Os dark warehouses são armazéns onde a iluminação é suprimida pois os trabalhadores não operam no interior

Dark warehouse: é assim que funciona a automatização completa do armazém

09 Dezembro 2021

A automatização progressiva das operações do armazém levou ao nascimento dos dark warehouses ou armazéns escuros. São armazéns totalmente automáticos, onde a iluminação é dispensada porque não existe interação humana no seu interior.

Cada vez mais empresas estão a optar por introduzir elementos automatizados. Um estudo da empresa de consultoria Logistics IQ estima que a faturação do setor de armazéns automatizados será de US$ 27 bilhões em 2025.

Neste artigo definimos o que são os dark warehouses, quais as vantagens que possuem e como surgiram graças ao desenvolvimento da robótica na logística.

O que é um armazém escuro ou ‘dark warehouse‘?

Os armazéns enfrentam desafios cada vez mais complexos. A logística 4.0 oferece aos clientes a oportunidade de serem especialmente exigentes não só com a qualidade, mas também com os prazos de entrega do produto. É por isso que a omnicanalidade e o padrão de entregas em 24 horas tornam-se inviáveis se não andarem de mãos dadas com maior eficiência no armazém.

Esta é a origem dos dark warehouses, ou seja, armazéns onde a iluminação é suprimida, pois, os trabalhadores não operam no interior, pois todos os processos que ocorrem na instalação são automatizados.

Nestes armazéns não são necessários operadores para realizar as tarefas de armazenagem ou preparação e expedição de pedidos, uma vez que são máquinas, orientadas por software, as encarregadas de efetuar as operações. Nos dark warehouses pode haver intervenção humana mínima em processos mais complexos, como a receção de mercadorias ou na fase de embalagem ou etiquetagem, mas a maior parte da instalação é automatizada e permanece no escuro.

Quando é possível automatizar um armazém a ponto de dispensar completamente o pessoal? Este tipo de armazéns são particularmente indicados para instalações onde os fluxos de trabalho são constantes e as ordens de entrada e saída homogéneas, como por exemplo no setor automóvel.

Além disso, a automatização completa desses centros logísticos facilita o cumprimento estrito dos padrões de segurança e higiene, valor fundamental em áreas como química e alimentar. Na verdade, cada vez mais empresas do setor apostam em armazéns escuros; a -30ºC apenas a robótica pode garantir fluxos de trabalho eficientes.

Ao contrário, no caso de operações altamente variáveis, a automatização completa é inviável ou excessivamente cara, por isso a presença de operadores é essencial nos processos de localização, armazenagem ou preparação de pedidos.

Vantagens de um ‘dark warehouse‘

A implementação de soluções que garantem a automatização completa do armazém e onde a utilização de iluminação é dispensada favorece:

  • Aumento significativo da produtividade: o número de movimentos é significativamente aumentado.
  • Utilização máxima do espaço de armazenagem: as estantes podem ser compactas (com corredores mais estreitos e maior altura), pois não é necessário nenhum operador para trabalhar dentro delas.
  • Redução dos erros derivados da gestão manual: ao automatizar as operações, são eliminados os possíveis erros dos operadores do armazém.
  • Eficiência energética: o custo da iluminação é eliminado do consumo de energia.
  • Otimização de recursos: os dark warehouses permitem reduzir custos de pessoal. O capital humano é orientado para tarefas mais técnicas em outras áreas da instalação.
  • Controlo de stock: a utilização de software garante o correto funcionamento da instalação e permite a supervisão em tempo real do stock.
  • Cumprimento dos padrões de higiene e segurança: a total automatização dos processos logísticos permite operar com segurança, mesmo em condições ambientais adversas como baixas temperaturas ou ausência de oxigénio (comum na armazenagem de produtos químicos).
O WMS garante desempenho máximo em uma instalação dark warehouse

O WMS garante desempenho máximo em uma instalação dark warehouse

Soluções para um ‘dark warehouse‘

Um dark warehouse constitui-se a partir da automatização completa dos diferentes processos que decorrem na instalação: desde a receção e localização até à posterior preparação e envio de pedidos, entre outros. Esta automatização consegue-se com a combinação de soluções distintas: robôs ou máquinas, estantes adequadas e o software que rege a instalação.

Assim, formam um dark warehouse:

Por outro lado, nenhum dos processos automáticos realizados num dark warehouse poderia ser executado sem a presença de software. De facto, é necessário distinguir entre dois sistemas essenciais para a iniciar um armazém escuro:

  • Sistema de controlo de armazém (SCA ou WCS): dirige as operações dos diferentes elementos automatizados da instalação (no caso da Mecalux, nosso SCA chama-se Galileo).
  • Sistema de gestão de armazém (SGA): o software que define o padrão para o WCS e que organiza as tarefas de localização, extração ou preparação e expedição de pedidos num dark warehouse (Easy WMS é o SGA da Mecalux).

A escolha certa de cada uma destas soluções e do seu funcionamento como um todo é o que permite a automatização total do armazém, sem intervenção humana e de forma segura.

Bem-vindo ao armazém do futuro

A complexidade das operações só pode ser resolvida através de dois processos: a automatização das diferentes fases logísticas e a digitalização do armazém.

Desta forma, o dark warehouse representa o exemplo de uma solução de armazenagem que multiplica a produtividade, otimiza os recursos e elimina as ineficiências. Com qual objetivo? Manter a competitividade da empresa em primeiro lugar. Resumindo, este tipo de armazéns é o padrão do futuro em centros logísticos com grande densidade de entradas e saídas e com grande volume de preparação de pedidos.

Nos últimos anos, a Mecalux consolidou-se como parceiro global dos seus clientes, sendo fornecedor de soluções integrais para armazéns automatizados. Na Mecalux temos uma vasta experiência em automatização: entre em contato connosco se necessitar de aconselhamento personalizado para a conceção, instalação e preparação do seu armazém 4.0.