Os robôs de armazém proporcionam velocidade e eficiência às tarefas de armazenagem e preparação de pedidos

Robôs de armazém: tecnologia que automatiza a logística

28 fev 2023

Os robôs de armazém são uma solução que proporciona a máxima produtividade nas instalações logísticas. Em um momento em que a velocidade e a eficiência se tornaram requisitos indispensáveis para qualquer armazém, as empresas buscam soluções que impulsionem suas operações logísticas.

Neste artigo veremos os robôs mais comuns nos armazéns (principalmente, veículos AGV, robôs móveis autônomos, braços robóticos e sistemas de armazenamento automáticos) e analisaremos suas aplicações e vantagens.

O que é um robô de armazém?

Os robôs de armazém são dispositivos utilizados para automatizar os fluxos de mercadoria e aumentar a produtividade. Essas tecnologias operam com total autonomia ou com a colaboração dos operadores para executar funções como transferir a mercadoria entre dois pontos, preparar os pedidos ou armazenar os produtos nas estantes.

Com um armazém robotizado, as empresas podem atender os seus clientes sem interrupção. Os robôs e equipamentos de movimentação automáticos realizam as operações de um armazém com a mínima intervenção dos operadores.

Nos últimos anos, os robôs de armazém tiveram um grande impacto na cadeia de suprimentos e foram implementados em uma infinidade de armazéns. O motivo é óbvio: as empresas utilizam a tecnologia para conseguir uma maior flexibilidade e melhorar o desempenho de sua logística. Segundo um estudo da consultora Research and Markets, se estima que o tamanho global do mercado de robôs logísticos é de 1.849,60 bilhões de dólares em 2020 e se espera que essa cifra chegue a 2.354,86 bilhões em 2026.

4 benefícios dos robôs de armazém

Diante de um mercado em constante transformação, as empresas buscam soluções automáticas para garantir a pontualidade na entrega dos pedidos. Os robôs de armazém foram convertidos em uma alternativa eficaz para otimizar a cadeia de suprimentos das empresas. Entre suas vantagens destacam-se:

1) Maior precisão nas operações. O gerenciamento manual da mercadoria implica um risco elevado de cometer falhas (por exemplo, depositar um artigo em uma localização errada ou preparar um pedido sem o artigo correspondente). Os robôs trabalham nos armazéns com total autonomia e, ao seguir as indicações do software de gerenciamento, são muito precisos e não cometem erros.

2) Aumento da produtividade e da eficiência. Utilizar robôs no armazém faz com que o trabalho seja muito mais rápido e eficiente. Por exemplo, os operadores podem permanecer na estação de picking à espera de que os transelevadores e transportadores lhes proporcionem a mercadoria para preparar os pedidos. Dessa forma, não precisam percorrer o armazém para localizar os artigos necessários.

3) Maior segurança. O manuseio da mercadoria envolve um risco elevado de acidentes, sobretudo se as cargas são pesadas ou manuseadas em posições incômodas e realizando movimentos repetitivos. Os robôs realizam diferentes tarefas com precisão, sem perigo de ocorrerem acidentes.

4) Colaboração com os operadores. Os robôs simplificam as tarefas diárias dos operadores e os ajudam a ser mais eficientes. Por exemplo, essas máquinas podem mover sem esforço grandes volumes de carga, permitindo que o operador se concentre em outras tarefas de maior valor agregado.

Em suma, automatizar os processos de um armazém com a ajuda dos robôs é uma das estratégias mais efetivas para cumprir o triplo objetivo de reduzir os custos operacionais, melhorar a qualidade do serviço e aumentar a eficácia global da instalação de armazenamento.

 

Tipos de robôs de armazém

A robótica é uma tecnologia que está em constante evolução e que incorpora cada vez mais melhorias para realizar novas funções. Esses são alguns dos robôs que costumam existir no armazém:

Veículos AGV

Os veículos AGV, denominados assim devido à sigla em inglês de Automatic Guided Vehicle, se expandiram no mercado durante as últimas décadas. Trata-se de máquinas de transporte semelhantes às empilhadeiras que operam sem condutor e se deslocam pelo armazém seguindo uma trajetória previamente programada. Sua função é transferir a mercadoria entre dois pontos do armazém com total autonomia, liberando os operadores dessa tarefa repetitiva.

Os veículos AGV podem interligar diferentes áreas do armazém ou a área de armazenamento às linhas de produção. Este último é o caso da multinacional farmacêutica e biotecnológica Novartis, cujo armazém automático autoportante construído pela Mecalux na Polônia está diretamente interligado à sua fábrica mediante AGV. “A utilização dessas empilhadeiras nos permite contar com espaços e corredores de circulação completamente livres”, indica Tomasz Marchewa, diretor da cadeia de suprimentos da empresa.

