O gerenciamento de estoque na nuvem é feito através do software SaaS

7 razões para gerir o stock na nuvem

28 mai 2024

A gestão de stock na nuvem é uma prática muito generalizada em armazéns. Consiste em controlar as entradas e saídas de produtos do armazém com a ajuda de um software de stock na modalidade SaaS (Software as a Service), ou seja, implantado na nuvem.

Através de um software de gestão de armazém na nuvem, as empresas podem armazenar de forma segura todos os dados relativos ao stock num servidor remoto e aceder às informações quando quiserem a partir de qualquer dispositivo com ligação à internet.

Segundo um estudo da Grand View Research, as empresas preferem um software de gestão na nuvem porque o seu custo de implementação é menor do que a modalidade do software on-premise. As vantagens oferecidas pela modalidade do software na nuvem; menor custo, aumento da segurança e facilidade de acesso às funções dinâmicas e avançadas do software; têm atraído a atenção de um número cada vez maior de empresas.

Vejamos algumas das razões para optar por um software na nuvem para gerir o stock:

1. Facilidade de instalação e uso

gerir o stock na nuvem facilita o processo de instalação do software logístico: a empresa fornecedora do programa de gestão encarrega-se de configurar as estações de trabalho e os terminais de radiofrequência para que possam estabelecer comunicação direta com o servidor na nuvem.

A única coisa que a empresa que contrata o software precisa ter é uma ligação à internet de baixa latência e suficiente banda larga em cada um dos equipamentos onde o programa será utilizado. Dessa forma, o departamento de TI não precisa destinar tempo a configurar os computadores. Além disso, tanto a execução do software quanto o armazenamento dos dados são transferidos para servidores externos, portanto a empresa não precisa se preocupar com a aquisição e manutenção dos equipamentos onde o software é executado.

2. Escalabilidade para se adaptar às mudanças no armazém

Outro dos benefícios oferecidos pela gestão de stock na nuvem é a escalabilidade: a modalidade SaaS permite expandir ou contrair as funcionalidades do software quando for preciso para se adaptar às necessidades de transformação do armazém (por exemplo, em épocas com maior ou menor número de pedidos para preparar).

Um software SaaS também permite adquirir um número de licenças variável, proporcionando assim uma maior flexibilidade às empresas que desejam gerir o stock com esse software. As empresas podem aumentar ou reduzir o número de licenças em função do volume de trabalho e demanda de produto.

3. Visibilidade do stock em tempo real

A gestão de stock na nuvem permite atualizar em tempo real os níveis de stock do armazém, portanto a empresa sempre sabe quanto stock tem disponível. Atualizar o stock é tão simples quanto identificar os novos produtos existentes no sistema lendo o código de barras (geralmente, o GS1-128) com um scanner.

Uma vez identificados todos os produtos, o software de gestão oferece uma visibilidade total do stock e sabe exatamente onde está localizado cada artigo. Ao fazer um controlo exaustivo da quantidade de stock do armazém, a empresa pode inclusive tomar certas decisões para evitar ruturas de stock e organizar as reposições antes que os produtos se esgotem.

O software na modalidade SaaS proporciona uma visibilidade total do estoque
O software na modalidade SaaS proporciona uma visibilidade total do stock

4. Análise de dados que facilita a gestão do stock

A análise de dados é especialmente útil para fazer uma boa gestão do stock, uma vez que permite melhorar a tomada de decisão e fazer uma correta planificação da procura. O software de gestão na nuvem analisa todas as operações do armazém e gera relatórios que facilitam as futuras tomadas de decisão.

Através dessas informações, além de prever os níveis adequados de mercadoria, a empresa pode identificar, por exemplo, o melhor momento para introduzir novos produtos no mercado. A análise de dados também ajuda a empresa a identificar os produtos mais vendidos e a disponibilidade no armazém, assim como permite analisar questões tão relevantes para o negócio como os feriados que mais afetam as vendas ou a sazonalidade do mercado.

5. Segurança garantida

Com a gestão de stock na nuvem, as empresas beneficiam de uma total segurança: os dados são armazenados em servidores externos ao armazém e as cópias de segurança (backups) são feitas automaticamente, portanto todas as informações ficam devidamente arquivadas e nunca desaparecem.

