Logistics planning covers all operations from the design process to delivery to the end customer

Planificação logística: como implementá-la com sucesso

11 jan 2022

Contar com uma planificação logística bem estruturada é fundamental para otimizar todas as operações que ocorrem no armazém. De fato, uma estratégia ad hoc reduz as ineficiências e multiplica a produtividade.

Mas, como pode ser implementado com sucesso numa organização? Neste artigo analisamos os aspetos que são necessários considerar no momento de fazer a planificação logística e como deve ser o processo de implementação.

O que é a planificação logística? Definição e objetivos

A planificação logística é um plano de ação estabelecido entre todas as partes envolvidas que permite determinar os objetivos logísticos da empresa. Abrange desde o abastecimento das matérias-primas necessárias para a fabricação dos produtos até a gestão das entregas de mercadoria aos clientes. Por exemplo, devem ser estabelecidos os termos de entrega ao cliente final, as docas de carga destinadas ao envio, etc.

Além disso, nesse plano são estabelecidos os indicadores de desempenho (KPI) a medir, assim como os seus parâmetros, para poder avaliar o desempenho logístico da empresa. Esses dados também servem para identificar ineficiências ou erros que devem ser corrigidos ao longo da cadeia de abastecimento do produto.

Finalmente, através da planificação logística também se determinam os métodos e a periodicidade de avaliação das operações com o objetivo de ter um plano de melhora contínua que multiplique a produtividade da instalação.

No momento de fazer a planificação, não devemos perder de vista os seus principais objetivos que consistem em:

  • Reduzir erros e ineficiências: facilita o controlo em relação às informações em todas as fases logísticas, o que permite reduzir drasticamente as falhas que ocorrem no armazém.
  • Otimizar recursos e investimento: monitorizar em tempo real a logística da empresa permite tomar decisões quanto aos fluxos de movimentos do armazém. Dessa forma, torna-se mais fácil para o responsável logístico tirar proveito dos recursos disponíveis.
  • Aumento da produtividade e da eficiência: qualquer planificação logística tem como meta final melhorar o desempenho da instalação, aumentando a produtividade e a eficiência em cada uma das suas operações.

Planificar todas as fases da atividade logística

A planificação deve contemplar necessariamente as quatro fases decisivas de qualquer atividade logística:

  • Aquisição de matérias-primas
  • Produção
  • Controlo do inventário
  • Distribuição da mercadoria:
Escolher os KPIs adequados é um fator decisivo para o bom funcionamento da planificação logística
Escolher os KPIs adequados é um fator decisivo para o bom funcionamento da planificação logística

No entanto, a planificação também inclui aspetos prévios à atividade logística, como o layout do armazém ou a gestão de localizações no armazém considerando os fluxos de trabalho dos operadores e as entradas e saídas da mercadoria.

A planificação também engloba aspetos posteriores à entrega ao cliente. Um exemplo disso é a logística reversa: a empresa deve ter uma estratégia para minimizar o impacto dessa tendência de consumo, que já representa mais de 50.000 milhões de dólares por ano só nos Estados Unidos, conforme revela um estudo da organização Reverse Logistics Association.

Como fazer uma boa planificação?

O segredo para uma boa planificação é analisar detalhadamente a cadeia de abastecimento visando identificar todos os obstáculos oferecidos por cada fase logística e encontrar a melhor forma de resolvê-los.

Consequentemente, a estratégia deve considerar questões como quem é o cliente final (quais são as suas necessidades de entrega), os nossos fornecedores e seu lead time e, inclusive, as características intrínsecas do produto.

Além disso, qualquer planificação logística deve:

  • Ser pensada para crescer: a estratégia da empresa deve considerar a possível ampliação das instalações de armazenamento ou o aumento das linhas de produção ou da procura. Um dos critérios que podem ajudar a superar essa fase é a flexibilidade no layout do armazém.
  • Utilizar métricas adequadas: a cadeia de abastecimento gera uma infinidade de informações que, bem analisadas, é muito útil, embora também possa originar ineficiências no armazém. Por isso, entender o produto e definir os indicadores de desempenho adequados (KPI) é decisivo para que a planificação logística seja bem-sucedida.
  • Inovar constantemente: embora a empresa tenha objetivos estabelecidos, deve procurar constantemente novos métodos que aumentem a eficiência das operações logísticas. Dessa forma, o padrão de entrega em 24 horas ou a inclusão de novas tecnologias no armazém torna-se um fator decisivo para dar resposta ao desafio da estratégia omnichannel ou ao padrão de entrega em 24 horas.

Os fluxos de pessoal e de mercadoria, assim como a organização do armazém são elementos que também fazem parte de uma boa planificação logística. Mas a lista de elementos que não devemos ignorar não acaba aqui. Equipamentos de movimentação como os transelevadores, sistemas de armazenamento como o Pallet Shuttle e automações que podem garantir a eficiência no picking como o pick-to-light fazem a diferença entre uma boa e uma má planificação.

Por outro lado, nos últimos anos, adquiriu especial relevância a utilização dos Sistemas de Gestão de Armazém, que compilam as informações geradas no armazém e automatizam fases tão complexas como o controlo de stock, a gestão das entradas e saídas da mercadoria do armazém ou a preparação de pedidos.

Logística e planificação: eficiência para o armazém

Todas as empresas, seja qual for seu setor, cumprem alguma função dentro da cadeia de abastecimento. Menosprezar a importância dessa fase no negócio pode gerar excesso de custos, erros e ineficiências no serviço destinado ao cliente final.

Um exemplo de uma excelente planificação logística é o da empresa belga de aluguer de livros didáticos Rent a Book: devido às ineficiências na preparação de pedidos, a logística reversa chegou a representar 3% dos envios finais, a empresa decidiu elaborar um plano baseado na digitalização de processos e na automação do picking com tecnologia RFID. Outro caso seria o da KH Lloreda, que diante de um aumento líquido da procura, concebeu uma estratégia logística baseada na automação do armazém para garantir que o cliente recebe um bom serviço.

Em suma, em qualquer organização todos os departamentos devem caminhar juntos e focar no objetivo global da logística, ou seja, que a mercadoria chegue no prazo e nas condições estabelecidas e com o menor custo possível.