo passou.

Setores como o da alimentação, o farmacêutico ou químico são obrigados a ter um sistema de rastreabilidade
Setores como o da alimentação, o farmacêutico ou químico são obrigados a ter um sistema de rastreabilidade

Um software de rastreabilidade eficaz deve seguir o movimento dos produtos através das etapas de fabricação, transformação e distribuição. Além disso, deve contemplar a rastreabilidade para trás, interna e para a frente visando cumprir quatro funções:

  • Detalhar o histórico completo. Para identificar o fornecedor que proporcionou os artigos ou, no caso de fazer kitting ou que provenham de fabricação, verificar as matérias-primas utilizadas em sua montagem e fabricação.
  • Localizar qualquer produto a todo o momento, independentemente da sua localização (seja no armazém ou nos pontos de venda).
  • Verificar quais são os atributos logísticos dos produtos, ou seja, informações como a origem, o número de série, seu código EAN, a cor, a data de fabricação ou a data de consumo preferencial.
  • Poder bloquear stock afetado por alguma medida de segurança e evitar que seja distribuído e comercializado.

O ERP oferece recursos destinados a gerir os armazéns, tal como fazer o monitoramento dos recebimentos e expedições. Dessa forma, pode controlar a mercadoria que chegou ao armazém e foi distribuída. No entanto, a função desse software não é especificamente dirigir os processos logísticos, pois não tem capacidade para efetuar um controlo exaustivo do inventário, portanto, o ERP não pode oferecer uma rastreabilidade total da mercadoria.

O SGA, pelo contrário, está focado em realizar uma gestão minuciosa dos produtos e proporcionar um controlo muito mais rigoroso do inventário. Um SGA, como o Easy WMS da Mecalux, organiza o trabalho dos operadores e envia ordens constantemente, tais como os artigos que devem ser armazenados, a localização em que devem ser depositados, os pedidos que devem ser preparados, como fazê-lo, etc.

Com todas essas informações, é possível registar todos os processos pelos quais passou cada artigo. O SGA, além de verificar a mercadoria que está disponível no armazém também identifica os movimentos realizados e o momento exato.

Um SGA funciona como um software de rastreabilidade ao fazer um monitoramento preciso do cada produto
Um SGA funciona como um software de rastreabilidade ao fazer um monitoramento preciso do cada produto

Uma das particularidades de um SGA avançado, como o da Mecalux, é a sua versatilidade. Ao ler o código de barras de um artigo, o sistema recupera automaticamente os seus atributos logísticos (data de vencimento, etc.). Esse software, além de fazer um monitoramento dos movimentos internos da mercadoria também integra a rastreabilidade para trás e para a frente. Identifica os fornecedores ou os materiais utilizados durante o processo de fabricação e faz um monitoramento das ordens de saída, para assim registrar os artigos que foram expedidos e a quais clientes. 

Benefícios de um software de rastreabilidade

O software de gestão da rastreabilidade é vital para lidar com um grande volume de dados e informação sobre os produtos. Algumas das suas principais vantagens são:

  • Proporcionar informações sobre a situação dos produtos e processos em tempo real. Além de verificar as particularidades e a localização exata dos artigos, também rastreia o seu percurso pelas diferentes fases da cadeia de abastecimento, podendo dessa forma detetar ineficiências.
  • Controlar a qualidade dos produtos. Ao conhecer todos os dados dos produtos, é possível planear os processos e ter um controlo mais preciso da mercadoria.
  • Atuar com rapidez. O sistema permite localizar com maior rapidez a mercadoria que por alguma razão deve ser retirada do mercado.
  • Cumprir a legislação em vigor. As empresas europeias do setor químico, farmacêutico ou da alimentação devem estabelecer um sistema de rastreabilidade de acordo com o Regulamento 178/2002.
  • Transmitir confiança aos clientes. Uma empresa que controla o estado de todos e cada um dos seus produtos gera tranquilidade e segurança nos clientes.

Utilizar um software de rastreabilidade faz a diferença. Uma empresa que tem sob controlo todo o seu inventário e que tenha um conhecimento detalhado dos processos é uma empresa que gera confiança e, portanto, possui um maior potencial de sucesso.

Segurança e controlo

A rastreabilidade dos produtos é uma responsabilidade de todos os agentes e elementos que fazem parte da cadeia de abastecimento: fornecedores, fabricantes, operadores logísticos, transportadoras, comerciantes e consumidores.

Contar com um software é imprescindível para manter um controlo preciso da mercadoria. Um programa desse tipo regista todos os atributos do produto e permite monitorar as diferentes etapas pelas quais passou.

Definir o software de rastreabilidade que devemos utilizar é uma decisão fundamental para toda a empresa. Sem dúvida, o SGA constitui um elemento diferenciador para as empresas que pretendem fazer uma gestão eficiente do stock.

A Mecalux tem o Easy WMS, um SGA que proporciona grandes vantagens, tais como um controlo impecável de todos os recursos e a supervisão permanente do trabalho efetuado pelos operadores. Entre em contato connosco e informaremos sobre como esse sistema pode ajudá-lo a verificar o histórico, localização e trajetória dos produtos ao longo da cadeia de abastecimento.