A logística inteligente emprega o uso de tecnologias como o Blockchain ou IoT para o benefício do armazém

Logística inteligente: novas tecnologias para o armazém

09 mar 2023

A logística inteligente, também conhecida como smart logistic, refere-se à utilização das novas tecnologias, como o Blockchain ou o Big Data, para otimizar os processos que ocorrem dentro e fora do armazém. A introdução de novas tecnologias e sistemas automatizados em logística garante o máximo desempenho das operações sem interrupção.

Neste artigo abordaremos o conceito de logística inteligente, quais são as principais tecnologias existentes atualmente no armazém e, sobretudo, como aproveitá-las para digitalizar e automatizar uma instalação.

O que é a logística inteligente?

A logística inteligente é o processo de adoção de novas tecnologias em todas as operações que ocorrem dentro e fora do armazém, desde o recebimento da mercadoria nas docas de carga e descarga até a distribuição e entrega ao cliente nas condições estabelecidas. Dito de outra forma, trata-se de um conceito que envolve a implantação de dispositivos inteligentes para automatizar as operações logísticas.

Tecnologias como a Inteligência Artificial, o Big Data ou a Internet das Coisas Industrial chegaram para transformar completamente o armazém. Segundo aponta um estudo da consultora Research and Markets, o mercado da Internet das Coisas (IoT) em logística sofrerá um crescimento anual de 13,2% até 2030, passando de um volume de negócio de 34,504 bilhões de dólares em 2019 para 100 bilhões em 2030.

A logística inteligente visa aumentar o controle dos processos, otimizar o desempenho do armazém e reduzir ao máximo as despesas operacionais na instalação através do uso de dispositivos interconectados e da compilação de todos os dados gerados no mesmo. Uma análise desses dados permite que o responsável logístico tenha todas as informações disponíveis sobre o que acontece na instalação antes de tomar uma decisão.

A logística inteligente promove a substituição dos sistemas manuais por equipamentos de movimentação automáticos ou robôs nas tarefas mais repetitivas, tal como o movimento da mercadoria, a localização e extração de unidades de carga ou a preparação de pedidos. Esses processos são coordenados por um software de gerenciamento de armazém (WMS), um programa de gerenciamento que limita o risco de ocorrerem erros no armazém otimizando todas as operações realizadas na instalação, desde o gerenciamento da localização dos produtos até os percursos de picking dos operadores.

O primeiro passo para adotar uma logística inteligente para sua empresa é implantar um software de gerenciamento de armazém
O primeiro passo para adotar uma logística inteligente para sua empresa é implantar um software de gerenciamento de armazém

Inteligência e digitalização para os processos de armazém

A logística inteligente exige um cérebro para digitalizar o controle do armazém, geralmente um WMS, que proporciona inteligência artificial e confiabilidade aos processos realizados na instalação. Entre essas operações destacam-se o abastecimento às linhas de produção, sincronização dos pedidos internos e a eleboração das rotas de picking para otimizar o percurso dos operadores.

Da mesma forma, um programa de gerenciamento de armazém como o Easy WMS, o Sistema de Gerenciamento de Armazém da Mecalux, permite ter um controle total do estoque ao monitorar todas as entradas e saídas de produtos realizadas ao longo do dia. Além disso, esse software automatiza o slotting (gerenciamento das localizações) baseando-se em critérios e regras preestabelecidas pelo responsável logístico, o que facilita e agiliza as tarefas dos operadores.

A digitalização dos armazéns permite coletar todos os dados que são gerados e transformá-los em informação útil para o responsável logístico. Um módulo como o Supply Chain Business Intelligence, do Easy WMS, ajuda a tomar decisões logísticas baseando-se no desempenho real do armazém. Trata-se de um software que compila todos os dados e ajuda o responsável logístico a converter todas as informações geradas no armazém, durante as operações de recebimento em KPIs logísticos, entre outras funcionalidades.