O AGV que interliga o armazém da Novartis na Polônia às suas linhas de produção de forma automática
O AGV que interliga o armazém da Novartis na Polônia às suas linhas de produção de forma automática

Robôs móveis autônomos

Com a ajuda de tecnologias como a inteligência artificial e o machine learning, os robôs móveis autônomos ou AMR (do inglês, Autonomous Mobile Robots) são dispositivos capazes de realizar tarefas e mover-se pelo armazém sem necessidade de que alguém os dirija. Para tal, estão dotados de sensores, de um software que os guia e de planos digitais do armazém para interpretar o ambiente.

Sua função é a mesma que a dos veículos AGV: transferir a mercadoria entre dois pontos. A diferença entre ambos está no sistema de navegação utilizado. Enquanto os AGV se movem seguindo uma rota predefinida com sistemas de laser guiado ou filoguiado, os robôs AMR adaptam seu percurso de acordo com a informação que recebem de seu meio em tempo real.

A empresa espanhola de iluminação de emergência Normagrup possui um armazém automático para caixas da Mecalux interligado às linhas de produção através de quatro robôs móveis autônomos. Cada vez que a montagem de um kit é finalizada, um veículo se encarrega de coletá-lo e levá-lo à linha de produção que o necessite com a maior brevidade possível.

A Normagrup utiliza robôs de armazém para interligar a área de armazenamento às linhas de produção
A Normagrup utiliza robôs de armazém para interligar a área de armazenamento às linhas de produção

Sistemas de armazenamento automáticos

Os armazéns automáticos permitem que as empresas tenham uma logística robotizada. Equipamentos de armazenamento automáticos como os transelevadores para paletes, os miniloads ou o sistema Pallet Shuttle automático se encarregam de armazenar a mercadoria em suas correspondentes localizações com total autonomia.

Por outro lado, os equipamentos de transporte automáticos, como os transportadores para paletes, levam a mercadoria a qualquer ponto onde ela seja necessária. Utilizando essas máquinas se obtém uma grande vantagem: os operadores podem concentrar-se em outras operações que agreguem maior valor.

Os equipamentos de movimentação automáticos podem trabalhar 24/7, o que permite um movimento contínuo de mercadoria. A Intersurgical, fabricante de material médico-hospitalar para assistência respiratória, possui um armazém da Mecalux na Lituânia, onde sua operação é completamente automática para enfrentar o elevado ritmo de produção decorrente da pandemia de COVID-19. Graças à automação, a empresa conseguiu atender os clientes sem demora e distribuir todos os seus dispositivos médicos em centenas de hospitais e postos de saúde.

A Intersurgical possui um armazém completamente robotizado na Lituânia que lhe permitiu enfrentar o aumento da demanda devido à pandemia de Covid-19
A Intersurgical possui um armazém completamente robotizado na Lituânia que lhe permitiu enfrentar o aumento da demanda devido à pandemia de Covid-19

Braços robóticos

Também cresce a utilização de braços robóticos nos armazéns, uma vez que facilitam a preparação de pedidos e ajudam os operadores a manusear cargas pesadas. Esses robôs são semelhantes a um braço humano, pois possuem componentes que efetuam os movimentos de rotatividade e translação.

Esses braços podem operar com total autonomia (tais como os robôs pick and place, que possuem um sistema de visão artificial) ou podem trabalhar junto aos operadores. Esse é o caso da Venis, fabricante de pavimentos e revestimentos cerâmicos do Grupo Porcelanosa, que tem um armazém automático da Mecalux com uma vasta área destinada à preparação de pedidos. A empresa gerencia artigos com um peso muito alto, por isso as estações de picking possuem braços robóticos que levantam os pacotes pesados com um mínimo esforço do operador.

A Porcelanosa possui uma área de picking com braços robóticos para facilitar a preparação de pedidos
A Porcelanosa possui uma área de picking com braços robóticos para facilitar a preparação de pedidos

Parceria entre robôs de armazém e software

Os robôs de armazém são coordenados através de um software de gerenciamento de armazém que lhes guia em todos os movimentos a realizar. De fato, em armazéns altamente tecnológicos, onde equipamentos de movimentação e robôs executam operações como a transferência de mercadoria ou a preparação de pedidos, implementar um programa de gerenciamento se converte em uma necessidade.

Um Sistema de Gerenciamento de Armazém como o Easy WMS da Mecalux pode organizar as operações do armazém e enviar instruções aos robôs para desenvolvê-las com eficiência. O software também faz um monitoramento dos movimentos da mercadoria para verificar sua localização em tempo real e elimina até 99% dos erros.

Robotização para uma logística em expansão

Os robôs de armazém são uma solução inteligente para enfrentar as mudanças que ocorrem na cadeia de suprimentos. A incorporação da tecnologia nas instalações logísticas representa um investimento que se traduz em melhorar os resultados e reforçar o crescimento do negócio.

Nesse contexto, cada vez mais empresas utilizam a automação para agilizar as tarefas de armazenamento e preparação de pedidos. A Mecalux tem uma vasta experiência na implementação desse tipo de instalação para empresas de qualquer setor. Entre em contato conosco e lhe informaremos como conseguir o melhor desempenho em seu armazém com a ajuda da robótica.