O Easy WMS sincroniza a loja virtual de PrestaShop com o estoque do armazém

PrestaShop e sua integração ao software do armazém

08 jun 2021

A integração do Prestashop aos softwares de gerenciamento de armazém é fundamental para a logística dos e-commerce. Sincronizar de forma automática o estoque do site com o real do armazém não só permite poupar tempo, como também garante a precisão do inventário. Dessa forma, é possível evitar pedidos errados e as consequentes penalizações dos marketplaces como a Amazon.

Em outras palavras, além de melhorar a experiência de compra do usuário, a integração desses softwares reduz o índice de envios errados, elimina o risco de rupturas de estoque e facilita o processamento de pedidos aos operadores. 

Neste artigo explicamos como o PrestaShop encaixa no planejamento logístico de um negócio online. E como esse software pode escalar desde um pequeno e-commerce até outro que atenda centenas ou inclusive milhares de pedidos diários, combinado com um programa de gerenciamento de armazém (WMS) e sem necessidade de ERP.

O que é e como funciona o PrestaShop?

O PrestaShop é um CMS ou plataforma e-commerce, tal como seus concorrentes Magento, WooCommerce ou Shopify. Nasceu na França em 2007 com a premissa de tornar mais acessível e simples a criação e edição de conteúdo nas lojas online. Desenvolvido na linguagem PHP, esse software de código aberto se converteu na escolha de mais de 300.000 lojas de todo o mundo, segundo indica a própria empresa. 

A plataforma destaca-se por sua usabilidade e interface intuitiva. Com um processo de instalação simples, basta alguns cliques para que funcione. Disponível em mais de 75 idiomas, é compatível com as passarelas de pagamento mais comuns (pode conectar-se à maioria dos bancos, além do Paypal, Stripe ou Apple Pay, entre muitos outros). Com alguns serviços de hosting, inclui um painel de controle onde o encarregado do e-commerce pode facilmente personalizar o site e fazer o monitoramento dos pedidos.

Um dos principais benefícios do PrestaShop é sua escalabilidade. A plataforma se adapta ao crescimento de cada e-commerce, oferecendo a cada momento as funcionalidades avançadas que a empresa precisar. Possui um catálogo composto por mais de 5.000 módulos e tópicos. Além disso, oferece serviços de suporte premium que são complementados por uma extensa rede de agências e técnicos certificados e uma comunidade de mais de um milhão de membros.

A dificuldade no gerenciamento de pedidos online exige que as empresas implementem um WMS

A dificuldade no gerenciamento de pedidos online exige que as empresas implementem um WMS

Sincronizar inventários: O PrestaShop e o estoque real do armazém

O processo de sincronizar o estoque do armazém com o do catálogo da loja virtual é essencial para qualquer negócio digital. No entanto, utilizar apenas as ferramentas próprias do PrestaShop é uma tarefa manual enfadonha, à qual será necessário dedicar várias horas diárias com possibilidades de erros. A probabilidade de pedidos errados será elevada e, consequentemente, os marketplaces poderiam penalizar o negócio eliminando seus produtos do portal. Trata-se, portanto, de um assunto crucial que merece toda a nossa atenção.

A solução mais eficaz é integrar a plataforma PrestaShop a um sistema de gerenciamento de armazém que seja capaz de coordenar-se com o aplicativo e automatizar a entrada e saída de produtos no armazém e no site. 

Essas soluções digitais limitam o risco de erros no processamento de pedidos e garantem que o responsável logístico tenha permanentemente um controle preciso do estoque do armazém e da lista de produtos do portal de venda. Portanto, um software de armazém não só sincroniza o estoque, como também dirige as operações de picking para poder expedir pedidos com maior rapidez otimizando o uso dos espaços (slotting).

O módulo Marketplaces & Ecommerce Platforms Integration coordena o stock no armazém com a gestão da loja virtual

Marketplaces & Ecommerce Platforms Integration é a solução para sincronizar o catálogo da loja virtual com o estoque do armazém

Por exemplo, o Easy WMS, o Sistema de Gerenciamento de Armazém da Mecalux, pode ser integrado ao PrestaShop através do módulo Marketplaces & Ecommerce Integration, especificamente projetado para tal finalidade.

