Limpeza industrial de armazéns: como manter a ordem?

09 Abril 2020

A limpeza industrial de armazéns é essencial para proteger os materiais depositados e os trabalhadores que nele operam. Um espaço de trabalho sujo e desordenado aumenta o risco de sofrer acidentes e, nesse sentido, as instalações de armazenagem não são uma exceção.

Analisamos os principais elementos que devem ser mantidos limpos em um armazém e oferecemos algumas dicas essenciais para organizar tais tarefas.

Método de limpeza de armazéns: técnica dos 5S

A técnica dos 5S refere-se a um método de ordem e limpeza japonês, devido ao nome de cada etapa nesse idioma. O programa 5S é divido em: Seiri (Senso de utilização), Seiton (Senso de organização), Seiso (Senso de limpeza), Seiketsu (Senso de padronização), Shitsuke (Senso de disciplina). Detalhamos a seguir as boas práticas que nele constam:

1. Classificação: o espaço no armazém é um bem limitado e muito valioso. Por isso, a primeira etapa consiste em eliminar os elementos desnecessários do lugar de trabalho e priorizar aqueles que estão a ser usados com frequência, assim como avaliar a quantidade realmente necessária. Por exemplo, existem estratégias para otimizar as embalagens no armazém para que não se proliferem e possam ser guardadas corretamente.

2. Ordem: proporcionar aos espaços de trabalho os meios para depositar e localizar o material de forma simples. Assim como na gestão de stock e de localizações para as mercadorias, as ferramentas e os materiais utilizados no armazém devem seguir o lema: “cada coisa no seu lugar e um lugar para cada coisa”.

3. Limpeza: o planeamento da limpeza industrial do armazém deve incluir tarefas habituais que são realizadas diariamente, assim como deve fazer parte de um plano global de limpeza das instalações. Os operadores devem contribuir para a correta manutenção do seu espaço de trabalho.

4. Sinalização e padronização: a organização do armazém vai depender do seu layout. Nesse sentido, a correta sinalização é básica para distribuir os materiais e organizar a circulação no interior do armazém. A identificação das diferentes áreas do armazém vai permitir delimitar os espaços de trabalho em relação às vias de circulação e áreas dedicadas à armazenagem.

5. Controle e disciplina: etapa que busca a continuidade das anteriores envolvendo todos os trabalhadores. O objetivo final é que a técnica tenha um impacto real na ordem e na limpeza industrial do armazém.

Operadores a executar tarefas de limpeza num armazém com estantes convencionais
Operadores a executar tarefas de limpeza num armazém com estantes convencionais

Que elementos intervêm na limpeza industrial de armazéns?

O nível de limpeza exigido por um armazém vai depender por completo do tipo de mercadoria que armazena. Por exemplo, para os armazéns de mercadorias perigosas ou do setor alimentar e farmacêutico, a limpeza industrial deve ser exaustiva e profunda. Nesses casos, a solução costuma ser contratar empresas especializadas nesses processos mais específicos.

Os elementos que é preciso considerar para a limpeza industrial do armazém são:

  • Limpeza do solo em armazéns: o pavimento do armazém é uma das partes que mais sujidade acumula devido ao movimento de equipamentos e pessoas. Ao tratar-se de grandes superfícies, a limpeza geralmente é realizada com o auxílio de máquinas de limpieza com rolos para varrer e esfregar dirigidas por um condutor. Em cantos mais estreitos, a limpeza industrial do armazém será realizada com aparelhos profissionais que garantam o correto acabamento.
  • Limpeza de outros elementos como tetos, paredes, estantes, canalizações, luzes e maquinaria: não devem ser ignorados uma vez que ao longo do tempo acumulam sujidade como pó ou teias de aranha que periodicamente devem ser eliminadas.
  • Gestão de resíduos e embalagens no armazém: é crucial para que a instalação seja o mais sustentável possível seguindo a política de logística ambiental da empresa. Portanto, é preciso controlar o lixo gerado, além de garantir sua correta reciclagem e limitar o volume produzido.

Abordando a limpeza industrial do armazém

Para que as tarefas de limpeza industrial do armazém não interfiram no desenvolvimento de suas atividades, convém planear aproveitando os horários tranquilos, denominados “vales”, sempre que possível. Por outro lado, também é importante que os operadores recebam o formação adequada para que mantenham as instalações limpas e evitem ser geradores de sujidade.

As estantes e sistemas automáticos da Mecalux contam com modelos que cumprem as normativas mais exigentes em matéria de limpeza de armazéns. Por exemplo, os rolos dos transportadores podem ser levantados para facilitar as tarefas de varrer e esfregar o pavimento. Entre em contato conosco e apresentaremos os sistemas mais apropriados para a sua instalação.