Quatro dicas para melhorar a organização do seu armazém

20 Janeiro 2020

Quer melhorar o desempenho do seu armazém, reduzir acidentes, manter o controle do inventário ou fazer um uso mais adequado da sua capacidade de armazenagem? Um modo indiscutível para alcançar todos esses objetivos é organizar o armazém de forma racional. Quer saber o que pode fazer para organizar o armazém de forma adequada e deixar de perder tempo e dinheiro? Descubra com os passos a seguir:

1) Reformule o layout do armazém

O layout costuma ser o primeiro fator-chave de uma organização inadequada do armazém. Se a organização não for coerente, o armazém não alcança a rentabilidade máxima.

Portanto, é preciso considerar, entre outras coisas, os três fatores que devem ser seguidos no momento de fazer a distribuição no espaço disponível:

  • Fluxos: humanos ou os relativos aos produtos armazenados.
  • Acessibilidade à mercadoria: os operadores precisam ter acesso à mercadoria? Alguns tipos de estantes oferecem acesso direto ás paletes e outros não, optou pela solução correta?
  • Capacidade de armazenagem: como pudemos ver no artigo que aborda "Como calcular a capacidade de armazenagem", provavelmente, com as fórmulas apresentadas, poderá chegar à conclusão de que o sistema de armazenagem gera espaços vazios e, com isso, a empresa está a perder a oportunidade de armazenar mais mercadorias.

2) Etiquetar adequadamente a mercadoria

Imagine que está em pleno período de alta temporada e é necessário processar mais pedidos do que é habitual. Por isso, para resolver esse aumento de atividade decide contratar colaboradores de forma temporária. Considere que o trabalho dos novos operadores não será rentável se as mercadorias não forem cuidadosamente etiquetadas. Sem isso, os operadores perderão tempo durante o processo de preparação de pedidos e a empresa perderá dinheiro.

Etiquetar para armazenar uma mercadoria
Etiquetar para armazenar uma mercadoria

3) Selecione o sistema de armazenagem adequado para organizar o armazém

A sua empresa só utiliza uma parte da capacidade de armazenagem disponível em o centro logístico? Se a resposta a esta pergunta for sim, reformule as soluções de armazenagem que estiver a utilizar. Por que não optar por um dos sistemas de armazenagem, por exemplo, a estante para paletização móvel, para reorganizar seu espaço da melhor forma possível em função da demanda, ou através de outras soluções de armazenagem mais otimizadas que permitem armazenar ainda mais mercadorias?

Cada sistema tem as suas vantagens. É preciso considerar que nem todos eles adaptam-se à sua atividade da mesma forma, considere o tamanho da sua empresa e a quantidade de referências armazenadas. No entanto, recomendamos apostar na qualidade e na quantidade. É importante utilizar sistemas com uma vida útil mais longa para conseguir a capacidade de armazenamento adequada.

4) Recorra a empresas de consultoria

As empresas de consultoria logística oferecem serviços para profissionais da logística com o objetivo de ajudá-los a aperfeiçoar toda a sua cadeia de fornecimentos.

Para renovar o armazém ou adquirir uma nova solução de armazenagem, seja automatizada ou não, as empresas especializadas em consultoria logística vão ajudá-lo a analisar em detalhe as suas necessidades e a detectar falhas na sua atual gestão logística, neste caso específico, indicarão as mudanças necessárias na organização do seu armazém.

Dado que essas consultoras assessoram outras empresas diariamente, o acumulo de experiência será um fator positivo para entender melhor cada uma das situações com as quais terá que lidar em seu armazém.

Existem muitos outros métodos para melhorar a organização do seu armazém, como, por exemplo, manter as instalações limpas ou aplicar o método de classificação de mercadoria ABC. Sugerimos que faça uma avaliação periódica para identificar as mudanças que devem ser implementadas na sua empresa e, consequentemente, melhorar o desempenho a longo prazo.