Os sistemas automáticos de carga e descarga de caminhões oferecem agilidade e segurança na área de docas do armazém.

Como funcionam os sistemas automáticos de carga e descarga de camiões

19 Agosto 2021

Os sistemas automáticos de carga e descarga de camiões tornaram-se a solução ideal para aumentar a agilidade e segurança no recebimento e envio de mercadorias na área dos cais de carga do armazém.

Os cais de carga são elementos essenciais em qualquer centro de distribuição. Quanto mais cais de carga um armazém tiver, maior será o fluxo de mercadorias ou, noutras palavras, a quantidade de camiões que entram e saem das instalações. Em geral, o descarregamento manual de um camião leva cerca de 30 minutos, dependendo do tipo de mercadoria e do seu peso. Automatizar esse processo pode reduzir esse tempo para menos de 10 minutos.

Neste artigo, explicamos o que é exatamente um sistema automático de carga e descarga de camiões, como funciona e as vantagens que traz.

O que é um sistema automático de carga e descarga de camião?

Um sistema automático de carga e descarga de camiões, também conhecido como ATLS (Automatic Truck Loading Systems), é um sistema pelo qual as paletes são introduzidas e retiradas dos camiões de forma robótica e com a mínima intervenção do operador.

Estão localizados na área das cais de carga, um ponto de acesso fundamental para qualquer armazém. Portanto, é necessário projetar com precisão a sua distribuição, escolher o tipo de cai que será construído de acordo com o espaço disponível e, principalmente, definir o número exato de cais de carga. Este último aspecto dependerá do fluxo de materiais, do volume de entregas, de quando a maior parte da mercadoria é recebida, do tempo que leva para descarregar e movimentar a mercadoria, etc.

A criação de sistemas automáticos de carga e descarga de camiões está a obrigar a readequação do design dos armazéns. A razão? A agilidade que eles proporcionam. Claramente, se o tempo necessário para carregar e descarregar um camião for reduzido, provavelmente serão necessárias menos cais de carga porque elas serão mais eficientes. Consequentemente, o layout do armazém mudará e o espaço planeado para a área de carga e descarga poderá ser usado para outras operações.

Como funciona a carga e descarga automática de camiões

O funcionamento dos sistemas automáticos de carga e descarga é o seguinte (em termos gerais, porque há detalhes que mudam dependendo do sistema e dos seus elementos):

  • O camião, com as portas já abertas, realiza uma manobra de inversão para atracar no cais de carga. Uma vez chegado ao topo, a porta do cai de carga abre.
  • Após ligar o camião à fonte de alimentação do cai de carga, pode-se iniciar o carregamento ou descarregamento automático da mercadoria.
  • Quando se trata de descarregar, as paletes entram num circuito de transportadores (no caso de um armazém totalmente automatizado). E se for um carregamento, quando estiver terminado, o camião estará pronto para transportar a mercadoria.

Em questão de minutos, o processo de carga ou descarga da mercadoria é concluído com sucesso, sem acidentes e com intervenção mínima do pessoal.

Elementos de um cai de de carga automático

Os elementos envolvidos num sistema automático de carga e descarga de camião dependem do tipo de equipamento usado. Até ao momento não existe um padrão, pois cada fornecedor oferece um sistema customizado que se ajusta à mercadoria, ao camião, ao tipo de cai, etc.

Com isso em mente, os principais elementos de um sistema automático de carga e descarga de camiões são:

  • Sistema de rolos e/ou correntes. Um sistema de acionamento que pode ser unicamente composto de correntes, rolos ou uma mistura de ambos.  Por exemplo, no armazém que a Mecalux construiu para o fabricante de produtos de higiene Hayat, o seu sistema se baseia-se em duas correntes centrais e quatro linhas de rolos que se movimentam hidraulicamente para cima e para baixo para transportar as paletes.
  • Garfos extensíveis. Baseia-se no movimento dos garfos extensíveis, ligados por carris.
  • Sistema de paleteiras. Consiste no posicionamento de paleteiras hidráulicas que levantam a carga e a transportam até a posição desejada.

Esses elementos costumam ser complementados com plataformas elevatórias, mesas hidráulicas e transportadores de corrente ou de rolos que interagem com os sistemas automáticos de carga e descarga.

Devo modificar o camião?

Uma dúvida muito frequente sobre a automação de carga e descarga é se devemos fazer modificações nos camiões. A resposta é sim, porque são necessários dois sistemas combinados para realizar o carregamento e o descarregamento automáticos: o primeiro no camião e o segundo na plataforma do cais de carga do armazém.