As novas tecnologias permitem agilizar a extração e localização de mercadoria através de transelevadores automáticos
As novas tecnologias permitem agilizar a extração e localização de mercadoria através de transelevadores automáticos

Logística inteligente: a função da automação

A automação de processos é uma das principais características da logística inteligente e a consequência direta da implementação de novas tecnologias no armazém, tais como os sistemas de transporte e armazenamento automáticos (transportadores de paletes, miniloads ou transelevadores para paletes). Essas soluções automáticas são aplicadas nas tarefas repetitivas para garantir um fluxo de trabalho ininterrupto. Trata-se de sistemas que além de acelerar as tarefas realizadas nas instalações logísticas, também otimizam ao máximo a capacidade de armazenamento da instalação ao permitir a compactação da mercadoria.

Além disso, a logística inteligente introduziu a robótica dentro do armazém: cada vez é mais comum encontrar veículos AGV, robôs móveis (AMR) ou cobots em processos como o movimento da mercadoria ou a preparação de pedidos.

Todas essas soluções não seriam viáveis se não fossem completamente seguras. A consolidação da Inteligência Artificial e do IoT facilitou a convivência no armazém de produtos, sistemas automatizados e operadores, garantindo a integridade física para todos. De fato, a substituição do operador nas tarefas mais físicas e repetitivas e sua relocalização em atividades de maior valor agregado promove a segurança e a produtividade dos trabalhadores.

A Incarlopsa confiou na Mecalux para projetar e implantar suas novas instalações logísticas
A Incarlopsa confiou na Mecalux para projetar e implantar suas novas instalações logísticas

Como avançar para uma logística inteligente

Transformar uma logística convencional em uma inteligente não é um processo simples. O planejamento logístico é específico para cada empresa e exige soluções adequadas que, normalmente, combinam sistemas manuais, semiautomáticos e automáticos. Para otimizar as operações logísticas e implementar novas tecnologias no armazém é essencial identificar as necessidades, detectando onde a produtividade deve aumentar e as operações que podem reduzir o excesso de custos.

O primeiro passo é implantar um software de gerenciamento como o Easy WMS, que oferece mais de 80 funcionalidades básicas e escaláveis através de diferentes módulos avançados. Essas são as vantagens destacadas por Jean-Noël Rivat, responsável pelas Operações do Groupe Lorca: “Melhoramos completamente a preparação de pedidos, alcançando uma maior eficiência e agilidade”, indica Rivat.

Outra estratégia habitual da logística inteligente é limitar a presença de equipamentos de movimentação manuais e substituí-los por soluções automáticas como transportadores e transelevadores, tanto para paletes quanto para caixas, sistemas especialmente úteis quando os fluxos da mercadoria são constantes e repetitivos, uma vez que melhora significativamente o desempenho do armazém. Esse é o caso, por exemplo, da Incarlopsa, uma empresa que é referência no setor da carne na Espanha, e que através da Mecalux inaugurou seis novas instalações logísticas. Seus armazéns estão equipados com transelevadores para paletes, lançadeiras e Pallet Shuttle automático, entre outros sistemas. A implementação dessas soluções automáticas aumentou a produtividade da instalação: “Temos um movimento ininterrupto e controlado da mercadoria”, afirma Victorino Carabantes, diretor de Engenharia da Incarlopsa.

Logística inteligente: máxima eficiência nas operações do armazém

A logística inteligente já é uma realidade em muitos armazéns, através de novos conceitos como o Blockchain, a Inteligência Artificial ou a Internet das Coisas Industrial. Essas tecnologias promovem a automação de processos visando atingir o máximo desempenho do armazém, eliminando o excesso de custos e garantindo ciclos de trabalho 24/7.

Seja mediante soluções de transporte automatizadas ou através da implantação de um software de gerenciamento de armazém, a logística inteligente garante um controle eficiente do estoque, uma maior segurança para os operadores e os produtos e a eliminação de erros em tarefas como a preparação de pedidos ou o gerenciamento das devoluções.

Se você estiver interessado em aumentar a produtividade e a eficiência do armazém, não hesite em entrar em contato conosco. Como fornecedor global de soluções de armazenamento, a Mecalux conta com um vasto portfólio de soluções adaptadas às suas necessidades. Um consultor especializado analisará sua situação e lhe oferecerá a melhor solução.