Como gerir um armazém logístico com sucesso

11 mar 2020

Uma boa organização dos armazéns permite proporcionar um serviço de qualidade com o menor custo possível.

Para gerir um armazém logístico com sucesso é necessário cumprir as seguintes premissas: ter o stock necessário, utilizar o menor tempo possível em operações internas, otimizar fluxos e localizações, contar com pessoal formado e motivado, ter um software de gestão de armazém (WMS) e medir e analisar resultados.

Falamos de uma gestão eficaz quando ocorre uma combinação inteligente e no momento adequado de todas essas variáveis. Siga estas recomendações, tome decisões de acordo com cada momento e gere seu armazém logístico com sucesso.

1. Decisões prévias: o layout do armazém

O layout do armazém deve ser realizado de acordo com uma análise funcional prévia que deve seguir as etapas dos fluxos de materiais, além de refletir as características da instalação.

O layout deve abranger a organização e distribuição do espaço em diferentes áreas operacionais, ter bem definidas as seções e os espaços.

Em qualquer layout de armazém existe um equilíbrio necessário entre a otimização da capacidade de armazenagem e o respeito aos fluxos de materiais para que fluam de acordo com o nível exigido. Nesse sentido, podemos indicar dois aspectos:

  • As localizações ou como colocar a mercadoria com eficiência é uma decisão que pode ser tomada a priori. O critério de localizações no armazém determina a capacidade efetiva da instalação e deve ser definida em função de múltiplas variáveis. Em muitos casos, as áreas de localização fixa convivem com espaços de armazém caótico.
  • Maximizar a capacidade de armazenagem é sinónimo de uma gestão logística correta. Existem diferentes estratégias para otimizar o espaço do armazém que dependerão do tipo de mercadoria e de vários fatores.

2. Conseguir conquistas diárias: a gestão do dia a dia num armazém logístico

Ter uma gestão bem-sucedida exige que o armazém seja rentável. Por isso, é necessário que os custos de manuseio sejam reduzidos, aplicando uma correta distribuição, a ordem adequada dos fluxos e uma conveniente localização dos processos intermediários.

Com o auxílio de um WMS é possível gerir o armazém no dia a dia com sucesso, além de outros aspectos:

  • Gestão de stock precisa: nesse ponto um software ajuda a organizar com exatidão os fluxos de entrada e saída da mercadoria. O uso de um WMS é básico para que o stock seja controlado o tempo todo.
  • Processo de picking ágil: a inclusão de um programa de gestão melhora o desempenho do picking, proporciona um sistema de trabalho mais eficiente e minimiza erros. Também otimiza as deslocações e a ordem de preparação de pedidos, distribuindo a carga de trabalho de forma equitativa entre os operadores.
  • Sistemas de armazenagem adequados: outra das decisões importantes é escolher o tipo de estantes industriais e de equipamentos de movimentação utilizados, sejam manuais, empilhadores ou sistemas completamente automatizados. Para tal será preciso considerar que sejam adequados aos fluxos e ao tipo de mercadoria.
  • As pessoas são protagonistas no dia a dia de um armazém. Trabalhar em condições ideais, aumentar a motivação dos operadores e ter pessoal formado e informado em prevenção de riscos são aspectos-chave para alcançar a excelência em gestão logística. Parte do sucesso está em ter uma equipa de trabalho coerente, motivada e que se sinta importante.
A motivação dos operadores e o auxílio de um software são vitais para uma gestão de sucesso
A motivação dos operadores e o auxílio de um software são vitais para uma gestão de sucesso

3. Última fase: avaliação de resultados em gestão logística

Não existe a certeza absoluta de que a gestão é correta até os processos serem avaliados. Para que a gestão do armazém seja considerada eficaz é preciso selecionar e medir o KPI e controlar dados e resultados. Esses Indicadores-Chave de Desempenho irão permitir obter uma foto da realidade.

Com os dados em mãos é preciso continuar a tomar decisões para corrigir alguns aspectos ou seguir nessa linha de trabalho. Os processos-chave devem estar claramente definidos e devem contar com indicadores reais que permitam continuar a avaliar o funcionamento do armazém para:

  • Aumentar a competitividade da empresa e melhorar o desempenho do armazém.
  • Minimizar erros.
  • Melhorar os níveis de qualidade.
  • Diminuir as despesas.
  • Aumentar a produtividade global da equipa de trabalho.

Como vimos, o sucesso na tomada de decisão em logística tem relação em como fazer no momento adequado: antes, durante e depois. Siga essas recomendações para gerir seu armazém de uma forma eficaz.

Na Mecalux, trabalhamos para otimizar a gestão do seu armazém. Entre em contato com os nossos especialistas em logística: eles vão assessorá-lo sobre as suas necessidades, assim como proporcionarão as soluções que o ajudarão a continuar crescendo.