As tendências logísticas para 2023 giram em torno da automação e a digitalização

Sete tendências logísticas para 2023

10 jan 2023

As tendências logísticas para 2023 apontam para um armazém cada vez mais robotizado e digitalizado. Os avanços tecnológicos, como o gémeo digital ou o cloud computing (computação na nuvem), fornecem uma maior agilidade, segurança e confiabilidade às operações logísticas.

Num meio em constante transformação, a cadeia de abastecimento exige soluções que aumentem a resiliência diante dos desafios oferecidos pela logística 4.0. Estas são sete das principais tendências que irão marcar o ritmo logístico do ano de 2023.

1. Simulação de armazéns

A simulação, que utiliza a tecnologia digital twin, proporciona uma maior competitividade às empresas. Consiste em efetuar réplicas virtuais de objetos ou processos para reproduzir como seria o comportamento real dos seus homólogos.

No plano logístico a representação virtual dos processos permite simular o layout do armazém, assim como os fluxos de operadores e mercadoria. Graças à representação em três dimensões da instalação, o cliente pode visualizar como será a sua logística.

Além disso, uma vez que o armazém esteja operacional, a simulação ajuda a detetar ineficiências e possíveis cenários adversos, assim como oportunidades de melhoria que facilitem a tomada de decisões estratégicas. Por exemplo, podem ser introduzidos novos métodos de picking ou prever como seria o desempenho do armazém caso fossem instalados outros sistemas de armazenagem.

2. Flexibilidade logística

A logística flexível foi essencial ao longo de 2022 e continuará a ser no próximo ano. Fatores como a consolidação da logística omnichannel, a sazonalidade do produto ou a gestão das devoluções fizeram com que muitas empresas flexibilizassem a logística para serem competitivas.

A flexibilidade é um atributo essencial em todas as fases da cadeia de abastecimento. Contar com processos logísticos e produtivos flexíveis garante a disponibilidade do stock para o cliente final, além de limitar o excesso de custos de fabricação, armazenamento e transporte. As empresas com uma logística elástica são capazes de adaptar os armazéns às mudanças e imprevistos sem alterar o desempenho da atividade. Também têm maior facilidade para manter a sua competitividade em cenários de interrupção na cadeia de abastecimento.

A flexibilidade também proporciona uma vantagem competitiva na preparação de pedidos, uma das operações mais exigentes da logística. O flexível fulfillment é uma estratégia logística que foca em adaptar a preparação de pedidos a uma procura complexa para que os artigos possam ser expedidos a partir de qualquer centro de distribuição, armazém ou loja física.

3. Automação robótica de processos

A tecnologia RPA (Robotic Process Automation), ou seja, a adoção de robôs de software para interagir com programas de forma automatizada, continuará a desempenhar um papel importante nos processos empresariais em 2023. A automação robótica de processos é utilizada para automatizar tarefas repetitivas, tais como a ligação a aplicações, copiar e colar dados, mover arquivos ou criar diretórios e pastas, entre outras funções.

No âmbito da logística, a tecnologia RPA pode ajudar a fazer um melhor acompanhamento da mercadoria e a controlar o status de envio dos pedidos. A tecnologia RPA permite enviar notificações sobre o horário da recolha, avisar sobre possíveis atrasos ou elaborar um teste de entrega eletrónica através de mensagens geradas automaticamente.

A automação robótica de processos também facilita a execução de ordens de compra a partir de critérios automatizados como preço, quantidade ou periodicidade. Os robôs de software também podem servir para prognosticar a oferta e a procura através da análise automática de dados históricos de vendas ou indicadores do mercado. Dessa forma, é possível garantir a quantidade de produtos necessários para atender os pedidos futuros e manter um stock de segurança adequado.

