Vista do armazém refrigerado automatizado Schaal Chocolatier com acesso SAS em segundo plano

Armazém frigorífico e automatização: uma aliança perfeita

15 fev 2020

O armazém frigorífico é uma peça-chave para as empresas que têm entre as suas necessidades vitais armazenar a mercadoria abaixo de zero ou de forma refrigerada. Essa exigência diária tem um impacto direto sobre os custos operacionais da instalação. Os três principais objetivos perseguidos pelos gestores de armazéns frigoríficos são:

Empresas como a Iberfresco, Schaal Chocolatier e a Dafsa compartilhavam esses desafios, aos quais se somavam outras particularidades de cada organização. Todas elas confiaram na experiência da Mecalux para liderar os seus projetos logísticos de armazenagem. Adiantamos um dado: os sistemas automáticos e o software de gestão de armazéns foram essenciais para alcançar suas metas.

Iberfresco e o desafio de maximizar o espaço em câmaras de congelação

A empresa Iberfresco, especialista em embalar vegetais congelados em Valladolid (Espanha), precisava centralizar a armazenagem de todas as suas mercadorias para reduzir os custos operacionais, isso significava gerir mais de 25 000 toneladas de produtos em várias instalações separadas. Para isso, contava com uma superfície disponível de 3 000 m2.

A solução proporcionada pela Mecalux para o armazém da Iberfresco consistia em fornecer e instalar estantes Movirack, que contam com bases móveis para duas câmaras frias.

Trata-se de um sistema de armazenagem compacto que tem um certo nível de automatização ao permitir a deslocação mecanizada das estantes carregadas de paletes.

As estantes móveis Movirack conseguiram aumentar a capacidade do armazém frigorífico da Iberfresco
As estantes móveis Movirack conseguiram aumentar a capacidade do armazém frigorífico da Iberfresco

O aproveitamento do espaço de armazenagem é máximo, graças à economia de superfície destinada aos corredores. É ideal para câmaras de congelação de dimensões médias cuja altura não seja superior a 11 metros, tal como o caso da Iberfresco.

Num armazém frigorífico com temperatura constante de -24 ºC, isso traduz-se de forma direta numa importante redução do custo energético da instalação.

O armazém automatizado da Schaal Chocolatier gere diferentes áreas com temperatura controlada

A empresa Schaal Chocolatier é líder na produção de chocolate de alta gama na França, além de exporta para o mundo todo. A conservação dos seus produtos acabados e semielaborados exige uma armazenagem com temperatura controlada para manter intacta a sua qualidade. Além disso, a solução também considerou as particularidades desse negócio, que regista altos picos de atividade nos períodos de Natal e Páscoa.

À medida que aumentava a sua expansão, o espaço destinado ao armazém dentro da fábrica mostrou-se insuficiente e inadequado. Baseada nas necessidades e objetivos da empresa, a Mecalux projetou a nova instalação de armazenagem automática da Schaal Chocolatier.

Ligadas à sua fábrica, as entradas e saídas do armazém frigorífico são realizadas mediante um circuito de transportadores. Uma lançadeira leva as paletes para as cabeceiras das estantes, onde os transelevadores automáticos se encarregam de liga-las e localizá-las. Com uma sazonalidade tão acentuada, o armazém é capaz de atender a demanda que sofre um aumento de 33% nos meses de alta temporada (passa de expedir 180 paletes diários para 240).

O Sistema de Gestão de Armazéns Easy WMS comanda toda a operação do armazém, aplicando um rigoroso critério FIFO e garantindo a rastreabilidade com precisão de todas as mercadorias. O software também gere a distribuição das referências em função da sua rotatividade e temperatura necessária, uma vez que há corredores que trabalham a 14°C e outros a 5°C.

Um armazém autoportante com área refrigerada, a solução mais eficiente para a Dafsa

O armazém frigorífico da Dafsa é um exemplo perfeito para mostrar as vantagens de uma estrutura autoportante automatizada. Trata-se de uma solução compacta que além de maximizar a capacidade de armazenagem, também satisfaz todos os requisitos em termos de limpeza, os quais são muito rigorosos ao tratar-se de um fabricante de sumos, sopas vegetais e orchatas.

Planta do armazém frigorífico da Dafsa onde se destacam as áreas com diferentes temperaturas
Planta do armazém frigorífico da Dafsa onde se destacam as áreas com diferentes temperaturas

O armazém da Dafsa dispõe de uma área de armazenagem à temperatura ambiente e outra refrigerada separada por uma porta de acesso de abertura automática. Os acessos para o recebimento e a expedição da mercadoria contam com pré-câmaras SAS (Security Airlock System) com objetivo de garantir a preservação da cadeia de frio o tempo todo.

Os transelevadores de paletes transferem a mercadoria das estantes seguindo a estratégia produto-homem, e os robôs antropomórficos e enfardadeiras auxiliam na paletização. A operação completa desse armazém autoportante é gerida através do Easy WMS da Mecalux.

Os desafios que os armazéns de produtos com temperatura controlada enfrentam são múltiplos e não devem ser subestimados. Se estiver em busca de informações especializadas, não hesite em entrar em contato conosco: um especialista da Mecalux analisará seu caso particular e projetará uma solução específica para seu armazém frigorífico. Temos mais de 50 anos de experiência no setor.