Tradeinn: exemplo de crescimento e sucesso no e-commerce

Como ter sucesso no comércio ‘online’ com a ajuda das soluções da Mecalux

Tradeinn: exemplo de crescimento e sucesso no e-commerce

Transcrição

A Tradeinn é um e-commerce que é uma referência internacional na venda de material desportivo.

Com sede em Celrà, Girona, a Tradeinn iniciou a sua atividade em 1997, tendo atualmente 13 lojas especializadas online. Ano após ano a empresa foi crescendo e consolidando-se até alcançar resultados notáveis:

  • 13 lojas especializadas online
  • Mais de 1.000.000 de referências à venda
  • Vendas em 220 países
  • 1.000.000 de clientes
  • 2.000 pedidos diários em média

Desde o início a Tradeinn confiou na Mecalux como fornecedora de soluções globais para e-commerce.

DAVID MARTÍN (CEO Tradeinn)
A Mecalux foi uma parceira muito importante no nosso crescimento, nas diferentes etapas pelas quais atravessamos nos últimos 6 anos, quando as nossas vendas se multiplicaram por 40. A Mecalux ajudou-nos tanto com as estantes de cada um dos armazéns onde estivemos quanto com o software de radiofrequência, o Easy, que na realidade foi o que nos permitiu gerir os produtos que temos no catálogo, mais de um milhão de referências, além de reduzir os custos de preparação de cada embalagem: algo muito importante no caso de um e-commerce.

O armazém tem 7.000 metros quadrados equipados com estantes de picking que se adaptam a todos os tipos de medidas, desde esquis até roupas de neoprene, estando preparadas para futuras ampliações.

A gestão do armazém com o software Easy WMS permite que a Tradeinn controle de forma eficiente o seu crescente volume de dados e de stock.

RAMÓN ÁLVAREZ CLO (Chief Logistic Officer)
A implementação do Easy Mecalux na TradeInn significou a integração dos processos, ou seja, podemos saber a todo o momento o que temos, onde temos e como devemos prepará-lo. Este ano conseguimos fazer todo o volume do ano de 2011 num único mês. Quando nos mudamos percebemos que tínhamos que incorporar um software de gestão de armazém, pois era impossível continuar com a gestão tradicional.

O objetivo da Tradeinn é que quando um usuário aperte o botão de “Finalizar Pedido” se inicie um processo que concluirá quando este receba o produto correto no seu domicílio no prazo previsto.

As fases mais importantes desse processo são a gestão do stock e a preparação de pedidos. Isso envolve diferentes ações controladas pelo Easy WMS, tais como:

  • Recebimento do material e registro no mestre de artigos
  • Otimização dos movimentos dos trabalhadores
  • Inventário permanente em tempo real
  • e cross-docking.

RAMÓN ÁLVAREZ CLO (Chief Logistic Officer)
Um dos desenvolvimentos realizados e que significou um grande sucesso foi o cross-docking, pois permite-nos receber e fazer a expedição de material sem passar pelas estantes, minimizando custos, tempo e gestão.

Com uma média de 2.000 pedidos diários, a velocidade e a precisão na preparação de pedidos é o processo mais importante da empresa. A Tradeinn define o seu negócio como "uma fábrica de preparação de embalagens".

RAMÓN ÁLVAREZ CLO (Chief Logistic Officer)
Todo o crescimento que a empresa está a ter pode ser perfeitamente absorvido, pois o software suporta, gere e não há nenhum problema. Em termos de recebimento registamos um aumento de 80% em relação ao ano passado. Em relação à expedição houve um crescimento de 70% comparativamente ao ano passado. A integridade do stock no último inventário foi de 99,98%. O Easy controla tudo, todos esses parâmetros, e ajuda-nos a realizar todo o processo nos prazos corretos.

Para poder fazer uma preparação massiva de produtos, a Tradeinn reconfigurou a operação do serviço de embalagens fazendo a sua distribuição em mesas. Para aumentar ainda mais a produtividade, o Easy WMS permite trabalhar com pedidos por ondas: atualmente podem ser lançados 600 pedidos ao mesmo tempo.

As funcionalidades do Easy WMS também possibilitam a gestão de lojas físicas, independentemente de terem stock próprio ou não, tal como é o caso do ponto de vendas que a Tradeinn tem junto ao seu centro logístico, o qual é tratado como se fosse mais um cliente.

DAVID MARTÍN (CEO Tradeinn)
Escolhemos a Mecalux como parceira devido a reputação que tinha no mercado. Começamos a trabalhar pouco a pouco, primeiro, com a parte das estantes. Logo, quando tivemos a necessidade de ter um software, analisamos várias opções e o Easy foi o que mais gostamos. E como já tínhamos boas referências e já trabalhamos com a Mecalux há anos atrás, optamos por ela.

A aposta nas soluções de armazenagem e no software de gestão Easy MWS da Mecalux proporcionou à Tradeinn a flexibilidade, a versatilidade e a capacidade de resposta necessária para se adaptar à incessante inovação vivida pelo setor de e-commerce, convertendo-se em uma empresa de referência, em constante evolução e crescimento.