A automação robótica de processos continuará a desempenhar um papel importante nos processos empresariais
A automação robótica de processos continuará a desempenhar um papel importante nos processos empresariais

4. Prospeção de dados

A prospeção de dados (data mining) consiste em analisar grandes volumes de informação com o objetivo de detetar e extrair padrões que revelem informações úteis para apoiar a tomada de decisão nas empresas. Na logística 4.0, a detecção automática de padrões em operações como o recebimento, a preparação ou a devolução de pedidos poderia contribuir para melhorar a previsão da procura de stock e obter um maior controle sobre o mesmo.

A relevância da prospeção de dados aumentou junto com o desenvolvimento de tecnologias como o armazenamento de dados (big data), a inteligência artificial e o machine learning. Os métodos automáticos de extração de dados organizam e filtram as informações para transformá-las em conhecimento relevante que ajude em certos âmbitos a detetar fraudes (finanças), a prever a procura (comercial e marketing) ou a identificar pontos de estrangulamento (indústria e logística), entre outras muitas aplicações.

5. ‘Cloud computing’

A computação na nuvem (do inglês, cloud computing) está a redefinir a gestão das empresas e, mais especificamente, o modo de organizar a cadeia de abastecimento. O software como serviço (SaaS, software as a service) será outra das tendências logísticas que irá deixar a sua marca em 2023. Digitalizar a logística com um software de gestão de armazém (SGA) na modalidade SaaS (na nuvem) proporciona acesso a partir de qualquer dispositivo com ligação à internet e permite economizar custos em infraestrutura e manutenção.

Contar com um SGA na nuvem aumenta a segurança da gestão da informação porque todos os dados gerados no armazém são capturados e armazenados através da tecnologia cloud computing, fazendo cópias de segurança de forma automática. Por outro lado, implementar um software na nuvem aumenta a flexibilidade da solução digital: a versão software as a service fornece um número de licenças escalável em função das necessidades dos clientes.

A tecnologia cloud computing será tendência logística no próximo ano de 2023
A tecnologia cloud computing será tendência logística no próximo ano de 2023

6. Drones e logística

Os drones estão a começar a ganhar espaço no setor logístico e a consolidar a sua presença ao longo de 2023. Multinacionais tecnológicas como a Google ou Amazon já trabalham há algum tempo com protótipos de drones para entregar pedidos aos clientes por via aérea. Apesar de estar numa fase experimental, a entrega por drones traria vantagens como custos mais baixos, envios mais rápidos, alívio do transporte rodoviário e redução da poluição.

No entanto, outra aplicação que já está a ser colocada em prática em alguns armazéns é a gestão do stock com drones. Imagine um drone a sobrevoar de forma autónoma o armazém e a verificar os códigos de barras ou etiquetas RFID, para em seguida informar o software logístico das unidades de cada referência. Desta forma, e graças a uma eficiente gestão do stock, podem ser detetados desajustes de stock automaticamente sem necessidade de destinar recursos exclusivos a essa tarefa.

7. Logística ambiental

A logística ambiental, também conhecida como logística sustentável, engloba o conjunto de políticas e medidas destinadas a reduzir o impacto ambiental causado pela atividade empresarial. A consciência ambiental ganha cada vez mais força nas empresas que procuram reduzir a pegada de carbono, a poluição e os resíduos em todas as etapas da cadeia de abastecimento.

Utilizar veículos elétricos, reforçar os pontos de recolha ou usar materiais biodegradáveis são algumas das medidas que as empresas estão a implementar para limitar os resíduos e consumir menos energia nos seus processos empresariais.

Logística em 2023: novas tecnologias para um melhor serviço

Após um 2022 onde a automação e a digitalização nos armazéns se consolidaram como pilares da estratégia logística, certamente as empresas irão continuar a apostar nas novas tecnologias em 2023 para manter a competitividade, agilizar processos e limitar erros. O objetivo? Conseguir uma logística fluida, flexível e capaz de se adaptar às mudanças que estão por vir.

Se você pretende ter uma logística eficiente e atualizada com as últimas tendências, entre em contato conosco e um especialista terá prazer em assessorá-lo e ajudá-lo para tirar o máximo partido de sua cadeia de suprimentos.