O software de gestão na nuvem atualiza de forma instantânea as informações relativas ao stock, impedindo assim duplicidades e erros nos pedidos.

6. Redução de custos

O software implantado na nuvem é baseado num modelo de pagamento por assinatura. Com essa modalidade, a empresa não precisa arcar com o custo do hardware onde o sistema de gestão é hospedado, nem com o custo da manutenção e das licenças.

Essa modalidade também reduz custos ao facilitar o trabalho dos operadores que, graças ao programa, podem acompanhar o status do stock a partir de qualquer dispositivo com ligação à internet, não sendo necessário consultar o armazém para confirmar a disponibilidade dos artigos.

Outra das vantagens de gerir o stock na nuvem é que a empresa não precisa ter uma equipa de TI própria para fazer a manutenção, os backups e manter a integridade do banco de dados. A empresa fornecedora do software é responsável pela manutenção e segurança do sistema.

O gerenciamento do estoque na nuvem reduz custos uma vez que facilita as operações realizadas no armazém
A gestão do stock na nuvem reduz custos uma vez que facilita as operações realizadas no armazém

7. Armazém preparado para uma logística omnichannel eficaz

A gestão de stock é uma operação fundamental para as empresas que tenham uma estratégia omnichannel. As empresas que comercializam os seus produtos em diferentes canais precisam fazer um controlo extremamente rigoroso da mercadoria para garantir a entrega dos pedidos aos clientes no menor prazo possível.

As empresas que vendem os seus produtos em lojas físicas, sites ou através do telemóvel costumam utilizar a gestão de stock na nuvem, uma vez que lhes permite ampliar as suas funcionalidades para preparar um maior número de pedidos provenientes de diferentes canais. O software também pode ser atualizado com módulos específicos que ligam o armazém às lojas online onde os produtos são comercializados.

Gestão de stock na nuvem com o Easy WMS da Mecalux

O Easy WMS, o Sistema de Gestão de Armazém da Mecalux, está disponível na modalidade SaaS. A sua instalação é muito simples e o seu custo é muito acessível: não é preciso fazer nenhum investimento inicial e exige apenas o pagamento de uma parcela periódica de acordo com o número de licenças contratadas.

Através dessa solução, uma infinidade de empresas otimizaram os armazéns e aperfeiçoaram a gestão do stock. Por exemplo, a empresa de papelaria e material de escritório SurDiscount implementou o Easy WMS na modalidade SaaS para gerir o stock. Com a ajuda do software da Mecalux, a empresa sabe exatamente onde estão localizadas as 9.000 referências guardadas no armazém, assim como agilizou a preparação de 6.000 a 10.000 pedidos/mês comercializados através do site.

A empresa de papelaria SurDiscount gerencia seu estoque com o software Easy WMS da Mecalux
A empresa de papelaria SurDiscount gere o stock com o software Easy WMS da Mecalux

Uma das principais vantagens de fazer a gestão de stock na nuvem com o Easy WMS é que alguns erros simplesmente são eliminados, pois ao controlar as entradas e saídas da mercadoria de forma automática são evitadas as falhas decorrentes de uma gestão manual. O seu funcionamento também é muito simples: os operadores do armazém ligam-se ao Easy WMS para consultar o status da instalação logística a partir de qualquer computador ou terminal de radiofrequência com ligação à internet.

O Easy WMS é um software que exige um menor investimento inicial porque oferece um modelo de pagamento por assinatura. O programa é atualizado automaticamente e permite agregar ou reduzir funcionalidades de acordo com as necessidades da cadeia de abastecimento da empresa.

Inúmeras empresas utilizam o Easy WMS na sua modalidade SaaS para enfrentar o aumento do número de pedidos no armazém, assim como para conseguir uma maior segurança e flexibilidade na cadeia de abastecimento. Se está a pensar em optar por a gestão do stock na nuvem, entre em contacto connosco para lhe mostrarmos como o software da Mecalux pode ajudá-lo a impulsionar o seu negócio.