A gestão de inventário é uma das operações básicas para o correto funcionamento de um e-commerce

5 elementos-chave para controlar (bem) o estoque de um e-commerce

21 mar 2023

O controle de estoque em um e-commerce é uma operação fundamental para qualquer empresa que deseje diferenciar-se da concorrência e conseguir uma maior rentabilidade. Com um controle preciso do estoque, as empresas podem garantir a disponibilidade dos estoques e o rápido envio dos pedidos aos clientes.

Para os e-commerce, um controle de estoque eficiente é fundamental para evitar quebras de estoque e garantir entregas rápidas aos clientes. Controlar ou gerenciar o estoque exige definir a quantidade de artigos necessária para atender a demanda e determinar o momento em que a mercadoria será reposta.

Os e-commerce devem controlar seu estoque com precisão para evitar atrasos e erros
Os e-commerce devem controlar seu estoque com precisão para evitar atrasos e erros

No momento de estabelecer um processo de controle de estoque, é fundamental que o e-commerce tenha disponível os artigos necessários antes de realizar as vendas. As empresas do setor costumam efetuar um planejamento da demanda, ou seja, fazem uma estimativa das vendas que podem ser realizadas para assim organizar os processos de produção e as operações do armazém mantendo os níveis de estoque adequados.

Uma vez que o e-commerce tenha disponível a mercadoria necessária em seu armazém, o controle ou gerenciamento do estoque abrange as cinco etapas seguintes:

1. Organizar eficientemente o estoque do armazém de e-commerce

A correta organização do estoque é básica para o sucesso do e-commerce. Esse processo consiste em distribuir os produtos no armazém de uma forma lógica que facilite a preparação e expedição de pedidos. A operação, também conhecida como slotting, permite determinar a localização adequada de uma mercadoria no armazém.

Em um armazém de e-commerce, os artigos podem ser organizados seguindo diferentes critérios, por exemplo, o método ABC ou o FIFO (first in, first out). A correta organização do estoque é uma das pedras angulares da logística para e-commerce porque ajuda a expedir os pedidos com maior rapidez e enfrentar os picos de demanda como a Black Friday ou a campanha de Natal.

2. Implementar um software de armazém com funcionalidades de comércio online

O software de gerenciamento de armazém é uma ferramenta essencial em um armazém de e-commerce uma vez que ajuda a controlar adequadamente o estoque, manter um controle rigoroso da mercadoria e organizar as operações com eficiência.

O sistema, graças a algoritmos avançados, identifica os artigos que chegam, lhes atribui uma localização e faz um registro dos produtos que foram expedidos para serem entregues aos clientes. Dessa forma, a rastreabilidade dos produtos é muito rigorosa.

O software de gerenciamento também organiza toda a preparação de pedidos, indicando aos operadores a localização à qual devem se dirigir (para tal, elabora uma rota para que percorram as mínimas distâncias possíveis) ou abastecendo as estações de picking com mercadoria para completar os pedidos.

Os terminais de radiofrequência dinamizam as operações de um armazém de e-commerce
Os terminais de radiofrequência dinamizam as operações de um armazém de e-commerce

3. Utilizar terminais de radiofrequência para um melhor controle do estoque

Para fazer um correto controle do estoque e preparar todos os pedidos com rapidez, os operadores de um armazém e-commerce utilizam terminais de radiofrequência. Esses dispositivos complementam as tarefas dos operadores: facilitam o despejo de dados no sistema de gerenciamento de armazém (por exemplo, indicando os artigos que chegaram ao armazém) e o recebimento de instruções (por exemplo, a localização onde cada artigo deve ser armazenado).

Uma das vantagens mais importantes de conectar os terminais de radiofrequência ao software de gerenciamento de armazém é a redução dos erros. As tarefas dos operadores são muito mais simples, devem unicamente limitar-se a seguir as instruções proporcionadas pelo dispositivo para não cometer erros.

Para simplificar o trabalho dos operadores ainda mais, os funcionários do armazém podem utilizar wearables, ou seja, dispositivos eletrônicos que são colocados em um dedo ou no braço para que o operador tenha as mãos completamente livres e colete os produtos com comodidade.

O módulo Marketplaces & Ecommerce Platforms Integration da Mecalux é a ferramenta ideal para sincronizar o estoque existente no armazém e o registrado na loja online
O módulo Marketplaces & Ecommerce Platforms Integration da Mecalux é a ferramenta ideal para sincronizar o estoque existente no armazém e o registrado na loja online

4. Sincronizar o estoque do armazém com o catálogo da loja online

O armazém deve estar integrado às plataformas online onde os produtos são comercializados, por exemplo, eBay ou PrestaShop. Dessa forma, quando um cliente adquire um produto, os operadores do armazém podem preparar o pedido imediatamente e expedi-lo rapidamente.

Com a ajuda de um software de gerenciamento é possível conectar o armazém às lojas online de forma automática. O Easy WMS, o Sistema de Gerenciamento de Armazém da Mecalux, oferece o módulo Marketplaces & Ecommerce Platforms Integration, uma funcionalidade que sincroniza o catálogo online com o armazém físico.

Esse módulo é utilizado pela Global Freaks, e-commerce especializado em figuras de colecionista, para conectar seu armazém aos marketplaces onde comercializa seus artigos: eBay, Amazon e PrestaShop.

5. Unificar estoques de diferentes canais sob um modelo omnichannel

As empresas de e-commerce que operam em cada vez mais canais passam a dispor de uma logística omnichannel, ou seja, oferecem aos consumidores a possibilidade de combinar inúmeras vias de comunicação com a empresa, como a loja física, o telefone celular ou o site.

O crescimento da estratégia omnichannel afeta todas as operações do armazém porque exige um alto número de referências e de pedidos. Diante dessa situação, fazer um bom controle do estoque através da tecnologia evita atrasos e erros.

A Mecalux oferece soluções para que as empresas possam ter uma logística omnichannel avançada como o WMS para e-commerce, Software para gestão da expedição logística ou Store Fulfillment.

Controle do estoque: operação fundamental no e-commerce

O controle do estoque é uma operação primordial para qualquer e-commerce. Os erros e os atrasos representam um custo muito alto para as empresas: a insatisfação dos clientes. Realizar um bom controle do estoque através da tecnologia permite que as empresas possam preparar um grande número de pedidos, no menor tempo possível, garantindo os prazos de entrega para oferecer um serviço de qualidade.

A Mecalux tem muita experiência equipando armazéns de empresas de e-commerce com soluções de armazenamento e gerenciamento. Com o Easy WMS, os e-commerce podem fazer um monitoramento do status de seus estoques e otimizar todas as operações, incluindo a preparação de pedidos. Entre em contato conosco para encontrarmos a solução que melhor se adapte ao seu negócio.