Hub logístico: expedição e envio 4.0
Os hubs logísticos ganharam protagonismo devido aos grandes desafios trazidos pela logística e-commerce: a gestão das devoluções e a entrega de pedidos ultrarrápida. Isso obrigou as empresas a estarem localizadas perto das grandes cidades e dos principais nós de comunicação para garantir uma última milha eficiente.
Neste artigo analisamos o que é um hub logístico, os aspetos a considerar no momento de projetá-lo e o papel que desempenha na logística atual.
O que é um 'hub' logístico?
Um hub logístico é uma área logística destinada a todas as atividades relacionadas ao transporte, classificação, expedição e distribuição de mercadorias para o trânsito nacional e internacional.
Por outras palavras, os hubs logísticos são áreas logísticas com uma localização privilegiada, preferencialmente perto das grandes cidades ou dos principais nós de comunicação, tais como portos ou aeroportos. Isso facilita a organização do trabalho e otimiza a cadeia de abastecimento do produto.
Compostos por inúmeros armazéns, edifícios de escritórios e centros de distribuição, esses espaços costumam reunir uma grande variedade de empresas, que aproveitam a excelente localização geográfica para otimizar a sua logística. Também existem hubs logísticos onde se situa apenas uma organização, que normalmente são operadores logísticos ou empresas com um grande volume de procura de produtos.
Raramente existem fábricas nos nós logísticos. A sua principal função é agilizar a expedição e o envio do produto ao cliente final.
Vantagens de ter um ‘hub’ logístico
Nesse contexto, um hub é uma solução para melhorar o nível de serviço e compromisso logístico. Uma empresa que opta por se estabelecer nessas plataformas consegue obter as seguintes vantagens:
- Eficiência na expedição e envio dos produtos: um hub logístico garante agilidade na expedição e recebimento com transporte multimodal.
- Redução dos custos operacionais: o nó logístico deve estar sincronizado com a fábrica e com o centro de distribuição para evitar sobrecustos em etapas-chave como a preparação de pedidos ou a consolidação.
- Adaptação à logística e-commerce: um centro logístico localizado perto de uma grande cidade reduz os prazos de entrega e possibilita uma melhor gestão da última milha.
A implementação de uma plataforma logística permite ter uma instalação especializada para gerir a expedição e o envio ao cliente final. Em coordenação com o armazém principal, o hub pode ter espaços destinados aos serviços de valor agregado (VAS), preparação de pedidos por cross-docking ou gestão das devoluções.
Localização de um ‘hub’ logístico
Um hub logístico é um conjunto de armazéns e instalações logísticas e administrativas cuja função é agilizar a expedição e o envio de mercadoria. Essas plataformas estão estabelecidas em localizações privilegiadas, a pouca distância das grandes cidades, perto dos portos e aeroportos mais importantes de cada país, assim como nos principais nós do transporte rodoviário.
Essas instalações devem estar localizadas em uma área com bons acessos, com o objetivo de agilizar o recebimento das mercadorias provenientes do centro de distribuição ou de outros fornecedores. A falta dos acessos necessários ou a precariedade dos mesmos pode ocasionar atrasos nos pedidos e erros de coordenação reduzindo a competitividade das empresas da plataforma.
No momento de escolher a localização para essa área logística é fundamental determinar corretamente a distribuição do hub. Cabe destacar que nessas plataformas, além de armazéns, também há escritórios, postos de serviço ou alfândegas (em portos e aeroportos). Por isso, é imprescindível projetar o centro logístico racionalmente para que esses espaços possam estar perfeitamente coordenados para agilizar as operações.
O que deve ser considerado no momento de projetar um ‘hub’ logístico?
A estrutura do hub logístico é composta por inúmeros armazéns, de uma ou várias empresas, que se encarregam de gerir a logística da entrega de pedidos. Portanto, a correta organização da plataforma logística é essencial para aproveitar a situação privilegiada da plataforma. Para o layout do centro logístico, é necessário fazer uma análise prévia para determinar os melhores acessos para cada edifício, onde colocar os cais de carga e, sobretudo, como deve ser a circulação de veículos, equipamentos de movimentação e pessoas dentro da área logística.
O projeto do nó não deve considerar só a demanda atual dos produtos. Seja para um ou para vários operadores logísticos ou empresas, é fundamental contar com um plano de investimentos e desenvolvimento que permita escalonar os sistemas de armazenagem e preparação das expedições que compõem cada edifício e o próprio hub em si.
Nesse sentido, e com a finalidade de reduzir os prazos de entrega, as empresas automatizam os processos: incorporam transportadores para paletes e caixas e sistemas de armazenagem com transelevadores. Estes agilizam a extração e depósito da mercadoria e garantem que as unidades de carga não se danifiquem durante as operações realizadas no armazém. Os hubs logísticos costumam incorporar a última tecnologia em todas as suas operações: desde postos de inspeção de entrada (PIE) na área de recebimento e armazenamento até cais de carga automáticos e classificadores para agilizar a expedição e o envio de mercadorias.
Esse foi o caso, por exemplo, do novo hub logístico da empresa Intersurgical na Lituânia. O novo centro logístico, com um armazém autoportante automático localizado na parte superior da instalação e com mais de 30 metros de altura, recebe mais de 500 paletes diárias das outras unidades da empresa no Reino Unido, Itália ou China. “Estamos felizes porque podemos afirmar que, em muito pouco tempo, conseguimos melhorar o controlo de todos os processos relacionados à nossa logística. Isso será essencial no futuro, pois conforme o nosso negócio for crescendo, este centro será o eixo de nossa principal rede de distribuição global", afirma o gerente da cadeia de abastecimento do grupo Intersurgical, Martynas Tamosiunas.
O layout não é o único processo necessário para a colocação em andamento de um hub logístico. Em um hub logístico como o da Intersurgical na Lituânia, onde a prioridade é reduzir os custos e os prazos de entrega dos pedidos, o programa de gestão de armazém (SGA) exerce de cérebro do nó, sincronizando as operações entre o centro de distribuição e a plataforma logística.
O software é a ferramenta que permite controlar a todo o momento o stock localizado nos diferentes armazéns da empresa. O responsável logístico e o cliente, caso se trate de um operador logístico, terão uma visibilidade integral do stock e do status de cada pedido.
Da mesma forma, o SGA encarrega-se de fazer a sincronização com o software das diferentes agências de transporte para agilizar o envio para o cliente final. A funcionalidade do Multi Carrier Shipping Software permite que o hub logístico automatize a expedição baseando-se em vários critérios, tais como a rota da transportadora, cliente final e, inclusive, a agência da transportadora.
‘Hub’ logístico: expedição a partir de uma localização privilegiada
Os hubs logísticos consolidaram-se como a solução ideal para reduzir o prazo de entrega dos pedidos. Estar localizado num ponto geográfico privilegiado, perto dos principais nós de comunicação, agiliza o transporte de mercadorias, garantindo uma última milha eficiente.
As plataformas logísticas não dependem apenas de uma boa localização. Os hubs logísticos estão equipados com a última tecnologia para melhorar o desempenho dos processos. As novas tendências de consumo como o omnichannel, por exemplo, não só exigem estar perto das grandes cidades, como também é necessário automatizar as operações para eliminar o risco de pedidos errados.
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