Por isso, os sistemas automáticos de carga e descarga de camiões são utilizados, principalmente, para o transporte interno da mesma empresa (entre o centro de produção e os centros de distribuição e vice-versa).

Agora, se tudo o que queremos é carregar automaticamente a mercadoria no camião, neste caso existem sistemas que não exigem nenhuma modificação do camião, mas são menos frequentes e com uma operação mais complexa. Por exemplo, um braço que carrega, levanta e introduz as paletes no camião ou um carro de transferência automática que se move ao longo de diferentes cais de carga.

Benefícios dos sistemas automáticos de carga e descarga de camiões

Os cais de carga automática oferecem inúmeras vantagens que ajudam a melhorar significativamente a rentabilidade da empresa:

  • Maior produtividade: a utilização de plataformas de carregamento automáticas permite carregar e/ou descarregar um camião completo com 33 paletes em poucos minutos, aumentando assim o número de expedições e recebimentos.
  • Aproveitamento do espaço: se o descarregamento dos camiões for mais rápido, significa que demorará menos para concluir o processo dock-to-stock. Isto significa que será necessária uma percentagem menor de espaço no armazém, e essa área pode ser usada para outras operações.
  • Proteção da mercadoria: a automação evita qualquer movimento brusco durante a carga e descarga da mercadoria do camião, reduzindo os danos ao produto. Consequentemente, a logística reversa também diminuirá.
  • Otimização da força de trabalho: a área de cai de carga é uma das áreas mais ocupadas num armazém. Graças aos sistemas de carga e descarga automatizados, o número de operadores necessários é minimizado nesta área, que podem ser atribuídos a outras tarefas.
  • Segurança do operador: o processo de embarque e desembarque de mercadorias é uma das operações mais críticas e com maior risco de acidentes no armazém. A automatização desse processo elimina eventuais acidentes, proporcionando uma área menos congestionada e mais segura.

Finalmente, todos esses benefícios têm um efeito direto na redução dos custos operacionais. Diminuição do pessoal necessário, menor desgaste dos equipamentos de movimentação, maior segurança, aumento da produtividade, etc. Com todas essas vantagens, é justo dizer que os sistemas automáticos de carga e descarga de camiões oferecem um rápido retorno sobre o investimento (ROI).

Um 'Dock to Stock' totalmente automatizado

Os sistemas automáticos de carga e descarga de camiões são o primeiro e o último elo em uma cadeia de logística 100% automatizada.

Com esses sistemas e com a implantação de um posto de inspeção de entradas, transportadores e transelevadores, qualquer empresa pode ter um dock to stock totalmente automatizado. Ao mesmo tempo, os sistemas automáticos de carga e descarga dos camiões recolhem, por meio de transportadores, as mercadorias que os transelevadores retiraram das estantes para serem carregadas no camião.

Os sistemas de gestão de armazém são essenciais tanto no recebimento como na expedição da mercadoria. Por outro lado, quando se espera o recebimento de mercadorias, o SGA da empresa notifica o WMS, tanto em comunicação permanente como bidirecional, da chegada de um camião com determinadas paletes (ASN, Advanced Shipment Notice).

No que se refere aos envios, o SGA encarrega-se de organizar as paletes a serem distribuídos e atribui um canal de pré-carga a cada produto de acordo com a rota ou o cliente correspondente.

Os sistemas de gestão de armazéns estão envolvidos tanto no recebimento quanto no envio de mercadorias
Os sistemas de gestão de armazéns estão envolvidos tanto no recebimento quanto no envio de mercadorias

Preciso de um sistema automático de carga e descarga de camião?

A automatizar a carga e descarga de camiões é extremamente eficiente no trabalho com cargas pesadas e temos fluxos de stock que exigem essa velocidade (por exemplo, just-in-time).

Além da agilidade, a automação de um armazém oferece inúmeros benefícios, entre os quais se destaca a segurança dos operadores e do produto. A segurança é um requisito essencial em setores como farmacêutico ou alimentar. Por exemplo, a Mecalux construiu um armazém autoportante para o Grupo Siro, uma das maiores empresas do setor alimentar da Espanha, com sistemas automáticos de carga e descarga de camiões.

Se acredita que chegou o momento de melhorar tanto o desempenho quanto a segurança do seu armazém, não hesite em entrar em contato com a Mecalux para que possamos aconselhá-lo e ajudá-lo a descobrir as vantagens de automatizar toda a cadeia logística.