Prevenção de riscos, uma das chaves para alcançar um processo de picking manual totalmente seguro

Picking manual: como proporcionar maior segurança para operadores e mercadorias

09 mar 2020

A segurança para operadores e mercadorias é uma prioridade no armazém. Por isso, o picking manual é um processo que exige atenção especial. Não é por acaso que um uso inadequado pode implicar riscos para as pessoas envolvidas nessa atividade.

Vejamos alguns dos pontos-chave para conseguir um picking manual seguro e ergonómico, graças ao uso de um WMS, o auxílio de sistemas automáticos e a prevenção de riscos ocupacionais.

É o caso especialmente dos armazéns de e-commerce, uma vez que precisam de uma gestão logística muito exigente para fazer frente a um grande volume de pedidos em pouco tempo.

Pontos-chave da segurança em picking manual: software, máquinas e prevenção

Os processos manuais realizados em um armazém exigem pessoal formado tanto nas tarefas, quanto na segurança. O picking manual, que começa no recebimento da ordem de pedido e finaliza com a embalagem para o envio, é um dos processos em que mais intervêm os operadores, por isso é tão importante conhecer os principais riscos e minimizá-los em benefício de uma segurança completa para operadores e mercadorias.

1. Software WMS para um picking manual mais seguro

O picking manual pode ser otimizado utilizando um WMS ou Sistema de Gestão de Armazém. O software é capaz de gerir de forma eficiente qualquer tipo de armazém.

Vejamos as vantagens de utilizar o Easy WMS no processo de picking manual e como o software ajuda a garantir a segurança dos operadores, assim como sua ergonomia:

  • Adapta-se com flexibilidade às mudanças do processo de picking.
  • Controla em tempo real o stock existente.
  • Otimiza os tempos e praticamente elimina os erros no picking.
  • Reduz as deslocações desnecessárias e diminui em até 30% as operações de manuseio.
  • Mantém o equilíbrio na distribuição de tarefas entre os operadores.

Com um WMS é possível reduzir consideravelmente o número de ações manuais que um operador deve realizar para a preparação de pedidos, otimizando o manuseio.

Assim, os trabalhadores de picking registam uma menor incidência de patologias musculares e ósseas, uma vez que o uso do WMS diminui os movimentos repetitivos e reduz deslocações.

2. Dispositivos de auxílio ao picking

Os sistemas de auxílio ao picking, tais como picking por voz ou picking por luz também contribuem para que o picking manual seja mais seguro, sobretudo em armazéns com um elevado número de pedidos. Esses sistemas de auxílio ligam-se ao software WMS:

  • O picking por luz é um sistema automático ligado ao WMS que guia visualmente o operador para as localizações exatas do armazém para recolher os artigos de um pedido. Visores numéricos indicam a mercadoria a extrair e a quantidade necessária.
  • O picking por voz também contribui para aumentar a segurança. O Sistema de Gestão de Armazém envia instruções por voz mediante auriculares e o operador confirma as tarefas pelo microfone. Assim o trabalhador não precisa utilizar as mãos para manusear o terminal ou outros controles ganhando ergonomia e liberdade de movimentos.

3. Segurança no picking manual com outros sistemas

  • Estantes dinâmicas para picking: ao estarem inclinadas, facilitam o acesso às caixas. São perfeitas para áreas do armazém com muito volume de picking.
  • Transportadores: devido ao seu desenho ergonómico e compacto reduzem o número de deslocações dos operadores e representam uma considerável redução do esforço físico exigido aos trabalhadores.
  • Sistemas mecânicos de elevação de cargas como braços hidráulicos ou mesas preparadoras com altura ajustável. Esse tipo de máquina permite lidar com cargas pesadas e adaptar as condições de preparação de pedidos ao operador, por isso a ergonomia de todo o processo é reforçada. Um exemplo bastante representativo da aplicação desses sistemas pode ser encontrado no armazém da Venis (Porcelanosa Grupo), que foi projetado pela Mecalux.
Área de picking manual do armazém da Porcelanosa Grupo, onde prevalece a segurança e a ergonomia dos trabalhadores.
Área de picking manual do armazém da Porcelanosa Grupo, onde prevalece a segurança e a ergonomia dos trabalhadores.

4. Prevenção de riscos ocupacionais

Outro ponto-chave importante para conseguir um picking manual 100% seguro tanto para os operadores quanto para as mercadorias refere-se à informação e prevenção de riscos. Em gestão logística, quanto maior o planeamento, maior será o índice de eficiência.

As lesões mais comuns em trabalhadores de picking manual são:

  • Lesões músculo-esqueléticas.
  • Traumatismos.
  • Luxações.
  • Fadiga.
  • Esforço excessivo.
  • Exposição a substâncias nocivas.

Planear, antecipar e saber reconhecer os riscos são ações imprescindíveis na logística para conseguir processos de picking manual seguro. Embora o volume de trabalho seja elevado, sempre é preciso considerar:

  • Altura de trabalho adequada: o produto deve estar situado a uma altura entre o joelho e o ombro do operador.
  • Disposição adequada dos artigos nas estantes para evitar posturas desconfortáveis e ter que se esticar.
  • Apoios mecânicos no momento de mover objetos pesados ou trabalhar em altura.

Uma das prioridades para qualquer gestão de armazém que procure a excelência é zelar pela segurança tanto dos operadores quanto da mercadoria que se armazena. Na Mecalux somos uma referência proporcionando sistemas de picking manual que priorizam a segurança e a ergonomia. Entre em contato com os nossos especialistas: eles vão ajudá-lo a todo o momento e irão resolver assuas dúvidas.