O módulo Marketplaces coordena o catálogo de pedidos na loja virtual com o estoque no armazém, evitando que ocorram erros de estoque e problemas com as compras que poderiam prejudicar a reputação do e-commerce. Esse software permite alinhar não só o ponto de venda próprio, mas também a oferta nos vários marketplaces onde a empresa pode estar presente, tais como a Amazon ou o eBay

O módulo também automatiza a relação entre a loja virtual e o armazém: imediatamente após a confirmação de pagamento, gera automaticamente uma ordem no WMS para que o operador processe o pedido. 

O Easy WMS, por sua vez, oferece a funcionalidade avançada Software para gestão da expedição logística, a qual também é muito útil para os negócios online, uma vez que coordena o Sistema de Gerenciamento de Armazém com os softwares das diferentes agências de transporte (UPS, DHL, DB Schenker, Colissimo, Seur, MRW, Correios, Nacex, Chronopost, bpost…). 

ERP para o PrestaShop? Com um WMS é suficiente

Preciso de um ERP para gerenciar e expedir os pedidos do PrestaShop? Do ponto de vista logístico, a resposta é: não necessariamente. Com o PrestaShop é possível receber tanto os pedidos dos clientes quanto gerenciar diretamente a loja virtual. Com o sistema de gerenciamento de armazém, por sua vez, é possível criar, editar ou apagar itens do mestre de artigos, organizar o armazém com base nas referências armazenadas e coordenar o processamento de pedidos de acordo com os requisitos de cada cliente. 

Esse é o caso da Global Freaks, um e-commerce de figuras de colecionador que vende através de inúmeros marketplaces, assim como a partir de seu próprio site. Em apenas dois anos, a empresa registrou um crescimento excepcional, passando de 90 para 300 pedidos diários. Portanto, era urgente implantar um sistema que reduzisse o impacto das quebras de estoque. 

Por isso, a Mecalux chamou a atenção dessa empresa, uma vez que lhe oferecia uma solução integral para suas necessidades. Por um lado, um sistema de armazenagem com estantes para picking e, por outro, o Easy WMS, um software capaz de ser integrado às diferentes plataformas onde são comercializados seus produtos.

“A Mecalux foi a única fornecedora de WMS que permitia que estivéssemos integrados aos marketplaces onde vendemos nossos produtos (eBay e Amazon), assim como à plataforma PrestaShop para gerenciar nosso site”, indica Daniel Vizcarra, gerente da Global Freaks. 

Graças à solução proporcionada pela Mecalux, atualmente o gerenciamento de produtos dessa loja no PrestaShop está sincronizado com os estoques do armazém, o que elimina completamente o risco de quebra de estoque. Além disso, o Easy WMS indica a cada operador onde localizar cada referência (SKU) evitando que ocorram pedidos errados que prejudicariam a reputação da empresa. 

A Global Freaks reduziu significativamente os erros nos pedidos através do Marketplaces & Ecommerce Platforms Integration

A Global Freaks reduziu significativamente os erros nos pedidos através do Marketplaces & Ecommerce Platforms Integration

PrestaShop sim; WMS, também

A complexidade do recebimento, processamento e entrega de pedidos no comércio eletrônico, junto ao gerenciamento da loja virtual, exige que as empresas se apoiem em um Sistema de Gerenciamento de Armazém que coordene e automatize as operações. Sem a supervisão de um WMS, processos como a localização dos produtos ou o agrupamento dos pedidos podem tornar-se uma verdadeira dor de cabeça para o responsável logístico. 

A partir da coordenação da loja virtual e da logística nasce um novo modelo de comércio eletrônico eficaz, tanto no processo de venda quanto no serviço ao cliente. Não ocorrem quebras de estoque e os pedidos errados registraram uma queda significativa, o que se traduz em inúmeros benefícios: o cliente recebe um melhor serviço logístico ao melhor preço, enquanto o e-commerce evita o excesso de custos no armazém e melhora a imagem da marca.

Se tiver uma loja virtual e quiser melhorar as operações realizadas em seu armazém, garantindo uma completa sincronização do estoque, não hesite em entrar em contato conosco. Um consultor especializado analisará sua situação e lhe proporá a melhor solução para reduzir os riscos do e-commerce em seu negócio.